Dicas de Saúde

Penfigóide Bolhoso: o que é, quais as causas, tipos, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 28/07/2017 (atualizado em 26/10/2021)
penfigoide bolhoso 1

O Penfigóide Bolhoso é uma condição de pele rara que causa grandes bolhas cheias de líquido. As bolhas se desenvolvem em áreas de pele que geralmente se flexionam – como a parte inferior do abdômen, parte superior das coxas ou axilas. O Penfigóide Bolhoso é mais comum em pessoas com mais de 60 anos.

Ocasionalmente, o tecido interno do revestimento da boca, passagens nasais ou conjuntiva dos olhos (tecido da membrana mucosa) pode estar envolvido. A condição é causada por anticorpos e inflamação que se acumulam anormalmente em uma camada particular da pele ou mucosas. Esta camada de tecido é chamada de “membrana basal”.Estes anticorpos (imunoglobulinas) se ligam a proteínas na membrana basal chamada antígenos de hemidesmosome da PA e isso atrai células de inflamação. A doença da mucosa também é referida separadamente como Penfigóide da mucosa. Então, confira mais sobre o Penfigóide Bolhoso – O que é, Causas e Tratamentos:

Causas do Penfigóide Bolhoso: 

A causa do Penfigóide Bolhoso não é bem compreendida. As bolhas ocorrem devido a um mau funcionamento em seu sistema imunológico.

O sistema imunológico do seu corpo normalmente produz anticorpos para combater bactérias, vírus ou outras substâncias estrangeiras potencialmente nocivas. Por razões que não são claras, o corpo pode desenvolver um anticorpo para um tecido específico em seu corpo.

No Penfigóide Bolhoso, o sistema imunológico produz anticorpos contra as fibras que conectam a camada externa da pele (epiderme) e a próxima camada de pele (derme). Estes anticorpos desencadeiam inflamação que produz as bolhas e prurido de Penfigóide Bolhoso.

Tipos de Penfigóide: 

Todos os tipos de Penfigóide são causados ​​pelo seu sistema imunológico atacando o tecido saudável. Eles aparecem como erupções cutâneas e bolhas cheias de líquido. Os tipos de Penfigóide diferem em termos de onde no corpo ocorre a formação de bolhas e quando ocorre.

Penfigóide Bolhoso: Em casos de Penfigóide Bolhoso (o mais comum dos três tipos), a formação de bolhas na pele ocorre com maior frequência nos braços e pernas onde o movimento ocorre. Isso inclui as áreas ao redor das articulações e na parte inferior do abdômen.

Penfigóide Cicatricial: O Penfigóide cicatricial refere-se a bolhas que se formam nas mucosas. Isso inclui a boca, olhos, nariz, garganta e órgãos genitais. A erupção cutânea e bolhas podem começar em uma dessas áreas e se espalhar para os outros se não for tratada.

Penfigóide Gestacional: Quando a formação de bolhas ocorre durante ou logo após a gravidez, é chamada de Penfigóide gestacional. Também é chamado herpes gestacional, embora não esteja relacionado ao vírus da herpes.

As bolhas normalmente se desenvolvem durante o segundo ou terceiro trimestre, mas podem ocorrer em qualquer momento durante a gravidez ou até seis semanas após o parto. As bolhas tendem a formar nos braços, pernas e abdômen.

Sintomas de Penfigóide Bolhoso:

 O sintoma mais comum de Penfigóide Bolhoso são as bolhas que ocorre nos braços, pernas, abdômen e mucosas. As urticárias e a coceira também são comuns. As bolhas têm certas características, independentemente de onde no corpo elas formam:

  • A pele ao redor das bolhas pode parecer normal ou ligeiramente vermelha ou escura;
  • Uma erupção vermelha se desenvolve antes das bolhas;
  • As bolhas estouradas são geralmente sensíveis e dolorosas;
  • As bolhas são grandes e cheias de líquido que geralmente é claro, mas pode conter algum sangue;
  • As bolhas são grossas e não se quebram facilmente.

Tratamentos para Penfigóide Bolhoso: 

O Penfigóide não pode ser curado, mas os tratamentos geralmente são muito bem sucedidos no alívio dos sintomas. Os corticosteróides, na forma de comprimidos ou tópicos, provavelmente serão o primeiro tratamento que seu médico prescreve.

Esses medicamentos reduzem a inflamação e podem ajudar a curar as bolhas e aliviar a coceira. No entanto, eles também podem causar sérios efeitos colaterais, especialmente do uso prolongado, de modo que seu médico irá retirá-lo dos corticosteroides após o apagamento da bolha.

Outra opção de tratamento é tomar medicação que suprime seu sistema imunológico, muitas vezes em conjunto com os corticosteroides. Os imunossupressores ajudam, mas eles colocam você em risco para outras infecções. Certos antibióticos, como a tetraciclina, também podem ser prescritos para reduzir a inflamação e a infecção.

Sair da versão mobile