Principais sintomas da bronquite: quais as causas, fatores de risco e tratamentos
A Bronquite é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. A forma aguda da Bronquite é muito comum e, geralmente, vem acompanhada de outras condições, como a gripe ou outro problema respiratório. Já a versão crônica da Bronquite necessita de cuidados especiais. Então, veja Os 10 Principais Sintomas da Bronquite:
Sintomas da Bronquite:
Muitas vezes, a Bronquite infecciosa começa com os sintomas de um resfriado comum, nariz que pinga, Cansaço, calafrios, dores nas costas e nos músculos, febre ligeira e inflamação da garganta. O sintoma da tosse assinala, geralmente, o começo da Bronquite.
- Tosse;
- Catarro branco, ou amarelado se houver infecção;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar;
- Ruídos ao respirar;
- Lábios e pontas dos dedos arroxeados ou azulados;
- Inchaço nas pernas devido à piora do trabalho cardíaco;
- Pode haver febre;
- Cansaço;
- Falta de apetite.
Causas da Bronquite:
A Bronquite infecciosa manifesta-se com maior frequência durante o Inverno. Pode ser causada por vírus, bactérias e, especialmente, por gérmenes semelhantes às bactérias. Podem sofrer de ataques repetidos os fumadores e as pessoas que sofrem de doenças crônicas pulmonares ou das vias aéreas inferiores, que dificultam a eliminação de partículas aspiradas nos brônquios. As infecções recorrentes podem ser consequência de uma sinusite crônica, de bronquiectasias, de alergias e, nas crianças, de amígdalas e de adenoides inflamados.
A Bronquite irritativa pode ser causada por várias espécies de poeiras, vapores de ácidos fortes, amoníaco, alguns solventes orgânicos, cloro, sulfureto de hidrogênio, dióxido de enxofre e brometo, substâncias irritantes da poluição, como o ozone e o peróxido de azoto, o tabaco e outros fumos.
Fatores de risco:
Alguns fatores são considerados de risco por médicos. Segundo eles, eles podem ajudar no desenvolvimento de bronquite.
- Fumo: o hábito de fumar pode elevar os riscos de uma pessoa desenvolver tanto a bronquite aguda quanto a crônica
- Imunidade baixa: este fator de risco costuma ser uma consequência de outra doença aguda, como a gripe, ou ainda de uma condição crônica, como Aids
- Idade: idosos, crianças pequenas e bebês têm mais riscos de contrair a infecção
- Exposição a agentes irritantes: as chances de contrair a doença é maior se você trabalha com gases ou outros agentes que possam causar irritação nos pulmões
- Refluxo gástrico: doenças que causam refluxo gástrico e azia podem aumentar as chances de a pessoa desenvolver bronquite.
Tratamento Para Bronquite:
O tratamento da Bronquite pode ser feito com o uso de remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios, corticoides, expectorantes ou mucolíticos, receitados pelo médico pneumologista após o correto diagnóstico da doença.
Algumas dicas que podem ser úteis para o tratamento da Bronquite são:
- Repousar e beber bastante líquidos, como água ou chás, para fluidificar as secreções, facilitando sua retirada;
- Fazer exercícios físicos, como a natação, para ajudar a mobilizar e retirar as secreções, facilitando a respiração. Mas deve se ter o cuidado de estar numa piscina com pouca quantidade de cloro;
- Realizar sessões de fisioterapia para aumentar a capacidade respiratória do indivíduo e eliminar as secreções, por meio de técnicas manuais, uso de aparelhos respiratórios e exercícios respiratórios.