Doenças e Tratamentos

Principais Sintomas da Tinea Versicolor: o que é, quais as causas e tratamentos

Por Alan Costa, em 21/07/2017 (atualizado em 10/11/2021)
Tinea Versicolor 1

O fungo Malassezia é um tipo de fermento encontrado na superfície da pele. Normalmente não causa problemas de saúde. Na verdade, muitas das microbiota (ou organismos microscópicos), incluindo leveduras como Malassezia, que vivem em grandes comunidades na sua pele ajudam a protegê-lo de infecções e outros agentes patogênicos que podem causar danos ou doenças.

Eles vivem ao longo das células do seu corpo em relacionamentos simbióticos, com células da pele e pequenos organismos que se apoiam e se beneficiam. Às vezes, no entanto, essa levedura pode ficar fora de controle e afetar a cor natural ou pigmentação da sua pele. Quando isso acontece, você pode desenvolver manchas de pele que são mais claras ou mais escuras que a pele circundante.

Esta condição, que não é contagiosa, é conhecida como tinea versicolor, ou pitiriasis versicolor. A condição ocorre quando um tipo de fermento da família Malassezia causa uma infecção ou suprime seu sistema imunológico.

Sintomas da Tinea Versicolor:

 As manchas descoloridas da pele são o sintoma mais notável de tinea versicolor, e esses remendos geralmente aparecem nos braços, no peito, no pescoço ou nas costas. Então, confira Os 8 Principais Sintomas da Tinea Versicolor.

  • Mais leve (mais comum) ou mais escura do que a pele circundante;
  • Rosa, vermelho, bronzeado ou marrom;
  • Seco, comichão e escamosa;
  • Mais proeminente com bronzeamento;
  • Propenso a desaparecer em um clima mais frio e menos úmido;
  • Tinea versicolor que se desenvolve em pessoas com pele escura pode resultar na perda de cor da pele, conhecida como hipopigmentação. Para algumas pessoas, a
  • pele pode escurecer em vez de aliviar. Esta condição é conhecida como hiperpigmentação;

Alguns indivíduos que desenvolvem tinea versicolor não apresentam alterações significativas na cor ou aparência da pele. Além das mudanças na cor da sua pele, você também pode sentir a pele com coceira;

Vários fatores ambientais e biológicos podem colocá-lo em maior risco para esta condição, incluindo:

  • Uma história familiar de tinea versicolor;
  • suor excessivo;
  • Um clima úmido e quente;
  • Um sistema imunológico fraco;
  • Tomando medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico;

Consulte o seu médico se manchas estranhamente coloridas se desenvolvem em sua pele e você não pode tratá-las em casa. O seu médico examinará a sua pele e poderá saber se tem tinea versicolor apenas olhando os remendos.

Se um diagnóstico não pode ser feito observando a pele, seu médico pode fazer uma raspagem da pele. Uma raspagem da pele remove as células da sua pele para o teste, raspando a pele gentilmente. As células são vistas sob um microscópio para ver se elas contêm o fermento que causa essa condição.

Seu médico pode realizar uma microscopia de hidróxido de potássio (KOH). Neste procedimento, seu médico toma uma amostra de pele, coloca-a em uma lâmina de microscópio com uma solução de 20% de KOH e procura fungos de levedura ou hifa ao microscópio.

Se seus sintomas não são graves, você pode optar por tratar sua condição em casa. OTC antifúngicos cremes ou shampoos podem ser eficazes para matar a infecção. Exemplos de medicamentos OTC que podem ser usados ​​para tratar tinea versicolor incluem:

  • Clotrimazol (Lotrimin AF, Mycelex);
  • Miconazol (Monistat, M-Zole);
  • Sulfeto de selênio (shampoo azul Selsun);
  • Terbinafina (Lamisil);

Se você for diagnosticado com tinea versicolor, o tratamento melhorará sua perspectiva de longo prazo. No entanto, mesmo após a eliminação da infecção, sua pele pode permanecer descolorida durante várias semanas ou meses após o tratamento.

Sua infecção também pode retornar quando o clima ficar mais quente e mais úmido. Se sua condição retornar, seu médico pode prescrever medicação uma ou duas vezes por mês para prevenir sintomas.

Sair da versão mobile