A bronquite é uma inflamação dos brônquios que gera sintomas como tosse e falta de ar e o seu tratamento pode ser feito com o uso de remédios broncodilatadores e expectorantes receitados pelo pneumologista. A bronquite também pode ser causada por bactérias. Por vezes, a bronquite bacteriana ocorre após uma infecção viral do trato respiratório superior.
Mycoplasma pneumoniae, Chlamydia pneumoniae e Bordetella pertussis (que causa a tosse comprida) estão entre as bactérias que causam bronquite aguda. As causas bacterianas de bronquite aguda são mais prováveis quando muitas pessoas são afetadas (um surto).
Os sintomas comuns a ambas as formas de bronquite podem incluir: tosse, falta de ar, chiado. Às vezes algumas pessoas apresentam desconforto no peito, cansaço ou febre. Uma bronquite é caracterizada pela produção de muco de cor variável (branco ou transparente, amarelo ou verde).Então, confira agora As 3 Principais Causas da Bronquite.
Causas da Bronquite:
Dependendo do tipo de bronquite, as causas são diferentes:
Causas de Bronquite Aguda:
A bronquite aguda é causada principalmente por vírus (adenovírus, parainfluenza e influenza, rinovírus, etc.)A bronquite aguda é frequentemente uma consequência de complicação de gripe ou de resfriado. Em casos raros, a bronquite é causada por bactérias e fale-se mais de superinfecção bacteriana com consequências mais graves, como a pneumonia.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa via trato respiratório. No inverno, o aquecimento (em excesso) dos ambientes resulta em ar seco e o fato das janelas estarem fechadas, geralmente causam a dificuldade em manter a umidade adequada nas mucosas. Elas, portanto, enfrentam maior dificuldade de desempenhar um papel protetor contra a “invasão” de substâncias nocivas, tais como vírus.
Causas da Bronquite Crônica:
A bronquite crônica é uma doença muito mais grave do que a bronquite aguda. Na maioria dos casos, a bronquite crônica é causada por consumo de tabaco: o tabaco irrita as vias aéreas e provoca a inflamação chamada bronquite crônica. Note também que para os fumantes, falamos mais também de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é uma combinação de duas doenças respiratórias, como bronquite crônica e enfisema.
A doença parece estar aumentando muito entre a população.– A bronquite crônica também pode ser causada por poluição do ar, o que irrita as vias respiratórias e causa inflamação, que é o caso de alguns trabalhadores em canteiros de obras ou em indústrias poluídas.– Outras causas como alergias ou infecções recorrentes são também responsáveis pela bronquite crônica.
Bronquite Alérgica:
Esta bronquite está intimamente relacionada a uma alergia respiratória e não é contagiosa. Ela nem sempre tem cura, mas o uso de vacinas pode ser útil para controlar a reação alérgica, o que pode representar a cura da doença, para alguns pacientes.
Tratamento de Bronquite:
Para começar o tratamento para bronquite, é importante eliminar o cigarro (caso o doente seja tabagista), e repousar para evitar respirar em ambientes de gás tóxico e poluição. Para quem já tem a Bronquite há um tempo considerável, deixar o fumo não vai fazer com que a doença regrida, mas desacelerará o seu avanço.
Agentes Mucolíticos e Fluidificantes diminuem a viscosidade do catarro e assim evitam que com a secagem da secreção forme obstruções nos brônquios. Com a diminuição da viscosidade da secreção, as vias respiratórias ficam menos congestionadas, e assim há uma melhora significante da respiração.
Exercícios da terapia de reabilitação fazem com que o paciente da bronquite seja capaz de utilizar a sua energia melhor ou de uma forma em que haja menor gasto de oxigênio. A oxigenoterapia (uso de oxigênio em casa), quando necessária, também pode melhorar os sintomas, além de aumentar a expectativa de vida. Corticoides (medicamentos utilizados para controlar a inflamação crônica dos brônquios) minimizam os sintomas. Além disso, antibióticos ajudam muito nos casos de exacerbação da bronquite , quando resultam de uma infecção bacteriana nos brônquios.
Fatores de Risco:
Alguns fatores da bronquite, são considerados de risco por médicos. Segundo eles, eles podem ajudar no desenvolvimento de Bronquite.
- Fumo: O hábito de fumar pode elevar os riscos de uma pessoa desenvolver tanto a Bronquite quanto a crônica
- Imunidade Baixa: Este fator de risco costuma ser uma consequência de outra doença aguda, como a gripe, ou ainda de uma condição crônica, como Aids
- Idade: Idosos, crianças pequenas e bebês têm mais riscos de contrair a infecção
- Exposição a Agentes Irritantes: As chances de contrair a doença é maior se você trabalha com gases ou outros agentes que possam causar irritação nos pulmões
- Refluxo Gástrico: Doenças que causam refluxo gástrico e azia podem aumentar as chances de a pessoa desenvolver Bronquite aguda.