Principais Sintomas da Infecção Pulmonar: causas, riscos e tratamentos
A Infecção Pulmonar é uma infecção causada por vírus, bactérias ou fungos, que penetram pelas vias respiratórias e alojam-se nos pulmões. A Infecção Pulmonar pode ser aguda (surge em 7 dias) ou crônica (surge aos poucos).
Para identificar a Infecção Pulmonar é recomendado o exame físico do indivíduo, onde observa-se cor, temperatura, secreções, ausculta pulmonar, estado da consciência, além de exames complementares, como os de sangue e radiografia de tórax.
Tipos de Infecção Pulmonar:
A Infecção Pulmonar ainda classificada e nomeada de acordo com o tipo de bactéria que os pulmões atacam ou de acordo com a parte do pulmão que é afetado. Aqueles que fumam são mais propensos a sofrer de Infecção Pulmonar.
Tuberculose: A tuberculose é um exemplo de Infecção Pulmonar bacteriana. A tuberculose tem sido dizimada por parte dos países ricos e desenvolvidos, mas ainda mata várias pessoas nos países pobres. Tosse ou expectoração sanguinolenta, dificuldade respiratória são alguns sinais de tuberculose.
Isso resulta em perda de peso, tônus muscular e pele escamosa seca. Os pacientes são obrigados a tomar medicamentos ao longo de meses ou anos. Aqueles que acompanham os pacientes também são tratados a fim de evitar infecções.
Pneumonia: Quando os sacos de ar nos pulmões tornam-se cheios de líquido, devido a uma Infecção Pulmonar, a condição é chamada como pneumonia. A Infecção Pulmonar pode ser viral ou bacteriana. Muitos pacientes sofrem de pneumonia após gripe, os pacientes necessitam de antibióticos, se a Infecção Pulmonar é a infecção bacteriana. Produção de inflamação, de muco, dificuldade em respirar, dor no peito ao respirar, tosse, febre muito alta, calafrios e congestão no peito são os sintomas comuns.
Dor muscular, fadiga também são sentidas pelos pacientes de pneumonia. Este é um dos tipos comuns de Infecção Pulmonar. A bactéria chamada legionella causa a doença do legionário, que é considerada como um tipo grave de pneumonia. Fumantes, idosos (aqueles que têm sistemas imunológicos fracos) são mais suscetíveis a esse tipo de Infecção Pulmonar.
Bronquite: No caso de bronquite, a passagem de ar a partir da traqueia para os pulmões fica irritada. Fumantes são mais propensos a sofrer de bronquite do que os não-fumantes. A bronquite crônica pode levar a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Os pacientes de bronquite crônica têm tosse por ano. Inflamação do tubo de vento para os pulmões leva a grave desconforto. O muco é espesso, amarelo e verde.
MRSA Infecção Pulmonar: A MRSA Infecção Pulmonar é um tipo raro de Infecção Pulmonar. A pele pode virar seca, vermelha, irritada, inchada e com coceira devido a esta infecção. Às vezes, solavancos preenchidos com pus são notados na pele, o contato pele a pele pode espalhar esta infecção. Ela pode levar a infecções do trato urinário, os pacientes podem sentir arrepios, febre, tosse, falta de ar, cansaço e dor muscular.
Pseudomonas de Infecção Pulmonar: Pacientes seriamente doentes são propensos a este tipo de Infecção Pulmonar. Ela pode levar à inflamação de alguns tecidos no cérebro. Isso pode resultar em dor de cabeça, paralisia facial, infecções de ouvido, afetando a capacidade auditiva.
Sintomas da Infecção Pulmonar:
Os principais sintomas de Infecção Pulmonar são tosse seca ou com catarro acompanhada de febre e falta de apetite. Estes sintomas da Infecção Pulmonar podem ser confundidos com uma gripe, otite ou resfriado comum, porém quando a febre persiste por mais de 48 horas e só cede com o uso de remédios para baixar a febre, pode ser um sinal de que o microrganismo pode ter chegado aos pulmões e causou uma Infecção Pulmonar.
Outros sinais e sintomas de Infecção Pulmonar incluem:
- Dor de cabeça.
- Dor no peito.
- Dor nas costas.
- Dificuldade para respirar.
- Respiração rápida e superficial.
- Coriza.
Tratamento Para Infecção Pulmonar:
O tratamento para tratar a Infecção Pulmonar é feito com medicamentos que atuam diretamente contra o agente causador, os antibióticos, antifúngicos ou antiparasitários, por exemplo. Pode-se usar também medicamentos para dor e para baixar a febre.
Para complementar o tratamento da Infecção Pulmonar, pode-se indicar a fisioterapia respiratória, realizada com exercícios respiratórios e pequenos aparelhos que ajudam a eliminar as secreções dos pulmões, trazendo alívio dos sintomas da Infecção Pulmonar. Além disso, a alimentação saudável e boa hidratação também são importantes no período de recuperação e durante o tratamento da Infecção Pulmonar.