Doenças e Tratamentos

Progéria: o que é, quais as causas, principais sintomas, riscos e tratamentos

Progéria

A Progéria é uma condição genética rara que faz com que uma pessoa envelheça prematuramente. As crianças com progeria parecem saudáveis, mas com a idade de 2 anos, eles parecem ter se tornado velhos demais rápido. Então, confira tudo sobre Progéria – O que é, Sintomas e Tratamento:

Progéria

O que é a síndrome da Progeria:

A síndrome de Progéria é o termo para um grupo de distúrbios que causam envelhecimento rápido em crianças. Em grego, “progeria” significa prematuramente antiga. Crianças com essa condição vivem até uma idade média de 13 anos.

A síndrome de Progéria é rara. De acordo com a Progeria Research Foundation , afeta cerca de 1 em cada 20 milhões de pessoas. Cerca de 350 a 400 crianças vivem com a síndrome em qualquer momento do mundo. A progeria afeta as crianças, independentemente do seu gênero ou etnia.

Tipos de síndrome de Progeria:

O tipo mais comum de síndrome de Progéria é a síndrome de Hutchinson-Gilford progeria. É uma doença genética rara e fatal. A síndrome de Wiedemann-Rautenstrauch é outro tipo de síndrome da progeria. Aparece em crianças enquanto elas ainda estão no útero.

A versão adulta da síndrome de Progéria é a síndrome de Werner. Os sintomas da síndrome de Werner geralmente ocorrem em adolescentes. Pessoas com essa condição podem viver em seus 40 ou 50 anos.

Quais São os Sintomas da Progeria:

Se seu filho tiver um tipo de Progéria, seus sintomas provavelmente começarão a aparecer antes ou ao redor de seu primeiro aniversário. Eles provavelmente se parecerão com um bebê saudável quando nascerem, mas eles começarão a envelhecer rapidamente a partir daí. Provavelmente, desenvolverão os seguintes sintomas:

  • Mau desenvolvimento em altura e peso
  • Perda de gordura corporal
  • Perda de cabelo
  • Veias visíveis do couro cabeludo
  • Pele que parece envelhecida ou desgastada
  • Olhos prominentes
  • lábios finos
  • rigidez articular

O que causa Progeria:

A progeria é causada por uma mutação genética. A mutação ocorre no gene LMNA. Este gene é responsável pela produção de uma proteína que ajuda a manter a integridade estrutural do núcleo nas células. Sem força em seu núcleo, a estrutura de uma célula é fraca. Isso leva ao envelhecimento rápido.

Enquanto a progeria afeta genes, os especialistas não pensam que seja hereditário. Os pais que têm uma criança que tem progeria não têm maior chance de ter outra criança que a tenha.

Como é progeria Diagnosticada:

O médico do seu filho realizará primeiro um exame físico. Se suspeitar que seu filho tenha progeria, provavelmente solicitará um exame de sangue para verificar se há uma mutação do gene específico responsável por isso.

Como é Progeria Tratada:

Progeria não é curável, mas o tratamento para administrar a doença está disponível. Pesquisas em andamento identificaram algumas opções promissoras de medicamentos. Algumas crianças com progeria recebem tratamento para complicações da doença, como artérias endurecidas. Por exemplo, o médico do seu filho pode prescrever aspirina, estatinas, fisioterapia ou outros tratamentos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.