Doenças e Tratamentos

Principais Sintomas da Gengivite: causas, fatores de riscos e tratamentos

Gengivite2

A Gengivite é a inflamação da gengiva que pode ser acompanhada de sintomas que podem variar de acordo com as causas. A gengiva inflamada é a fase inicial percursora da doença periodontal, pois, se não tratada, tende a progredir até atingir e destruir o ligamento periodontal e osso alveolar que envolve e sustenta os dentes (tecidos de suporte), podendo nos casos mais avançados levar mesmo à perda dos dentes pela mobilidade acentuada consequente. Então, veja Os 5 Principais Sintomas da Gengivite:

Principais Sintomas da GengiviteSintomas de Gengivite: 

A gengiva inflamada costuma ter uma cor mais avermelhada que o normal ou até mesmo arroxeada. Fica inchada, sensível e sangra com facilidade durante a escovação e durante o uso de fio dental. Apesar disso, só incomodam quando são tocadas.

Na Gengivite, a gengiva as vezes não dói, então uma pessoa pode tê-la e nem saber disso. Veja outros sintomas típicos desta inflamação:

  • Dentes parecem mais longos devido à retração da gengiva
  • Gengivas se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa
  • A forma como os dentes se encaixam na mordida muda
  • Secreção de pus ao redor dos dentes e da bolsa gengival
  • Mau hálito constante e gosto ruim na boca.

Causas da Gengivite:

Coma correria do dia-dia nem sempre é tão simples cuidar da higiene bucal, muitas pessoas passam o dia fora de casa, trabalhando, estudando ou em outra atividade. Esses hábitos e outros, como fumar, ou não utilizar o fio dental diariamente, são fatores que ajudam no desenvolvimento da Gengivite.

Tratamento da Gengivite:

Pegue um quarto de xícara de água oxigenada e um litro de água quente, mexa bem e faça bochechos 3 vezes ao dia durante 3 dias e faça sua escovação com uma escova de dentes fina. Em seguida, vá ao dentista, para fazer uma limpeza dental e verificar a Gengivite.

  • Remédio para gengivite: Prepare uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e água oxigenada vol. 10 e depois escove bem especialmente em torno da linha da gengiva.
  • Remédio para gengivite: Misture 1 colher de sopa de sal em um copo de água, aqueça um pouco até ficar morna e faça bochechos 2 vezes ao dia até que você veja que suas gengivas estão melhores.
  • Remédio para gengivite: Friccione as gengivas várias vezes ao dia, com o gel de Aloe vera ou com figos fervido ao leite.
  • Remédio para gengivite: Coma um pedaço ou dois de cheddar envelhecido ou queijo suíço depois do jantar.

OBS: O mais importante é que as pessoas busquem informação, conheçam as opções de tratamento que podem ser utilizadas e juntamente com um profissional de sua confiança iniciem o quanto antes o seu tratamento.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.