A Pitiríase Liquenoide é uma vasculite (inflamação de vasos sanguíneos da pele). A causa da doença é desconhecida e também é conhecida como parapsoríase em gotas. Apresenta 2 formas clínicas: uma forma aguda (também chamada de doença de Mucha-Habermann) e uma forma crônica.
A Pitiríase Liquenoide e varioliforme aguda ou doença de Mucha-Habermann atinge o tronco e os membros e, geralmente, não afeta a face. Forma na pele lesões pequenas (em gota), pouco elevadas, de cor rósea, que sofrem necrose (morte celular) e evoluem para formação de crostas. Estas, ao serem eliminadas, podem deixar pequenas cicatrizes deprimidas ou manchas brancas.
Causas da Pitiríase Liquenoide:
A Pitiríase tem causa desconhecida. O maior número de casos ocorre durante o outono e inverno, fato que sugere uma relação da doença com alguma virose, hipótese não confirmada. A doença tem cura espontânea em um período de 2 a 4 meses e não é contagiosa.
Sintomas da Pitiríase Liquenoide:
A Pitiríase Liquenoide manifesta-se em surtos e, simultaneamente, encontram-se lesões em diferentes estágios evolutivos. O surgimento pode, em alguns casos, ser precedido por febre e sintomas gerais (cansaço, dor de cabeça, dores articulares). A Pitiríase Liquenoide aguda pode regredir espontaneamente em semanas ou meses.
A Pitiríase Liquenoide possui lesões com características semelhantes à da forma aguda, porém não evoluem para a necrose e formação de crosta. Na superfície das lesões elevadas, róseas e pequenas, forma-se apenas descamação. Estas lesões podem persistir individualmente por semanas, quando começam a regredir, deixando manchas que, em geral, desaparecem com o tempo. Este processo persiste por anos, com formação e regressão de novas lesões.
Diagnósticos da Pitiríase Liquenoide:
O diagnóstico diferencial de Pitiríase Liquenoide aguda é necessária para evitar condições como a varicela, herpes zoster, papulose linfomatoide, algumas formas de urticária, sarna. Para este efeito, os métodos convencionais de diagnóstico: imunológica, microscópico e outros. O diagnóstico diferencial de formas crônicas de Pitiríase Liquenoide produzir um líquenes secundárias manifestações cutâneas sifilíticos, planas e rosa.
Tratamentos da Pitiríase Liquenoide:
O tratamento para Pitiríase Liquenoide pode ser feito em casa com a ingestão de remédios antibióticos, corticoides ou imunossupressores, mas também pode ser tratado com banhos de sol. O tempo de duração do tratamento depende do estado do paciente e da gravidade da doença, podendo durar meses.