O Diabetes Tipo 2 é uma doença ao longo da vida que afeta a forma como seu corpo manipula glicose, um tipo de açúcar no sangue. A maioria das pessoas com a condição possui o tipo 2. Existem cerca de 27 milhões de pessoas no brasil. Outros 86 milhões têm pré-diabetes: sua glicose no sangue não é normal, mas não é suficientemente alta para ser ainda diabetes. Diabetes é uma condição vital que faz com que o nível de açúcar no sangue de uma pessoa se torne muito alto. O hormônio insulino – produzido pelo pâncreas – é responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue.
Existem dois tipos principais de diabetes: Diabetes Tipo 1 – onde o pâncreas não produz insulina e Diabetes Tipo 2 – onde o pâncreas não produz insulina suficiente ou as células do corpo não reagem à insulina. Outro tipo de diabetes, conhecido como diabetes gestacional, ocorre em algumas mulheres grávidas e tende a desaparecer após o nascimento.
Causas de Diabetes Tipo 2:
O Diabetes Tipo 2 ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente para funcionar corretamente, ou as células do corpo não reagem à insulina. Isso significa que a glicose permanece no sangue e não é usada como combustível para energia. A Diabetes Tipo 2 é freqüentemente associada à obesidade e tende a ser diagnosticada em pessoas mais velhas. É muito mais comum do que o Diabetes Tipo 1.
Sintomas de Diabetes Tipo 2:
Os sintomas da diabetes incluem sentir muito sede, passar mais urina do que o habitual e sentir-se cansado o tempo todo. Os sintomas ocorrem porque algumas ou todas as glicose permanecem em seu sangue e não são usadas como combustível para energia. Seu corpo tenta se livrar do excesso de glicose na sua urina. Os principais sintomas, que são comuns tanto à diabetes tipo 1 como ao Diabetes Tipo 2, são:
- Urinar com mais frequência do que o habitual, particularmente à noite;
- Sentir muita sede;
- Sentir muita cansado;
- Perda de peso inexplicada;
- Comichão ao redor do pênis ou da vagina, ou episódios frequentes de tordo;
- Cortes ou feridas que cicatrizam devagar;
- Visão turva – causada pela lente do olho tornando-se seca.
Os sinais e sintomas da diabetes tipo 1 geralmente são óbvios e se desenvolvem muito rapidamente, muitas vezes ao longo de algumas semanas. Estes sinais e sintomas nem sempre são tão óbvios, e muitas vezes é diagnosticado durante um check-up de rotina. Isso ocorre porque eles são geralmente leves e se desenvolvem gradualmente ao longo de vários anos.
Isso significa que você pode ter Diabetes Tipo 2 por muitos anos sem perceber. Veja com seu médico o mais rápido possível, se você acha que pode ter diabetes. O diagnóstico precoce e o tratamento para Diabetes Tipo 2 são muito importantes, pois podem reduzir seu risco de desenvolver complicações mais tarde.
Complicações de Diabetes Tipo 2:
O Diabetes Tipo 2 pode causar sérios problemas de saúde a longo prazo. É a causa mais comum de perda de visão e cegueira em pessoas em idade de trabalhar. Todos com diabetes com idade igual ou superior a 12 anos devem ser convidados a exibir os olhos uma vez por ano para a retinopatia diabética .
Diabetes também é responsável pela maioria dos casos de insuficiência renal e amputação de membros inferiores, além de acidentes. As pessoas com diabetes são até cinco vezes mais propensas a ter doenças cardiovasculares , como um acidente vascular cerebral , do que aquelas sem diabetes. Como o Diabetes Tipo 2 piora, você pode eventualmente precisar de medicação – geralmente comprimidos – para manter sua glicemia em níveis normais.
Prevenção de Diabetes Tipo 2:
Se você corre o risco de Diabetes Tipo 2, poderá prevenir o seu desenvolvimento fazendo mudanças no estilo de vida. Esses incluem:
- Comendo uma dieta saudável e equilibrada;
- Perder peso se você estiver com excesso de peso e manter um peso saudável;
- Parar de fumar se fumar;
- Beber álcool com moderação;
- Fazer exercícios regulares.
Se você já possui Diabetes Tipo 2, pode ser possível controlar seus sintomas ao fazer as mudanças acima. Isso também minimiza seu risco de desenvolver complicações.