Principais Sintomas de Câncer de Pâncreas: o que é, causas e tratamentos
O Câncer de Pâncreas é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células no pâncreas – uma grande glândula que faz parte do sistema digestivo. Cerca de metade de todos os casos novos são diagnosticados em pessoas com 75 anos ou mais. É incomum em pessoas com menos de 40 anos de idade. O risco de desenvolver Câncer de Pâncreas é menor entre não fumadores e pessoas que mantêm um peso saudável e limitam o consumo de carne vermelha ou processada. A probabilidade de um fumador desenvolver a doença diminui após deixar de fumar, regressando aos valores da generalidade da população no prazo de 20 anos.
Causas de Câncer de Pâncreas:
Não é totalmente entendido o que causa Câncer de Pâncreas, mas uma série de fatores de risco para o desenvolvimento da condição foram identificados. Fatores de risco para Câncer de Pâncreas incluem:
- Idade Avançada – afeta principalmente pessoas com 50 a 80 anos de idade
- Fumar – cerca de um em cada três casos está associado ao uso de cigarros, charutos ou tabaco de mascar
- Tendo uma história de certas condições de saúde – como diabetes , pancreatite crônica (inflamação a longo prazo do pâncreas ), úlcera estomacal e infecção por Helicobacter pylori (uma infecção estomacal)
Em cerca de 1 em cada 10 casos, o Câncer de Pâncreas é herdado dos pais de uma pessoa. Certos genes também aumentam suas chances de contrair pancreatite, o que aumenta o risco de desenvolver Câncer de Pâncreas. Então, confira agora Os 8 Principais Sintomas de Câncer de Pâncreas:
Sintomas de Câncer de Pâncreas:
Nos estágios iniciais, o Câncer de Pâncreas geralmente não causa sintomas, o que dificulta o diagnóstico. É importante lembrar que esses sintomas podem ser causados por muitas condições diferentes, e geralmente não são o resultado de câncer. Mas você deve entrar em contato com seu médico de família se estiver preocupado ou se esses sintomas começam de repente. Os primeiros sintomas visíveis do Câncer de Pâncreas são freqüentemente:
- Dor nas costas ou área do estômago – o que pode vir e ir no início e muitas vezes é pior quando você se deita ou depois de ter comido
- Perda de peso inesperada
- Icterícia – o sinal mais óbvio é amarelamento da pele e dos brancos dos olhos; Também faz com que sua urina seja de cor amarela ou laranja e suas fezes (fezes) sejam de cor pálida
Outros possíveis sintomas de Câncer de Pâncreas incluem:
- Náusea e vomito;
- Mudanças intestinais;
- Febre e tremores;
- Indigestão;
- Coágulos de sangue;
- Perda de apetite.
Você também pode desenvolver sintomas de diabetes se você tiver Câncer de Pâncreas, porque pode produzir produtos químicos que interferem com o efeito normal da insulina.
Tratamentos de Câncer de Pâncreas:
O Câncer de Pâncreas é difícil de tratar. Raramente causa sintomas nos estágios iniciais, portanto, muitas vezes não é detectado até que o câncer seja bastante avançado. Se o tumor for grande, o tratamento do câncer será mais difícil. Se você foi diagnosticado com Câncer de Pâncreas, seu tratamento dependerá do tipo e localização do câncer, e até onde ele está avançado.
Sua idade, saúde geral e preferências pessoais também serão levadas em consideração. O primeiro objetivo será remover completamente o tumor e outras células cancerosas. Se isso não for possível, o tratamento se concentrará na prevenção do crescimento do tumor e causará danos adicionais ao seu corpo. Os três principais tratamentos para Câncer de Pâncreas são:
- Cirurgia
- Quimioterapia
- Radioterapia
Alguns tipos de Câncer de Pâncreas requerem apenas uma forma de tratamento, enquanto outros podem exigir dois tipos de tratamento ou uma combinação dos três.