Um fator de risco é qualquer coisa que aumenta a chance de uma pessoa desenvolver câncer vulvar. Embora os fatores de risco muitas vezes influenciem o desenvolvimento do câncer, a maioria não causa diretamente o câncer. Algumas pessoas com vários fatores de risco nunca desenvolvem câncer, enquanto outras não possuem fatores de risco conhecidos. Conhecer seus fatores de risco e falar sobre eles com seu médico pode ajudá-lo a fazer escolhas de estilo de vida e de saúde mais informados. Então, confira Os 6 Principais Fatores de Risco do Câncer Vulvar.
Principais Fatores de Risco do Câncer Vulvar:
Idade: A idade é um dos principais fatores de risco do câncer vulvar. Além disso, a maioria das mulheres diagnosticadas com câncer vulvar tem mais de 50 anos. Apenas uma pequena porcentagem de câncer vulvar invasivo ocorre em mulheres com menos de 40. Geralmente, o câncer vulvar está associado à infecção por HPV e ao tabagismo.
Infecção Por HPV: A pesquisa indica que a infecção com este vírus é um dos principais fatores de risco do câncer vulvar. A atividade sexual com alguém que tem HPV é a maneira mais comum de obter HPV. Existem diferentes tipos de HPV, chamados de cepas. A pesquisa relaciona mais algumas cepas de HPV com certos tipos de câncer. O HPV pode ser responsável por cerca de um terço a dois terços do câncer vulvar.
Muitos tipos de câncer causados pelo HPV estão associados a condições pré-cancerosas, que são mudanças nas células que podem, mas nem sempre, se tornarem câncer. Existem vacinas disponíveis para protegê-lo de algumas cepas de HPV. Saiba mais sobre HPV e câncer .
Fumar: Fumar é um dos principais fatores de risco do câncer vulvar se tiver HPV.
Deficiência do Sistema Imunológico: A deficiência do sistema imunológico também é um dos principais fatores de risco do câncer vulvar. Além disso, as mulheres com sistemas imunológicos baixos têm maior risco de desenvolver câncer vulvar.
Um sistema imunológico reduzido pode ser causado pela supressão imunológica de medicamentos para corticosteroides, transplante de órgãos, tratamento para outros tipos de câncer ou vírus da imunodeficiência humana (HIV), o vírus que causa a síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS). Quando uma mulher tem um sistema imunológico rebaixado, seu corpo é mais propenso a desenvolver infecções, incluindo uma infecção por HPV.
Condições Pré-cancerosas: Essa também é uma das principais fatores de risco do câncer vulvar. As condições pré-cancerosas da vulva, incluindo a VIN (ver Introdução ) e a doença de Paget, câncer de colo do útero, câncer vaginal ou melanoma em outros lugares do corpo, podem aumentar o risco de desenvolver câncer de vulva de uma mulher.
Líquen Escleroso: Esse é um dos principais fatores de risco do câncer vulvar. Além disso, esta condição afeta a pele vulvar, tornando-a fina e causando comichão. Cerca de 4% das mulheres com líquen escleroso desenvolvem câncer vulvar.