Penfigoide: o que é, quais as causas, principais sintomas, riscos e tratamentos
A Penfigoide é uma doença auto-imune rara que pode se desenvolver em qualquer idade, inclusive em crianças, mas que muitas vezes afeta os idosos. O Penfigoide é causado por um mau funcionamento do sistema imunológico e resulta em erupções cutâneas e bolhas nas pernas, braços e abdômen.
Causas e fatores de Risco da Penfigoide:
O Penfigoide é uma doença auto-imune. Isso significa que seu sistema imunológico comete erros para atacar seus tecidos saudáveis. No caso do Penfigoide, seu sistema imunológico cria anticorpos para atacar o tecido logo abaixo da sua camada externa de pele. Isso faz com que as camadas de pele se separem e resultam em bolhas dolorosas. Não é totalmente entendido porque o sistema imunológico reage assim em pacientes com Penfigoide.
Em muitos casos, não existe um gatilho específico para o Penfigoide. Em alguns casos, no entanto, pode ser causada por certos medicamentos, terapia de radiação ou terapia de luz ultravioleta. As pessoas com outros distúrbios auto-imunes estão em maior risco de desenvolver Penfigoide. É mais comum nos idosos do que em qualquer outro grupo etário.
Principais Sintomas da Penfigoide:
O sintoma mais comum de Penfigoide é bolhas que ocorre nos braços, pernas, abdômen e mucosas. As urticárias e a coceira também são comuns. As bolhas têm certas características, independentemente de onde no corpo elas formam:
- Uma erupção vermelha se desenvolve antes das bolhas:
- As bolhas são grandes e cheias de líquido que geralmente é claro, mas pode conter algum sangue:
- As bolhas são grossas e não se quebram facilmente:
- A pele ao redor das bolhas pode parecer normal ou ligeiramente vermelha ou escura:
- As bolhas rupadas são geralmente sensíveis e dolorosas:
Tratamentos Para Penfigoide:
O Penfigoide não pode ser curado, mas os tratamentos geralmente são muito bem sucedidos no alívio dos sintomas da Penfigoide. Os corticosteroides, na forma de comprimidos ou tópicos, provavelmente serão o primeiro tratamento que seu médico prescreve. Esses medicamentos reduzem a inflamação e podem ajudar a curar a Penfigoide. No entanto, eles também podem causar sérios efeitos colaterais, especialmente do uso prolongado, de modo que seu médico irá retirá-lo dos corticosteroides após o apagamento da bolha.
Outra opção da cura do Penfigoide é tomar medicação que suprime seu sistema imunológico, muitas vezes em conjunto com os corticosteroides. Os imunossupressores ajudam, mas eles colocam você em risco para outras infecções. Certos antibióticos, como a tetraciclina, também podem ser prescritos para reduzir a inflamação e a infecção.