Prurigo Nodular: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
O Prurigo Nodular pode ocorrer em todas as idades, mas principalmente em adultos de 20 a 60 anos. Ambos os sexos são igualmente afetados. O Prurigo Nodular individual é um nódulo firme, 1-3 cm de diâmetro, muitas vezes com uma superfície levantada. A lesão inicial pode começar como uma pequena coceira vermelha com uma leve erupção. Formar uma crosta e em escala podem abranger lesões recentemente riscadas.
Lesões mais antigas podem ser mais escuras ou mais pálidas do que a pele circundante. A pele entre os nódulos é frequentemente seca. A coceira é muitas vezes muito intensa, muitas vezes por horas a fio, levando a uma irritante infecção e às vezes uma infecção secundária.
As lesões de Prurigo Nodular são geralmente agrupadas e numerosas, mas podem variar em número de 2-200. O Prurigo Nodular tende a ser distribuído simetricamente. Eles geralmente começam nos braços e pernas inferiores, e são pior nos aspectos externos. O tronco, o rosto e as pálpebras também podem ser afetados. Às vezes, o Prurigo Nodular é mais óbvio na área do cabo (pescoço, ombros e braços).
Novos Prurigos Nodulares aparecem periodicamente, mas os nódulos existentes podem regredir espontaneamente para deixar cicatrizes. O Prurigo Nodular corre frequentemente por um longo curso e pode levar ao estresse e à depressão significativamente.
O Prurigo Nodular não é contagioso e surge mais frequentemente em mulheres e normalmente a partir dos 50 anos, aparecendo na sua maioria nos braços e nas pernas, mas também podem aparecer em outras regiões do corpo como peito e barriga.
O Prurigo Nodular é uma condição da pele caracterizada por pedaços firmes muito pruridos. É a forma mais grave de prurigo. Não se sabe por que esses grumos aparecem. É também chamado de “prurigo nodularis”. Então, confira mais sobre o Prurigo Nodular – O que é, Causas e Tratamentos:
Causa do Prurigo Nodular: A causa do Prurigo Nodular é desconhecida. Não é certo se coçar conduz aos grumos, ou se os grumos aparecem antes de serem arranhados. A razão para os caroços, a inflamação e o aumento da atividade e tamanho dos nervos na pele está sob investigação, mas permanece desconhecida.
Até 80% dos pacientes têm antecedentes pessoais ou familiares de dermatite atópica, asma ou febre do feno (em comparação com cerca de 25% da população normal).
O Prurigo Nodular pode começar como uma reação de mordida de inseto ou outra forma de dermatite. Foi associado a doença interna, incluindo anemia ferropriva, insuficiência renal crônica, enteropatia de glúten, infecção pelo HIV e muitas outras condições diversas.
Em alguns casos, o Prurigo Nodular tem sido associado com prurido braquiorradial, que é devido à compressão ou tração de nervos espinhais. Esta teoria pode explicar por que o tratamento local nem sempre é bem sucedido. Foi especulado que o Prurigo Nodular generalizado também pode acompanhar a sensibilização dos nervos da coluna vertebral e que os nódulos aparecem devido ao risco.
Principais Sintomas do Prurigo Nodular: O principal sintoma do Prurigo Nodular é o surgimento de lesões na região dos braços e pernas, que apresentam as seguintes características:
- Apresentam saliência, sendo elevadas em relação à pele;
- Podem evoluir para pequenas feridas que desenvolvem pequenas crostas;
- Podem apresentar regiões secas, com cortes ou rachaduras;
- Lesões irregulares e com tamanho entre 0,5 e 1,5 cm;
- Apresentam cor escura, pois são roxas escuras ou acastanhadas.
Outro sintoma muito importante que surge é a coceira na pele em torno desta lesões, que tem tendência a ser muito intensa e difícil de controlar. Além disso, estas lesões surgem de forma numerosa e afastadas entre si por alguns centímetros, num braço pode chegar a termais de 20 lesões, por exemplo.
Tratamento Para Prurigo Nodular: Infelizmente, esta é uma das condições mais resistentes que os especialistas em pele são chamados a tratar. Prurigo Nodular é uma condição inflamatória da pele que é bastante difícil de tratar.
É considerada uma condição de pele resistente que o sucesso do tratamento é leve ou moderado. O desafio de controlar o Prurigo Nodular geralmente é feito com uma combinação de medicamentos.
O principal objetivo do tratamento é impedir o paciente de coçar, o que prova ser difícil por parte do paciente. Raspar só piora a condição de que é necessário aliviar o prurido através de meios médicos e não de arranhões. O tratamento combinado é freqüentemente recomendado.