A Bronquite é uma inflamação do revestimento de seus brônquios, que transportam ar para e de seus pulmões. As pessoas que sofrem de Bronquite muitas vezes tosem muco engrossado, que pode ser descolorido. A Bronquite pode ser aguda ou crônica. Muitas vezes, a partir de uma infecção respiratória fria ou outra, a Bronquite aguda é muito comum. A Bronquite crônica, uma condição mais séria, é uma irritação constante ou inflamação do revestimento dos brônquios, muitas vezes devido ao tabagismo. A Bronquite aguda, também chamada de resfriado torácico, geralmente melhora dentro de uma semana a 10 dias sem efeitos duradouros, embora a tosse possa permanecer por semanas. No entanto, se você tem ataques repetidos de Bronquite, você pode ter Bronquite crônica, o que requer atenção médica. A Bronquite crônica é uma das condições incluídas na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Causas de Bronquite:
A Bronquite aguda geralmente é causada por vírus, tipicamente os mesmos vírus que causam resfriados e gripe (influenza). Os antibióticos não matam vírus, então este tipo de medicação não é útil na maioria dos casos de Bronquite. A causa mais comum de Bronquite crônica é o consumo de cigarro. A poluição atmosférica e poeira ou gases tóxicos no ambiente ou no local de trabalho também podem contribuir para a condição.
Sintomas de Bronquite:
Para Bronquite aguda ou Bronquite crônica, os sinais e sintomas podem incluir:
- Tosse persistente;
- Produção de muco (escarro), que pode ser claro, branco, cinza amarelado ou cor verde – raramente, pode ser manchado de sangue;
- Fadiga;
- Falta de ar;
- Febre leve e arrepios;
- Desconforto no peito;
- Tosse com presença de muco;
- Ronco ou chiado no peito;
- Inchaço nas pernas;
- Lábios roxos devido ao nível baixo de oxigênio.
Se você tem Bronquite aguda, você pode ter sintomas de resfriado, como uma leve dor de cabeça ou dores no corpo. Embora esses sintomas geralmente melhorem em cerca de uma semana, você pode ter uma tosse persistente que persiste por várias semanas. A Bronquite crônica é definida como uma tosse produtiva que dura pelo menos três meses, com episódios recorrentes ocorrendo por pelo menos dois anos consecutivos. Se você tem Bronquite crônica, é provável que você tenha períodos em que a tosse ou outros sintomas pioram. Naqueles tempos, você pode ter uma infecção aguda na parte superior da Bronquite crônica.
Tratamentos de Bronquite:
A maioria dos casos de Bronquite aguda melhora sem tratamento, geralmente dentro de algumas semanas.
Medicamentos: Como a maioria dos casos de Bronquite são causados por infecções virais, os antibióticos não são eficazes. No entanto, se seu médico suspeitar que você tenha uma infecção bacteriana, ele ou ela pode prescrever um antibiótico. Em algumas circunstâncias, seu médico pode recomendar outros medicamentos, incluindo:
- Remédio para tosse – Se a tosse o impedir de dormir, você pode experimentar supressores de tosse à hora de dormir.
- Outros medicamentos – Se você tem alergias, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), seu médico pode recomendar um inalador e outros medicamentos para reduzir a inflamação e abrir passagens estreitadas nos pulmões.
Terapias: Se você tem Bronquite crônica, você pode se beneficiar da reabilitação pulmonar – um programa de exercícios de respiração em que um terapeuta respiratório ensina você a respirar com mais facilidade e a aumentar a sua capacidade de exercício.