A Rosácea Ocular é uma condição das pálpebras que afeta os olhos e a pele ao redor dos olhos e parte superior do rosto, causando vários sintomas, principalmente envolvendo a secura e irritação.
Ela está relacionada com uma doença chamada de Rosácea em que a pele facial é afetada de forma semelhante. É uma condição grave, que se não for tratada, pode até mesmo fazer uma pessoa cega. Esta complicação é causada principalmente em pessoas com pele clara, devido à exposição à luz solar e ao calor, o exercício pesado, de baixa temperatura extrema e estresse mental.
Qualquer pessoa que tiver sintomas como irritação, sensibilidade à luz, redução da acuidade visual, vermelhidão das pálpebras ou da conjuntiva, deve consultar imediatamente um oftalmologista. É uma condição acompanhada por olhos secos em que existem possibilidades de um contágio secundário, tal como as bactérias, tais como “Estafilococos” que têm a capacidade para se reproduzir em ambiente seco. Esta infecção do olho e da pele ao redor dos olhos tem muitos sintomas que são claramente visíveis nos olhos e nas áreas em torno dos olhos, bochechas, testa, ou seja, ou o nariz.
Causas da Rosácea Ocular:
Provavelmente, diversos fatores estão envolvidos no aparecimento da Rosácea Ocular. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os mais importantes são: predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes, ingestão de alimentos muito quentes.
Principais Sintomas da Rosácea Ocular:
Os sintomas da Rosácea Ocular variam de acordo com o grau de evolução da doença, podendo ser classificados de leves a severos, atacando principalmente a pálpebra, conjuntiva e córnea. Os sintomas mais comuns são:
- Vermelhidão;
- Lacrimejamento;
- Sensação de queimação e ardência;
- Coceira;
- Sensação de corpo estranho nos olhos;
- Visão embaçada;
- Inflamação das pálpebras e córneas;
- Cisto recorrente nas pálpebras;
- Olhos secos.
Fatores de risco Para a Rosácea Ocular:
Os seguintes grupos estão em maior risco de desenvolver Rosácea Ocular:
- Pessoas entre 30 e 50 anos de idade
- Pessoas de pele clara, com cabelos loiros e olhos azuis
- Descendentes de celtas ou escandinavos
- História familiar de Rosácea Ocular
- Histórico de acne grave no passado
- Mulheres (no entanto, os homens também podem desenvolver Rosácea Ocular e tendem a ter sintomas mais graves).
Tratamentos Para a Rosácea Ocular:
A Rosácea Ocular é uma desordem crônica da pele para a qual ainda não se conhece a cura definitiva. O tratamento é indicado de acordo com o grau de evolução do caso com o objetivo de deter ou, quando possível, reverter o quadro. O tratamento pode ser tópico (local), ou sistêmico (com antibióticos por via oral), ou cirúrgico utilizando laser, a eletrocirurgia e a dermoabrasão. O fundamental, porém, é evitar os fatores de risco que favorecem a manifestação da Rosácea Ocular.