Principais Sintomas da Conjuntivite: o que é, causas, riscos e tratamentos
A Conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A Conjuntivite viral é altamente contagiosa, freqüente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para que não se transforme em epidemia. Então veja Os 5 Principais Sintomas da Conjuntivite:
O que é Conjuntivite:
A Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a Conjuntivite ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. A Conjuntivite pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.
Sintomas da Conjuntivite:
Os principais sintomas da conjuntivite são:
- Olho vermelho e lacrimejante;
- Inchaço nas pálpebras;
- Intolerância à luz;
- Visão embaçada;
- Visão borrada.
Como Prevenir a Conjuntivite:
É difícil prevenir-se da conjuntivite, mas algumas medidas podem diminuir o risco de você adquirir uma Conjuntivite, que são:
- Lavar as mãos frequentemente;
- As mãos não devem entrar em contato com locais sujos e depois em contato com os olhos;
- Evitar aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes e praias;
- Lavar com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microrganismos patogénicos;
- Não coçar os olhos;
- Aumentar a frequência com que troca as toalhas do banheiro e sabonete ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
- Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;
- Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;
- Evitar contato direto com outras pessoas;
- Não usar lentes de contato durante esse período;
- Evitar banhos de Sol;
Fatores de Risco:
Existem algumas pessoas que ficam mais suscetíveis a desenvolver a conjuntivite, veja abaixo quais são esses pré requisitos:
- Pessoas alérgicas;
- Pessoas com baixa imunidade;
- Indivíduos que tenham a mania de coçar os olhos com as mãos sujas;
- Doenças como herpes e auto imunes deixam o organismo mais propenso ao desenvolvimento da infecção ocular.
Tratamento Para Conjuntivite:
O tratamento da conjuntivite dependerá da sua causa. Os antibióticos podem ser prescritos para os problemas causados por bactérias, enquanto os casos virais podem resolver por conta própria. Enquanto isso, evite a exposição a um alérgeno que pode lidar com a conjuntivite causada por eles. Procure atendimento médico caso os sintomas continuem por mais de 3 ou 4 dias ou este problema afete sua visão. Também é uma boa ideia entrar em contato com seu médico caso as pálpebras ou a pele em torno dos olhos parecerem inflamadas.