O Nasofaríngeo (nay-zoh-fuh-RIN-jee-ul) é um câncer que ocorre na nasofaringe, que está localizado atrás do nariz e acima da parte traseira da garganta. O Nasofaríngeo é raro no brasil. Em outras partes do mundo – especificamente o Sudeste Asiático – o Nasofaríngeo ocorre muito mais freqüentemente. O Nasofaríngeo é difícil de detectar cedo. Provavelmente porque a nasofaringe não é fácil de examinar e os sintomas do Nasofaríngeo imitam os de outras condições mais comuns. O tratamento para o Nasofaríngeo geralmente envolve radioterapia, quimioterapia ou uma combinação dos dois. Você pode trabalhar com o seu médico para determinar a abordagem exata dependendo da sua situação particular.
Causas do Nasofaríngeo:
O câncer começa quando uma ou mais mutações genéticas causam que as células normais cresçam fora de controle, invadem as estruturas circundantes e eventualmente se espalham (metástase) para outras partes do corpo. No Nasofaríngeo, este processo começa nas células escamosas que alinham a superfície da nasofaringe.
Exatamente o que causa as mutações genéticas que levam ao Nasofaríngeo não é conhecido, embora fatores, como o vírus Epstein-Barr, que aumentam o risco desse câncer foram identificados. No entanto, não está claro por que algumas pessoas com todos os fatores de risco nunca desenvolvem câncer, enquanto outras não têm fatores de risco aparentes.
Sintomas do Nasofaríngeo:
Em seus estágios iniciais, o Nasofaríngeo pode não causar sintomas. Possíveis sintomas visíveis do Nasofaríngeo incluem:
- Um nódulo no pescoço causado por um linfonodo inchado
- Sangue na sua saliva
- Descarga sangrenta do nariz
- Congestão nasal
- Perda de audição
- Freqüentes infecções na orelha
- Dores de cabeça
Os sintomas do Nasofaríngeo precoce nem sempre o levam a consultar o seu médico. No entanto, se você notar alguma alteração incomum e persistente em seu corpo, como congestionamento nasal incomum, que não parece ser certo para você, consulte o seu médico.
Complicações do Nasofaríngeo:
As complicações do Nasofaríngeo podem incluir:
- Câncer que cresce para invadir estruturas próximas. O Nasofaríngeo avançado pode causar complicações se cresce suficientemente grande para invadir estruturas próximas, como garganta, ossos e cérebro.
- Câncer que se espalha para outras áreas do corpo. O Nasofaríngeo se espalha frequentemente (metástase) além da nasofaringe.
A maioria das pessoas com Nasofaríngeo possui metástases regionais. Isso significa que células cancerosas do tumor inicial migraram para áreas próximas, como linfonodos no pescoço. As células cancerosas que se espalham para outras áreas do corpo (metástases à distância) geralmente viajam para os ossos, pulmões e fígado.
Tratamentos do Nasofaríngeo:
Você e seu médico trabalham juntos para elaborar um plano de tratamento com base em vários fatores, como o estágio do câncer, seus objetivos de tratamento, a saúde geral e os efeitos colaterais que você está disposto a tolerar. O tratamento para o Nasofaríngeo geralmente começa com terapia de radiação ou uma combinação de radiação e quimioterapia.
Não existe nenhuma maneira segura de prevenir o Nasofaríngeo. No entanto, se você estiver preocupado com seu risco de Nasofaríngeo, você pode considerar evitar hábitos associados à doença. Por exemplo, você pode escolher reduzir a quantidade de alimentos salgados que você come ou evitar esses alimentos completamente.