A Raiva é um vírus mortal propagado a pessoas da saliva de animais infectados. O vírus geralmente é transmitido através de uma mordida. Os animais mais propensos a transmitir Raiva no brasil incluem bastões, coiotes, raposas, guaxinins e jartinas. Nos países em desenvolvimento da África e do Sudeste Asiático, os cães perdidos são os mais propensos a espalhar a Raiva para as pessoas. Uma vez que uma pessoa começa a mostrar sinais e sintomas da Raiva, a doença é quase sempre fatal. Por este motivo, qualquer pessoa que tenha risco de contrair Raiva deve receber vacinas contra a Raiva para proteção.
Causas da Raiva:
O vírus da Raiva é um vírus de RNA de cadeia simples do gênero Lyssavirus , na família Rhabdoviridae . É transmitido através da troca de sangue ou saliva de um animal infectado, e muito raramente através da respiração dos gases de escape das carcaças de animais em decomposição. A contratação do vírus dessa maneira é rara, mas pode ocorrer, muitas vezes em cavernas com grandes populações de morcegos, onde o vírus é generalizado. Isso pode ser uma preocupação para cães de caça.. Os animais mais propensos a transmitir o vírus às pessoas incluem:
Animais de Estimação e animais de fazenda:
- Cães;
- Gatos;
- Vacas;
- Ferrets;
- Cabras;
- Cavalos;
Animais Selvagens:
- Guaxinim;
- Castores;
- Coyotes;
- Gambá;
- Marmota monax;
- Raposas;
- Macacos;
Em casos raros, o vírus foi transmitido aos receptores de transplante de tecido e órgãos de um órgão infectado.
Sintomas da Raiva:
Os primeiros sintomas podem ser muito semelhantes à gripe e podem durar dias. Os sinais e sintomas posteriores podem incluir:
- Vômito
- Agitação
- Ansiedade
- Confusão
- Febre
- Dor de cabeça
- Náusea
- Hiperatividade
- Alucinações
- Insônia
- Paralisia parcial
- Dificuldade em engolir
- Salivação excessiva
- Medo de água (hidrofobia) devido à dificuldade em deglutição
Quando Consultar um Médico:
Procure cuidados médicos imediatos se você for mordido por qualquer animal ou exposto a um animal suspeito. Com base em seus ferimentos e na situação em que a exposição ocorreu, você e seu médico podem decidir se você deve receber tratamento para prevenir.
Mesmo que não tenha certeza se você foi mordido, procure atendimento médico. Por exemplo, um morcego que voe para o seu quarto enquanto você está dormindo pode mordê-lo sem acordá-lo. Se você acordar para encontrar um morcego em seu quarto, suponha que você tenha sido mordido. Além disso, se você encontrar um morcego perto de uma pessoa que não pode denunciar uma mordida, como uma criança pequena ou uma pessoa com deficiência, assumir que essa pessoa foi mordida.
Diagnóstico da Raiva:
No momento em que um animal rabioso o morda, não há como saber se o animal transmitiu o vírus para você. Por este motivo, o tratamento para evitar que o vírus infecte seu corpo é recomendado se o médico achar que existe uma chance de ter sido exposto ao vírus.
Fatores de Risco da Raiva:
Fatores que podem aumentar seu risco incluem:
- Viajar ou viver em países em desenvolvimento onde a Raiva é mais comum, incluindo países da África e do Sudeste Asiático
- Atividades que são susceptíveis de colocá-lo em contato com animais selvagens que podem ter Raiva, como explorar cavernas onde os morcegos vivem ou acampar sem tomar precauções para manter os animais selvagens longe de seu acampamento.
- Trabalhando em um laboratório com o vírus.
- Feridas na cabeça ou no pescoço, o que pode ajudar o vírus a viajar para o cérebro mais rapidamente
Tratamentos de Raiva:
A ferida deve ser limpa com sabão e água antes de qualquer outra medida. Procure auxílio médico profissional logo em seguida para fazer os exames necessários.
O médico deverá limpar bem a ferida novamente e remover quaisquer objetos estranhos. Na maioria das vezes, não são dados pontos nas feridas causadas pela mordida.
Se houver risco, você receberá uma série de vacinas preventivas. Essas vacinas são dadas, geralmente, em cinco doses durante 28 dias.
A maioria dos pacientes também recebe um tratamento chamado imunoglobulina humana para Raiva (HRIG). Ele é administrado no dia da mordida. A imunização e o tratamento são recomendados por, pelo menos, 14 dias após a exposição ou mordida. Não há tratamento efetivo conhecido para pessoas com sintomas de infecção.
Prevenção da Raiva:
A vacina antirrábica é a melhor maneira de se prevenir. Além disso, certifique-se de que seus animais de estimação receberam as imunizações adequadas. Pergunte ao veterinário quantas doses devem ser ministradas.