A Paralisia de Bell provoca fraqueza súbita em seus músculos faciais. Isso faz com que a metade do seu rosto pareça cair. Seu sorriso é unilateral, e seu olho nesse lado resiste ao fechamento. A Paralisia de Bell, também conhecida como paralisia facial, pode ocorrer em qualquer idade. A causa exata é desconhecida, mas acredita-se que seja o resultado de inchaço e inflamação do nervo que controla os músculos de um lado do seu rosto. Pode ser uma reação que ocorre após uma infecção viral. Para a maioria das pessoas, a Paralisia de Bell é temporária.
Os sintomas geralmente começam a melhorar em algumas semanas, com recuperação completa em cerca de seis meses. Um pequeno número de pessoas continuam a ter alguns sintomas de Paralisia de Bell para a vida. Raramente, a Paralisia de Bell pode se repetir.
Causas da Paralisia de Bell:
Embora a razão exata da Paralisia de Bell não seja clara, muitas vezes está ligada à exposição a uma infecção viral. Os vírus que foram associados à Paralisia de Bell incluem o vírus que causa:
- Feridas de frio e herpes genital (herpes simplex);
- Varicela e telhas (herpes zoster);
- Mononucleose (Epstein-Barr);
- Infecções por citomegalovírus;
- Doenças respiratórias (adenovírus);
- Sarampo alemão (rubéola);
- Caxumba (vírus da caxumba);
- Gripe (influenza B);
- Doença de febre aftosa (coxsackievirus);
Com a Paralisia de Bell, o nervo que controla seus músculos faciais, que atravessa um estreito corredor de osso no seu caminho para seu rosto, torna-se inflamado e inchado – geralmente relacionado a uma infecção viral. Além dos músculos faciais, o nervo afeta lágrimas, saliva, sabor e um pequeno osso no meio da orelha.
Sintomas da Paralisia de Bell:
Os sinais e sintomas da Paralisia de Bell são de repente e podem incluir:
- Início rápido de fraqueza leve a paralisia total em um lado do rosto ocorrendo dentro de horas a dias
- Causas faciais e dificuldade em fazer expressões faciais, como fechar o olho ou sorrir
- Drooling – Drooling é o derrame involuntário de saliva da boca.
- Dor ao redor da mandíbula ou dentro ou atrás da orelha no lado afetado
- Maior sensibilidade ao som no lado afetado
- Dor de cabeça
- Uma diminuição na sua capacidade de provar
- Mudanças na quantidade de lágrimas e saliva que você produz
Em casos raros, a Paralisia de Bell pode afetar os nervos em ambos os lados do seu rosto.
Quando Consultar um Médico:
Procure ajuda médica imediata se você tiver algum tipo de paralisia porque você pode ter um acidente vascular cerebral. A Paralisia de Bell não é causada por um acidente vascular cerebral. Consulte o seu médico se você tiver fraqueza facial ou inclinação para determinar a causa subjacente e a gravidade da doença.
Fatores de Risco da Paralisia de Bell:
A Paralisia de Bell ocorre mais frequentemente em pessoas que:
- Estão grávidas, especialmente durante o terceiro trimestre, ou estão na primeira semana após o parto
- Tem uma infecção respiratória superior, como a gripe ou um resfriado
- Ter diabetes
Além disso, algumas pessoas que têm ataques recorrentes da Paralisia de Bell, que são raras, têm uma história familiar de ataques recorrentes. Nesses casos, pode haver uma predisposição genética à Paralisia de Bell.
Complicações da Paralisia de Bell:
Caso tenha Paralisia de Bell normalmente desaparece dentro de um mês, mas a recuperação de um caso mais grave envolvendo paralisia total varia. As complicações podem incluir:
- Dano irreversível ao seu nervo facial
- Rastejamento direcionado das fibras nervosas por falta de direção, resultando em contração involuntária de certos músculos quando você está tentando mover outros (síncinesis) – por exemplo, quando você sorri, o olho no lado afetado pode fechar
- Cegueira parcial ou completa do olho que não irá fechar devido à secura excessiva e riscagem da córnea, a cobertura protetora clara do olho
Tratamentos da Paralisia de Bell:
Cerca de sete de cada 10 pessoas com Paralisia de Bell fazem uma recuperação completa, com ou sem tratamento. A maioria das pessoas percebe uma melhora nos sintomas após cerca de duas a três semanas, mas uma recuperação completa pode levar até nove meses. O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa e dependerá da quantidade de danos nos nervos.
A prednisolona, um tipo de corticosteroide, é usada para reduzir o inchaço do nervo facial. Podem ser necessárias gotas oculares para evitar problemas se você não conseguir fechar o olho. A fita também pode ser usada para fechar o olho enquanto dorme.