Doenças e Tratamentos

Principais Sintomas da Epilepsia: o que é, quais as causas e fatores de risco

Por Alan Costa, em 20/07/2017 (atualizado em 10/11/2021)
Epilepsia 3

Os Sintomas da Epilepsia são bastante notáveis e visíveis. A Epilepsia é uma doença do sistema nervoso central onde ocorrem intensas descargas elétricas que não podem ser controladas pela própria pessoa, causando sintomas como movimentos descontrolados do corpo e mordida da língua, por exemplo.

Esta doença neurológica não tem cura, mas pode ser controlada com os medicamentos indicados pelo neurologista, como Carbamazepina ou Oxcarbazepina. Na maioria dos casos, quem tem Epilepsia pode ter uma vida normal, porém deverá realizar o tratamento por toda a vida para evitar as crises.

A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose (“ovos de solitária” no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas etc. Às vezes, algo que ocorreu antes ou durante o parto. Muitas vezes não é possível conhecer as causas que deram origem à Epilepsia. Então, confira Os 8 Principais Sintomas da Epilepsia:

Os Principais sintomas da Epilepsia:

A crise convulsiva é a forma mais conhecida pelas pessoas e é identificada como “ataque epiléptico”. Nesse tipo de crise a pessoa pode cair ao chão, apresentar contrações musculares em todo o corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar.

A crise do tipo “ausência” é conhecida como “desligamentos”. A pessoa fica com o olhar fixo, perde contato com o meio por alguns segundos. Por ser de curtíssima duração, muitas vezes não é percebida pelos familiares e/ou professores.

Há um tipo de crise que se manifesta como se a pessoas estivesse “alerta” mas não tem controle de seus atos, fazendo movimentos automaticamente. Durante esses movimentos automáticos involuntários, a pessoa pode ficar mastigando, falando de modo incompreensível ou andando sem direção definida. Em geral, a pessoa não se recorda do que aconteceu quando a crise termina. Esta é chamada de crise parcial complexa. Entre Os 8 Principais Sintomas da Epilepsia estão:

Os sintomas diferem de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de convulsão.

Apreensões Focais (parciais): Uma simples apreensão parcial não envolve perda de consciência. Seus sinais incluem:

Alterações ao sentido do gosto, cheiro, visão, audição ou toque

  • Tontura
  • Formigamento e espasmos de membros

Convulsões Parciais Complexas: Envolvem perda de consciência ou consciência. Outros sinais incluem:

  • Olhar fixado
  • Falta de resposta
  • Realizar movimentos repetitivos
  • Convulsões generalizadas

Convulsões Generalizadas: Envolvem todo o cérebro. Existem seis tipos:

As Convulsões de ausência , que costumavam ser chamadas de “Convulsões de pequeno mal”, causam um olhar em branco. Este tipo de convulsão também pode causar movimentos repetitivos como batimento de lábios ou piscar. Também há geralmente uma pequena perda de consciência.

As convulsões Tónicas causam rigidez muscular.

As convulsões Atômicas levam a perda de controle muscular e podem fazer você cair de repente.

As convulsões Clônicas são caracterizadas por movimentos musculares repetidos e espasmódicos do rosto, pescoço e braços.

As convulsões Mioclônicas causam espasmos rápidos espasmos nos braços e pernas.

As convulsões Tônico-clônicas costumavam ser chamadas de “Convulsões grand mal”. Os sintomas incluem:

  • Endurecimento do corpo
  • Tremendo
  • Perda de controle da bexiga ou do intestino
  • Mordendo a língua
  • Perda de consciência
  • Após uma apreensão, talvez você não se lembre de ter um, ou você pode se sentir um pouco enfermo por algumas horas.
Sair da versão mobile