A síndrome das pernas inquietas, ou RLS, é uma doença neurológica. RLS também é conhecida como doença de Willis-Ekbom, ou RLS / WED. RLS provoca sensações desagradáveis nas pernas, juntamente com um poderoso desejo de movê-los. Para a maioria das pessoas, esse desejo é mais intenso quando você está relaxado ou tentando dormir.
A preocupação mais séria para as pessoas com RLS é que interfere no sono, causando sonolência diurna e fadiga. RLS e privação de sono podem colocá-lo em risco para outros problemas de saúde, incluindo depressão se não for tratado.
Sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas:
O sintoma mais proeminente de RLS é o desejo irresistível de mover as pernas, especialmente quando você está imóvel ou deitado na cama. Você também pode sentir sensações incomuns como uma sensação de formigamento, rastejamento ou puxão nas pernas. O movimento pode aliviar essas sensações.
Se você tiver RLS leve, os sintomas podem não ocorrer todas as noites. E você pode atribuir esses movimentos à inquietação, nervosismo ou estresse. Um caso mais grave de RLS é desafiador de ignorar. Isso pode complicar as atividades mais simples, como ir ao cinema. Um passeio de avião longo também pode ser difícil.
As pessoas com RLS provavelmente terão problemas para adormecer ou ficar dormindo porque os sintomas são pior durante a noite. A sonolência diurna, a fadiga e a privação do sono podem prejudicar sua saúde física e emocional.
Na maioria das vezes, a causa do RLS é um mistério. Pode haver uma predisposição genética e um gatilho ambiental. Mais de 40% das pessoas com RLS têm algum histórico familiar da condição.
Na verdade, existem cinco variantes de genes associadas a RLS. Quando é executado na família, os sintomas geralmente começam antes dos 40 anos de idade. Pode haver uma conexão entre RLS e baixos níveis de ferro no cérebro, mesmo quando exames de sangue mostram que seu nível de ferro é normal.
É possível que determinadas substâncias como a cafeína ou o álcool possam desencadear ou intensificar os sintomas. Outras causas potenciais incluem medicamentos para tratar;
- Alergias;
- náusea;
- depressão;
- psicose;
Diagnosticando a Síndrome das Pernas Inquietas:
Não existe um único teste que possa confirmar ou descartar RLS. Uma grande parte do diagnóstico será baseada em sua descrição dos sintomas. Para chegar ao diagnóstico de RLS, devem estar presentes todos os seguintes:
- Desejo insidioso de se mover, geralmente acompanhado de sensações estranhas;
- Os sintomas pioram à noite e são leves ou ausentes no início do dia;
- Sintomas sensoriais são desencadeados quando você tenta relaxar ou dormir;
- Sintomas sensoriais aliviam quando você se move;
- Mesmo que todos os critérios sejam atendidos, você provavelmente ainda precisará de um exame físico. Seu médico quer verificar outras razões neurológicas para seus sintomas;
Certifique-se de fornecer informações sobre quaisquer medicamentos de venda livre e prescrição e suplementos que você toma. E informe o seu médico se você tiver alguma condição de saúde crônica conhecida.
Exames de sangue verificarão o ferro e outras deficiências ou anormalidades. Se houver algum sinal de que algo além do RLS esteja envolvido, você pode ser encaminhado para um especialista em sono, neurologista ou outro especialista.
Pode ser mais difícil diagnosticar RLS em crianças que não são capazes de descrever seus sintomas.
Remédios Caseiros Para a Síndrome das Pernas Inquietas:
Os remédios caseiros, embora não sejam susceptíveis de eliminar completamente os sintomas, podem ajudar a reduzi-los. Pode levar algum julgamento e erro para encontrar os remédios mais úteis.
- Aqui estão alguns que você pode tentar;
- Reduza ou elimine a ingestão de cafeína, álcool e tabaco;
- Esforce-se para um horário de sono regular, com a mesma hora de dormir e tempo de despertar todos os dias da semana;
- Faça algum exercício todos os dias, como andar ou nadar;
- Massa ou estique os músculos da perna à noite;
- Mergulhe em um banho quente antes de dormir;
- Use uma almofada de aquecimento ou uma embalagem de gelo quando sentir sintomas;
- Pratique yôga ou meditação;
Ao programar coisas que exigem uma sessão prolongada, como uma viagem de carro ou avião, tente organizá-los no início do dia e não mais tarde. Se você tem um ferro ou outra deficiência nutricional, pergunte ao seu médico ou nutricionista como melhorar sua dieta. Fale com o seu médico antes de adicionar suplementos dietéticos. Pode ser perigoso tomar determinados suplementos se não tiver deficiência.