A Queimadura Solar é causada quando a radiação que o sol emite queima as células fazendo-as morrer e danificando o DNA, o que causa inflamação.
Por isso, a pele fica vermelha, ardida e inchada. A descamação ocorre quando as células mortas são eliminadas do corpo. Se isso acontecer, é preciso tomar alguns cuidados para minimizar o incômodo.
Queimaduras Solar são superficiais e duram de 2 a 3 dias. Remédios e pomadas para tratar a Queimadura Solar incluem Bepantol, Fibrase e compressas frias de água ou de chá de camomila para combater a inflamação, o inchaço, a vermelhidão no local e prevenir infecções.
A Queimadura Solar (queimadura de sol) ou eritema solar ocorre geralmente após a exposição solar, principalmente em crianças, pessoas de pele clara ou cabelo claro. Mas em dias nublados também é possível se queimar, pois os raios ultravioletas (UV), responsáveis pela queimadura, passam pelas nuvens.
Aproximadamente 30% dos adultos, 70% das crianças e adolescentes relatam pelo menos uma Queimadura Solar durante o período de um ano. Apesar da maioria não ser severa, é importante evitar a Queimadura Solar, pois aumenta os riscos de doenças da pele.
Sinais e Sintomas da Queimadura do Sol:
- Bolhas pequenas cheias de líquido, que podem estourar;
- Inchaço;
- Dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga se a Queimadura Solar for grave;
- Dor, sensibilidade ou coceira;
- Pele rosa ou vermelhidão;
- Pele morna ou quente ao toque.
Qualquer parte exposta do próprio corpo, incluindo os lóbulos da orelha, couro cabeludo e lábios podem queimar. Até áreas cobertas podem queimar se, por exemplo, a roupa tiver um tecido solto que permita luz ultravioleta a entrar.
A gravidade e consequência da Queimadura Solar varia de acordo com o tom da pele, o tempo e a intensidade da luz e calor a que o indivíduo se expôs. Geralmente, as Queimaduras Solares são de primeiro e de segundo grau e esta é caracterizada pela presença de bolhas na pele.
Tratamento de Queimadura Solar:
Os tratamentos para Queimadura Solar são variados, desde o uso de cremes calmantes e cicatrizantes (todos devem ser prescritos pelo médico). Já o uso de curativos especiais é indicado para os casos intermediários ou graves. Veja os tratamentos de acordo com o grau da queimadura de sol:
Queimadura de sol de primeiro grau: Usam-se placas de silicone, que são colocadas na região e deixadas por de duas a oito horas, fechadas com curativo no local.
Queimadura de sol de segundo grau: É necessária a limpeza local uma vez ao dia e uso de cremes com corticoides e antibióticos. É preciso esperar a bolha sumir e então tratar com soro fisiológico e cremes. Também são usados cremes hidratantes com vitaminas várias vezes ao dia.
Queimadura de sol de terceiro grau: É preciso limpar muito com água corrente, romper a bolha e hidratar a pessoa com soro fisiológico se necessário. Usar cremes com antibiótico e esperar a bolha desaparecer. Enquanto está com bolha, somente usar cremes e antibióticos por via oral. Quando a bolha sumir, placas de silicone e cremes hidratantes são utilizados várias vezes ao dia.
Prevenção:
- Não se esqueça de usar protetor labial com FPS;
- Fique sobre um guarda sol, árvore ou lugar com sombra. Protetor solar ganha novas regras;
- Utilize óculos escuros para evitar cataratas;
- Saiba como escolher um protetor solar mais adequado para sua pele: Escolha do protetor solar;
- Evite ficar exposto ao sol entre às 10 horas da manhã até às 4 horas da tarde, neste período a luz solar é mais forte;
- A proteção de roupas como boné, chapéu, camisetas e calças, pode ser necessário para crianças e pessoas do grupo de risco;
- Utilize protetor solar de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol e a cada 2 a 3 horas, após suar ou entrar na água.