Principais Sintomas de Câncer de Mama: riscos, quais as causas e tratamentos
Os sinais e sintomas do câncer de mama podem variar, e algumas mulheres que têm câncer de mama podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico. A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos inchadas. Para as mulheres que já passaram a menopausa, este autoexame pode ser feito em qualquer época do mês.
Principais Sintomas de Câncer de Mama:
Nódulo na Mama: O nódulo na mama é um dos Principais Sintomas de Câncer de Mama. Além disso, um novo nódulo ou espessamento em seu peito ou axila poderia ser um sinal de câncer de mama. Muitas mulheres têm caroços de mama e 9 em cada 10 (90%) não são câncer. Eles são chamados de protuberâncias benignas. É importante obter um nódulo de peito checado pelo seu médico.
Mudança de Tamanho e Forma da Mama: Este é um dos Principais Sintomas de Câncer de Mama. Seu peito pode parecer maior ou ter uma forma diferente do habitual. Pode parecer diferente. Muitas mulheres saudáveis acham que seus seios se sentem aborrecidos e macios antes do período.
Conheça o tamanho, a forma e a sensação dos seios. Consulte o seu médico se detectar quaisquer alterações ou qualquer coisa que seja incomum para você.
Dor no Peito: A dor no peito é um dos Principais Sintomas de Câncer de Mama. Além disso, a dor mamária é muito comum e normalmente não é devida ao câncer de mama. Você pode ter dor em um ou ambos os seios por um tempo, o que vai após um tempo. Pode não haver razão óbvia para essa dor, mesmo que você tenha muitos testes. Consulte o seu médico se tiver dor no peito.
Mudanças na Pele: As alterações da pele incluem puckering, dimpling, uma erupção cutânea ou vermelhidão da pele podem ser uns dos Principais Sintomas de Câncer de Mama. A pele do peito pode parecer uma casca de Laranja. Ou a pele pode sentir uma textura diferente do habitual. Isso pode ser causado por outras coisas do que câncer, mas obter qualquer coisa que não é normal para você verificado pelo seu médico.
Mudança na Posição do seu Mamilo: Um peixinho pode virar ou afundar no peito. Pode parecer ou se sentir diferente ao habitual.
Vazamento de Líquido do Mamilo: Outro dos Principais Sintomas de Câncer de Mama é o vazamento de líquido do mamilo. Além disso, o vazamento de líquido de um mamilo em uma mulher que não está grávida ou amamentando pode ser um sinal de câncer. Mas também pode ser causada por outras condições médicas. Consulte o seu médico se você tiver vazamento de um mamilo e você não está grávida ou amamentando.
Perda de Peso Inexplicável: A perda de peso inexplicável é um importante Sintomas de Câncer de Mama. Além disso, para toda mulher, pode parecer um milagre perder peso de forma repentina e inexplicável, pois no final das contas, a maior parte de nós está em uma busca constante para emagrecer e manter um peso saudável.
No entanto, em vez de nos alegrarmos, este sintoma deveria ser motivo de preocupação, já que a perda repentina de 5 ou mais quilos é um dos Principais Sintomas de Câncer de Mama.
Afundamento do Mamilo: Ao examinar os seios, é muito importante observar com atenção os mamilos para verificar se estão normais e não apresentam nenhuma alteração. A retração ou afundamento dos mamilos é um sintoma quase evidente de câncer de mama.
Vermelhidão ou Erupção Cutânea: É importante procurar sinais de vermelhidão ou erupção cutânea, na pele e ao redor do mamilo, pois eles são uns dos Principais Sintomas de Câncer de Mama. Uma erupção cutânea nesta área poderia ser desencadeada por um novo pó de lavagem, ou um sutiã de renda irritando a pele. Mas, se é uma questão permanente, pode ser um sinal de algo mais grave.
Inchaço na Axila ou ao Redor da Clavícula: O inchaço nas células são os Principais Sintomas de Câncer de Mama. Mas, eles nem sempre aparecem no peito. O tecido do peito pode ser encontrado sob as axilas e até a clavícula, então você pode notar um inchaço incomum nessas área. Como resultado, ao verificar seus boobs a cada mês, é importante ser minucioso e verificar todo o peito e a área circundante.