Dicas de Saúde

Repolho ajuda na digestão, a emagrecer, alivia dores musculares: veja os 20 benefícios

Por Alan Costa, em 14/07/2017 (atualizado em 05/11/2021)
Repolho 1 2

O Repolho é fonte de vitamina C e antioxidantes, e deve fazer parte do cardápio de todas as pessoas, pois é rico em fibras, potássio, folato e betacaroteno.

O Repolho roxo contém ainda antocianinas, as mesmas presentes nas uvas, que são eficazes na proteção do coração. Além disso, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e favorece a pele saudável. O de coloração verde é mais rico na vitamina A do que o roxo, sendo melhor para a proteção da visão e da pele.

É eficaz na eliminação de problemas intestinais devido à grande presença de fibras e, além disso, age como cicatrizante e combate o envelhecimento precoce, gripe e resfriado. Seu consumo pode ajudar ainda a prevenir o câncer de cólon e tumores malignos, sendo que as pessoas que consomem grandes quantidades desse alimento têm menores possibilidades de desenvolver estes problemas devido à presença de bio-flavonoides, indóis, genisteína e outras substâncias que inibem o crescimento de tumores. Essas mesmas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, de forma que o consumo é eficaz ainda na prevenção do câncer de mama, útero e ovário.

Confira Os 20 Benefícios do Repolho Para Saúde:

  • É ótimo para o sistema imunológico.
  • Promove a saúde do estômago.
  • Ajuda a manter os olhos saudáveis.
  • Melhora o cérebro.
  • Ajuda a emagrecer.
  • É um anti-inflamatório.
  • Ajuda a desintoxicar o corpo.
  • Previne o alzheimer.
  • Combate o envelhecimento precoce.
  • Ajuda a combater o câncer.
  • Ajuda na perda de peso.
  • Promove a saúde do coração.
  • É ótimo para os ossos.
  • Controla pressão arterial.
  • Ajuda na digestão.
  • Ajuda a manter uma boa pele.
  • Alivia as dores musculares.
  • Controlar o colesterol.

Salada de Repolho Roxo

Ingredientes

  • 1 repolho roxo
  • 1 abacaxi
  • 1 pote iogurte natural
  • ½ lata de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de maionese
  • 1 limão
  • 1 ovo cozido azeite, sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

  • Corte o Repolho bem fininho e, depois, coloque-o em uma travessa.
  • Já o abacaxi deve ser cortado em cubinhos e distribuído sobre o Repolho.
  • Na sequência, bata no liquidificador o ovo cozido, o creme de leite, o sal, apimenta, o limão e também o iogurte.
  • Vá adicionando o azeite vagarosamente, até engrossar.
  • Depois de pronto, é só despejar em cima do Repolho e do abacaxi.
  • De preferência, sirva a salada gelada.

Dicas Para o Uso do Repolho:

  • Coloque o Repolho em um saquinho de plástico e armazene-o na geladeira (por 8 a 10 dias).
  • Quando cortada, a hortaliça perde nutrientes. Logo, faça o seu o consumo o mais breve possível.
  • Na hora da compra, selecione aquele cujo centro esteja claro e firme, e que não apresente manchas escuras na parte externa.

Então confira agora mais detalhadamente Os 20 Benefícios do Repolho Para Saúde:

Benefícios do Repolho:

Benefícios do Repolho Para Controlar o Colesterol: Os componentes relacionados a fibra em Repolho benefícios fazem um trabalho melhor de ligação juntamente com os ácidos biliares no trato digestivo, quando eles foram cozidos no vapor. Quando este processo de vinculação ocorre, é mais fácil para os ácidos biliares ser excretado, e o resultado é uma redução de seus níveis de colesterol. Repolho cru ainda tem a capacidade de baixar o colesterol, mas não tanto quanto no vapor. Os investigadores agora percebem que diferentes tipos de Repolho (vermelho, verde e Savoy) contêm diferentes padrões de glucosinolatos. Esse novo conhecimento significa que seus benefícios de saúde mais amplos de Repolho são susceptíveis de vir da inclusão de todas as variedades em sua dieta.

Repolho em geral — mas também a couve lombarda em particular — acaba por ser uma fonte particularmente boa de sinigrin. Sinigrin é um dos Repolho. Glicosinolatos que tem recebido atenção especial na pesquisa de prevenção do câncer. O sinigrin em Repolho pode ser convertida em isotiocianato de alilo, ou AITC. Este composto isotiocianato mostrou propriedades preventivas em relação ao câncer de bexiga, câncer de mama e câncer de próstata.

Benefícios do Repolho Para Dores Musculares: Quando certas bactérias fermentam os açúcares em Repolho, como durante o cozimento de chucrute, o ácido láctico é liberado. Não é o composto mais fácil de encontrar em uma dieta, mas tem sido mostrado para reduzir a dor muscular e dores, por isso, de alguma maneira, o Repolho podem ajudar alívio da dor e dor muscular, dependendo de como ele é preparado.

Benefícios do Repolho Para Saúde da Pele: A grande quantidade de agentes antioxidantes no Repolho (como as antocianinas, vitamina C, vitamina A, manganês) ajuda a minimizar os sinais de envelhecimento. Os radicais livres também estão associados ao surgimento de rugas e manchas senis.

Benefícios do Repolho Para Saúde do Aparelho Digestivo: Estabelecida uma pesquisa em saúde é o papel do suco de couve em ajudar a curar úlceras de estômago (chamadas úlcera péptica), mas estudos mais recentes sobre o Repolho já mostrou os benefícios de saúde  em geral deste alimento para o estômago e aparelho digestivo como um todo.

Estudos atuais torná-los claro que Repolho contém uma variedade de nutrientes de benefício potencial para o nosso estômago e intestinais forros. Estes nutrientes incluem Glicosinolatos (e os isotiocianatos anti-inflamatórios ou EIC fez deles), antioxidantes polifenóis e a substância aminoácido chamado glutamina. No caso do EIC, trato digestivo benefícios incluem regulamentação adequada das populações bacterianas de Helicobacter pylori dentro do estômago.

Benefícios do Repolho Para Pressão Arterial: A presença de potássio no Repolho também torna uma ótima maneira de proteger-se da pressão arterial elevada, o que aumenta o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. O potássio é um vasodilatador, o que significa que ele abre os vasos sanguíneos e facilita a fluxo de sangue, por isso não está sendo forçada de uma forma de indução de estresse através de artérias e veias apertado. No geral, o Repolho é um grande escudo contra muitos tipos de condições perigosas!

Benefícios do Repolho Para os Ossos: O cálcio, o fósforo, o magnésio e a vitamina K são os responsáveis pelos benefícios do Repolho para a saúde dos ossos. O cálcio e o fósforo são minerais básicos da matriz óssea. Já o magnésio age estimulando a calcitonina (hormônio que mobiliza o cálcio do sangue para ser fixado nos ossos) e convertendo a vitamina D em sua forma ativa (que promove a absorção de cálcio intestinal). A vitamina K participa do processo de carboxilação da osteocalcina, uma proteína não colagenosa, produzida pelos osteoblastos (células que promovem a formação óssea).

Benefícios do Repolho Para Saúde do Coração: Você pode contar com Repolho para fornecer seu sistema cardiovascular com o valioso apoio na forma de redução do colesterol. Pesquisadores entendem exatamente como este processo ocorre. Seu fígado usa colesterol como um bloco de construção básico para a produção de ácidos biliares. Os ácidos biliares são moléculas especializadas que auxiliam na digestão e na absorção de gordura através de um processo chamado emulsificação.Estas moléculas são geralmente armazenadas no formulário líquido em sua vesícula, e quando você come uma refeição contendo gordura, se lançam para o intestino, onde eles ajudam prontos a gordura para interação com enzimas e eventual absorção no corpo.

Quando você come malefícios do Repolho, nutrientes relacionados com fibra neste ligamento vegetal crucífero juntamente com alguns dos ácidos biliares no intestino de modo que eles simplesmente permanecer dentro do intestino e passam fora do seu corpo em um movimento de entranhas, ao invés de ficar absorvido juntamente com a gordura eles têm emulsionado. Quando isso acontece, seu fígado precisa substituir os ácidos biliares perdidos pelo desenho na sua oferta existente de colesterol, e como resultado, cai o seu nível de colesterol. O Repolho lhe proporciona este benefício de colesterol seja cru ou cozido.

No entanto, um estudo recente demonstrou que a capacidade de baixar o colesterol do Repolho cru melhora significativamente quando ele é cozido no vapor. Na verdade, quando a capacidade de baixar o colesterol de Repolho cozido no vapor foi comparada com a capacidade de baixar o colesterol de colestiramina de drogas da prescrição (um medicamento que é tomado com a finalidade de redução de colesterol), Repolho limite 17% como muitos ácidos biliares (baseados em um padrão de comparação envolvendo fibra dietética total).

Benefícios do Repolho Para Perda de Peso: O Repolho é frequentemente recomendada para pessoas que querem perder peso de forma saudável. Isto porque além de ser embalado com tantas benéficas vitaminas, minerais e outros nutrientes, é uma opção de dieta saudável para as pessoas que querem perder peso. Isto porque ele provoca bastante enchimento, uma vez que tem altos níveis de fibra, que adicionam volume às entranhas. No entanto, o Repolho é extremamente baixo em calorias, apenas 33 calorias em uma xícara de Repolho cozido. Portanto, as pessoas podem ir na dieta popular “sopa de Repolho” e comer muita comida para se manter saudável, sem ganhar excesso de peso!

Benefícios do Repolho Para Combater o Câncer: Uma boa parte da defesa antioxidante do organismo é proporcionada por nutrientes da dieta. O Repolho é um alimento que contém um grande aporte de compostos com capacidade antioxidante, como a vitamina C, o manganês e as antocianinas. O estresse oxidativo, condição em que os agentes oxidantes superam as defesas antioxidantes, está relacionado com o desenvolvimento de vários tipos de câncer. Os radicais livres podem provocar mutações no DNA, fazendo com que haja uma proliferação celular desenfreada.

Os benefícios do Repolho contra o câncer também são decorrentes da presença de glucosinolatos, que no nosso corpo podem ser transformados em isotiocianatos. Estas moléculas ajudam a prevenir o surgimento de tumores na mama, próstata, cólon e bexiga. O mecanismo de ação anticâncer dos isotiocianatos parece envolver o controle de processos inflamatórios e/ou uma melhor desintoxicação do organismo. Vale destacar que a inflamação crônica é um fator de risco para a ocorrência de câncer e que as antocianinas também têm ação anti-inflamatória.

Benefícios do Repolho Para Combater o Envelhecimento: Como já foi mencionado, o Repolho tem uma riqueza de diferentes fontes de antioxidantes, incluindo a vitamina C, antocianinas, enxofre e outras fontes de menor dimensão, uma vez que é um vegetal crucíferos. Os antioxidantes desempenham um importante papel na saúde da pele e a tonificação geral e a melhoria do corpo em resposta ao processo de envelhecimento. Os radicais livres podem ser uma causa subjacente de rugas, descoloração da pele, manchas e muitas outras condições. Portanto, os antioxidantes que você ganha por comer Repolho pode causar uma reviravolta em seus processos de envelhecimento, deixando você sentir e olhar saudável e jovem!

Benefícios do Repolho Para Prevenir o Alzheimer: O mal Alzheimer tem sido relacionado com o avanço da idade e o estresse oxidativo. Estudos indicam que a atividade antioxidante das antocianinas ajuda a evitar esta doença degenerativa. A vitamina K também tem sido associada à prevenção Alzheimer, pois participa da síntese de esfingolipídeos, lipídeos que são constituintes da bainha de mielina (envoltório que protege os neurônios).

Benefícios do Repolho Para Desintoxicar o Corpo: O Repolho atua como uma bom desintoxicante também, o que significa que purifica o sangue e remove as toxinas, principalmente radicais livres e o ácido úrico, que são as principais causas de reumatismo, artrite, cálculos renais, doenças de pele e eczema. Este efeito desintoxicante de couve é devido ao elevado teor de vitamina C e de enxofre.

Benefícios do Repolho Como Anti-inflamatório: Sem ingestão suficiente de nutrientes anti-inflamatórios, regulamento do nosso sistema inflamatório pode ficar comprometido, e podemos experimentar o problema da inflamação crônica. Especialmente quando combinadas em conjunto com o estresse oxidativo, inflamação crônica é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer. As antocianinas encontradas no Repolho roxo são compostos anti-inflamatórios bem documentados e fazem do Repolho vermelho um alimento anti-inflamatório destaque por este motivo. No entanto, todos os tipos de Repolho contêm quantidades significativas de polifenóis que fornecem benefícios anti-inflamatórios.

Benefícios do Repolho Para Emagrecer: Como vimos, tanto o Repolho branco como o roxo são pouco calóricos e muito nutritivos, uma ótima opção de alimento a ser incluído em seu plano de reeducação alimentar. Existe até uma famosa dieta da sopa que é feita com a hortaliça. A presença de fibras proporciona uma sensação de saciedade, o que evita uma ingestão demasiada de comida ao longo do dia.

Benefícios do Repolho Para Saúde do Cérebro: Não vamos esquecer que o Repolho é um alimento para o cérebro muito poderoso! A presença de vitamina K e antocianinas dentro de Repolho pode dar um forte impulso para a função mental e concentração. Estes são encontrados principalmente no Repolho vermelho. A vitamina K tem sido bem pesquisado, embora seja muitas vezes chamado de “vitamina esquecida”.

A vitamina K é essencial na produção de esfingolipídeos, a bainha de mielina em torno em torno de nervos. Este envolvimento é o que protege os nervos de danos e degradações. Portanto, o consumo de vitamina K pode melhorar a sua defesa contra a degeneração neuronal, doença de Alzheimer e demência. Além disso, as antocianinas presente no Repolho são uma área atual da investigação, mas as primeiras indicações apontam para que seja a mais poderosa fonte de antioxidantes do que a vitamina C.

O Repolho Roxo tem ainda mais tipos de antocianinas do que Repolho normal. Parece também que a absorção de nutrientes não é limitada por qualquer coisa e que as pessoas podem comer tanto Repolho como eles querem, pois continuam a acumular antioxidantes, que ajudam a combater doenças, reduzir as chances de câncer, melhorar o sistema nervoso e aumentar o cérebro função.

Benefícios do Repolho Para Saúde dos Olhos: O Repolho é uma rica fonte de betacaroteno. Muitas pessoas, especialmente à medida que envelhecem, consomem o Repolho por sua capacidade de prevenir a degeneração macular e, geralmente, promover a boa saúde ocular e o atraso da formação de catarata. Betacaroteno também tem sido positivamente ligada as chances reduzidas de câncer de próstata , que é um bônus extra em cima dos outros efeitos anticancerígenos de Repolho!

Benefícios do Repolho Para Saúde do Estômago: Comer Repolho previne doenças de estômago que afligem uma grande quantidade de pessoas pelo mundo. Como vimos, os glucosinolatos presentes no Repolho são convertidos a isotiocianatos. Pesquisas revelam que tais compostos auxiliam no controle da população bacteriana deHelicobcater pylori. Estes micro-organismos ajudam a eliminar o muco protetor que reveste as paredes estomacais, o que deixa o órgão em contato com seus ácidos, provocando gastrites e até mesmo úlceras.

Benefícios do Repolho Para o Sistema Imunológico: O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso organismo de doenças. Os Repolhos, sobretudo as variedades roxas, são excelentes fontes de vitamina C, que impulsiona a atividade das células brancas do sangue, principais células desse sistema de defesa. Ademais, o nutriente é um ótimo agente antioxidante, ajudando a evitar também inúmeras doenças provocadas pelos danos oxidativos.

Precauções Sobre o Repolho:

Em geral, o consumo de Repolho não promove muitos efeitos colaterais, mesmo em doses “medicinais”, isto é, quantidades um pouco mais significativas para se experimentar mais dos benefícios do Repolho para a saúde. Apesar de não haver evidências que restrinjam seu consumo como remédio, é preferível que mulheres grávidas os comam com moderação. Já as lactentes não devem consumi-los, pois existem indícios de que eles provocam cólicas nos bebês. O consumo de Repolho, bem como dos demais membros da família Brassicaceae (couve-flor, brócolis, etc), pode afetar a absorção de iodo, o que prejudica especialmente os portadores de problemas de tireoide.

Essas pessoas até podem comer a hortaliça, mas sem exageros. O Repolho pode aumentar a metabolização hepática de alguns medicamentos, o que diminui a eficácia dos mesmos. Consulte seu médico para saber se suas medicações são passíveis de decomposição pelo fígado. Exemplos são: digoxina, propranolol, haloperidol, entacapona, paracetamol, atorvastatina, lovastatina, oxazepam, diazepam dentre tantos outros. O Repolho também diminui a eficácia da varfarina e outros anticoagulantes. As folhas são ricas em Vitamina K, que tem propriedades anti-hemorrágicas (estimulam a coagulação).

Sair da versão mobile