Principais tipos de câncer de pele que todas a pessoas devem saber
O câncer de pele é o crescimento descontrolado de células cancerosas na pele. Sem tratamento, essas células podem se espalhar para outros órgãos e tecidos, como linfonodos e ossos. O câncer de pele é o câncer mais comum, afetando um em cada cinco pessoas durante suas vidas. Sua pele funciona como uma barreira para proteger seu corpo contra coisas como perda de água, bactérias e outros contaminantes nocivos. A camada mais externa, a epiderme, é a camada em contato constante com o meio ambiente. Embora derrame células da pele regularmente, ela pode sofrer danos causados pelo sol, infecção ou cortes e arranhões. A epiderme é composta de vários tipos diferentes de células. Agora, confira Os Principais Tipos de Câncer de Pele.
Principais Tipos de Câncer de Pele:
Carcinoma Basocelular:
O carcinoma basocelular é um dos Principais Tipos de Câncer de Pele. Além disso, as células basais compõem a camada mais baixa da epiderme, a camada basal. O câncer dentro dessa área é conhecido como carcinoma basocelular e compreende cerca de 80 por cento de todos os casos de câncer de pele.
Mais comum na cabeça e no pescoço, o carcinoma basocelular é um câncer de crescimento lento que raramente se espalha para outras partes do corpo. Geralmente, aparece na pele como levantada e rosa. O carcinoma basocelular infiltrativo pode aparecer translúcido com os vasos sanguíneos perto da superfície da pele.
Carcinoma de Células Escamosas:
Este também é um dos Principais Tipos de Câncer de Pele. Além disso, o carcinoma de células escamosas afeta células na camada intermediária da epiderme. É geralmente mais agressivo do que o carcinoma basocelular. Aparece como lesões de pele vermelhas, escamosas e ásperas, tipicamente em áreas expostas ao sol, como as mãos, cabeça, pescoço, lábios e orelhas. Parcelas vermelhas semelhantes podem ser carcinoma de células escamosas, a primeira forma de câncer de células escamosas.
Melanoma:
Outro dos Principais Tipos de Câncer de Pele é a melanoma. Além disso, menos comuns do que outros tipos, o melanoma é, de longe, o mais perigoso, causando cerca de 75% de todas as mortes relacionadas ao câncer de pele. Ocorre nas células da pele que criam pigmento e cria moles ou lesões que seguem um padrão ABCDE em suas irregularidades:
- Uma forma simétrica
- B irregularidades de ordem
- C olor
- D iametro
- E volução da lesão
Os quatro principais tipos de melanoma:
- Melanoma de Espalhamento Superficial: O tipo mais comum; As lesões geralmente são planas, de forma irregular e contêm tons variados de preto e marrom. Pode ocorrer em qualquer idade.
- Lentigo Maligna Melanoma: Geralmente afeta os idosos; Envolve lesões grandes, planas e acastanhadas
- Melanoma Nodular: Pode ser azul escuro, preto, azul orreddish, mas pode não ter nenhuma cor. Geralmente, ele começa como um remendo elevado.
- Melanoma Lentiginoso de Acral: O tipo menos comum; Geralmente afeta as palmas das mãos, as solas dos pés ou as alças dos dedos das mãos
Sarcoma de Kaposi:
Embora normalmente não seja considerado um câncer de pele, o sarcoma de Kaposi é outro tipo de câncer que envolve lesões de pele que são de cor acastanhada a azul e geralmente encontradas nas pernas e nos pés. Isso afeta as células que arredondam os vasos sanguíneos perto da pele. Este câncer é causado por um tipo de vírus herpes e geralmente está associado a pacientes com AIDS.
Quem Está em Risco:
Embora existam vários tipos diferentes de câncer de pele, a maioria compartilha os mesmos fatores de risco, incluindo:
- Exposição prolongada a raios UV encontrados na luz solar
- Ter mais de 40 anos
- História familiar de câncer de pele
- Tez clara
- Transplante de órgão
- No entanto, jovens ou aqueles com pele escura ainda podem desenvolver câncer de pele.