Febre Reumática: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
A Febre Reumática é uma complicação da não tratada strep garganta causada por uma bactéria chamada grupo A estreptococos . Os principais sintomas – febre, dores musculares, articulações inchadas e dolorosas e, em alguns casos, uma erupção cutânea vermelha, tipicamente, começam duas a quatro semanas após um ataque de estreptococo. Em alguns casos, porém, a infecção pode ter sido muito leve para ter sido reconhecida. Os joelhos, os tornozelos, os cotovelos e os pulsos são as articulações mais propensas a ficar inchadas pela Febre Reumática.
A dor geralmente migra de uma articulação para outra. No entanto, o maior perigo da doença é o dano que pode fazer ao coração. Em mais de metade de todos os casos, a Febre Reumática cicatriza as válvulas do coração, forçando este órgão vital a trabalhar mais para bombear sangue.
Durante um período de meses ou mesmo anos – particularmente se a doença ataca de novo – esse dano ao coração pode levar a uma condição grave conhecida como doença cardíaca reumática, que pode eventualmente causar falha no coração. A Febre Reumática também pode causar um transtorno temporário do sistema nervoso , uma vez conhecida como dança de São Vitus, agora conhecida como coreia de Sydenham.
Este é um distúrbio nervoso – caracterizado por movimentos rápidos, espasmódicos e involuntários do corpo, geralmente ocorrendo mais em um lado do corpo. Pessoas com casos leves de coreia podem achar difícil se concentrar ou escrever. Casos mais graves podem fazer com que os músculos dos braços, das pernas ou do rosto contratem-se incontrolavelmente. Também pode ser associada a fraqueza muscular e explosões emocionais.
Por causa dos antibióticos, a Febre Reumática é agora rara em países desenvolvidos. Nos últimos anos, porém, começou a fazer um retorno no brasil, particularmente entre as crianças que vivem em bairros pobres e no centro da cidade. A doença tende a atacar mais frequentemente em clima frio e úmido durante o inverno e início da primavera. No brasil, é mais comum nos estados do norte.
Causas da Febre Reumática:
A Febre Reumática é causada por um grupo de estreptococo . Esta bactéria causa estreptococos ou, em uma pequena porcentagem de pessoas, escarlatina. É uma doença inflamatória. A Febre Reumática faz com que seu corpo ataque seus próprios tecidos depois de ter sido infectado com a bactéria que causa a garganta estreptocócica. Esta reação provoca inflamação generalizada em todo o corpo, que é a base para todos os sintomas da Febre Reumática.
Sintomas da Febre Reumática:
A Febre Reumática é causada por uma reação para a bactéria que causa a garganta strep do grupo A de estreptococos . Embora nem todos os casos de estreptococo resultam em Febre Reumática, esta complicação grave pode ser prevenida com o diagnóstico e o tratamento da estreptococo na garganta. Se o seu filho tiver algum dos seguintes sintomas, eles devem obter um teste de estreptococos:
- Dor de garganta
- Dor de garganta com gânglios linfáticos moles e inchados
- Uma erupção cutânea vermelha
- Dificuldade de deglutição
- Descarga grossa e sangrenta do nariz
- Uma temperatura de 101 ° F ou acima
- Amígdalas vermelhas e inchadas
- Amígdalos com manchas brancas ou pus
- Manchas pequenas e vermelhas no telhado de sua boca
- Dor de cabeça
- Náusea
- Vômito
Uma grande variedade de sintomas está associada à Febre Reumática. Um indivíduo com a doença pode experimentar poucos, alguns ou a maioria dos seguintes sintomas. Os sintomas geralmente aparecem duas a quatro semanas após o seu filho ter sido diagnosticado com estreptocavaca. Os sintomas comuns de estreptococos incluem:
- Pequenos, nódulos indolores ou solavancos, sob a pele
- Dor no peito
- Palpitações torácicas rápidas ou palpitantes
- Letargia ou fadiga
- Hemorragias nasais
- Dor de estômago
- Articulações dolorosas ou doloridas nos pulsos, cotovelos, joelhos e tornozelos
- Dor em uma articulação que se move para outra articulação
- Tintas vermelhas, quentes e inchadas
- Falta de ar
- Sudando
- Vômito
- Uma erupção cutânea plana, ligeiramente elevada e irregular
- Movimentos incontroláveis de suas mãos, pés e rosto
- Uma diminuição da capacidade de atenção
- Explosões de risos chorosos ou inadequados
- Febre
Se o seu filho tiver febre, eles podem exigir cuidados imediatos. Você deve procurar cuidados médicos imediatos para seu filho nas seguintes situações:
- Uma temperatura acima de 100 ° F em recém-nascidos para crianças de 6 semanas de idade
- Uma temperatura de 102 ° F ou superior em bebês de 6 semanas a 2 anos de idade
- Uma temperatura de 103 ° F ou superior em crianças com idade igual ou superior a 2 anos
- Febre que dura mais de três dias em uma criança de qualquer idade
Tratamentos da Febre Reumática:
O tratamento da Febre Reumática envolverá livrar-se de todas as bactérias estreptocóides do grupo A residual e tratar e controlar os sintomas. Isso pode incluir qualquer um dos seguintes:
- Antibióticos: Seu médico irá prescrever antibióticos e pode prescrever um tratamento de longo prazo para evitar que ele ocorra de novo. Este tratamento pode durar até cinco anos.
- Tratamento anti-inflamatório: Os tratamentos anti-inflamatórios incluem medicamentos contra a dor que também são anti-inflamatórios, como aspirina ou naproxeno. Os médicos também podem prescrever um corticosteróide para reduzir a inflamação.
- Medicamentos Anticonvulsivantes: Seu médico pode prescrever um anticonvulsivo se os movimentos involuntários se tornarem muito graves.
- Descanso de cama: O seu médico também recomendará o descanso na cama e atividades restritas até que os principais sintomas, como dor e inflamação, tenham passado. O restrição de cama restrita será recomendada por algumas semanas a alguns meses se a febre tiver causado problemas cardíacos.
Prevenção da Febre Reumática:
A maneira mais eficaz de se certificar de que seu filho não desenvolve Febre Reumática é tratar a infecção da garganta estreita rapidamente e completamente. Isso significa garantir que seu filho complete todas as doses prescritas de medicação. Além disso, programe uma visita de acompanhamento para garantir que seu filho esteja livre de anticorpos contra bactérias estreptocóticas. Praticar métodos de higiene adequados pode ajudar a prevenir a garganta estreita. Esses incluem:
- Cobrindo sua boca quando tossindo ou espirrando
- Lavando as mãos
- Evitando o contato com pessoas doentes
- Evitando compartilhar itens pessoais com pessoas doentes