Dicas de Saúde

Erva Doce ajuda a prevenir a anemia, melhora a digestão: veja os 12 benefícios

Por Alan Costa, em 19/07/2017 (atualizado em 29/10/2021)
erva doce 1 1

A Erva Doce é muito utilizada não só no chá, mas também na indústria cosmética e é extremamente comum algum produto ter o cheiro desta erva, que é uma das favoritas no Brasil.

A variedade é grande: são cremes para o corpo, para as mãos, para o rosto, xampus, condicionadores, perfumes, etc. Seu consumo ajuda a combater a tosse, prevenir o mau hálito e, para mulheres em fase de amamentação, o chá ajuda na produção de leite, ajudando ainda a prevenir a cólica dos bebês.Isso é importante pois a baixa produção de ácido clorídrico (ácido gástrico) prejudica o funcionamento do organismo. É um distúrbio conhecido como hipocloridria. A Erva Doce, também conhecida funcho e finocchio, é uma espécie de herbácea aromática comestível utilizada na culinária, em perfumaria e como aromatizante de bebidas. A Erva Doce ajuda a reduzir os gases, o inchaço e melhora a digestão.

Os Benefícios da Erva Doce Para Saúde:

  • A Erva Doce ajuda a diminuir a reabsorção do colesterol;
  • A Erva Doce ajuda a aumentar a apetite;
  • A Erva Doce ajuda na produção de células vermelhas do sangue;
  • Erva Doce ajuda a maximizar a capacidade do organismo na absorção de Ferro;
  • Erva Doce contém vários nutrientes, que podem ajudar a melhorar a visão;
  • A Erva Doce ajuda evitar que as feridas se transformem em sépticos;
  • A Erva Doce controla o diabetes e modula os níveis de estresse;
  • A Erva Doce apresenta propriedades anti-inflamatórias fortes;
  • A Erva Doce ajuda a manter a frequência cardíaca equilibradas
  • A Erva Doce tem um efeito calmante sobre o intestino;
  • A Erva Doce controla a formação e a acumulação de muco;
  • A Erva Doce relaxa os intestinos, músculos e nervos.

A Erva Doce age ainda como relaxante, vermífugo, antirreumático, relaxante muscular, antiespasmódica, expectorante, tônico, cicatrizante, calmante natural, diurético, sudorífico, galactagogo, antidispéptico e estimulante, e sua composição é formada por Vitamina A, B e Vitamina C, fibras, Sódio, Ferro, Potássio, Cálcio, Zinco, Cobre, água e glúcidos. Então, confira Os 12 Benefícios da Erva Doce Para Saúde:

Benefícios da Erva Doce:

Benefícios da Erva Doce Para o Colesterol: A absorção do colesterol nas artérias é impedida pela ação da ligação das fibras com os sais biliares. A fibra presente na Erva Doce diminuem a reabsorção do colesterol, evitando assim quaisquer doenças relacionadas com o coração.

Benefícios da Erva Doce Para Aumentar o Apetite: O óleo de Erva Doce pode ser um belo aperitivo, sendo que ele ajuda a aumentar a apetite. Então, se você acha que não está sentindo fome quando necessário, você deve consumir o óleo de Erva Doce.

Benefícios da Erva Doce Para os Glóbulos Vermelhos: A produção de glóbulos vermelhos é reforçada pelo consumo de Erva Doce. Pois o Cobre, que é exigido pelo organismo para a produção de células vermelhas do sangue, está presente na Erva Doce.

Benefícios da Erva Doce Para Prevenção da Anemia: A deficiência do Ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns e a principal causa da anemia. Alimentos ricos em Vitamina C, como a Erva Doce, ajudam a maximizar a capacidade do organismo na absorção de Ferro.

Benefícios da Erva Doce Para a Saúde dos Olhos: A Erva Doce contém vários nutrientes, que podem ajudar a melhorar a visão. Os antioxidantes e aminoácidos da Erva Doce rejuvenesce os olhos, evitando a degeneração macular.

O suco de Erva Doce, quando aplicado no olho, pode reduzir a irritação nos olhos e fadiga. Os flavonoides presentes na Erva Doce são muito úteis na prevenção do estresse oxidativo, o que ajuda a prevenir a degeneração macular.

Benefícios da Erva Doce Como Antisséptico: A Erva Doce contém muitos produtos químicos, que apresentam características antissépticas e bactericidas. E o óleo de Erva Doce ajuda evitar que as feridas se transformem em sépticos. Além de prevenir o tétano e outras infecções pós-cirúrgicas também.

Benefícios da Erva Doce Para o Crescimento: O Zinco, encontrado na Erva Doce, desempenha um papel fundamental em muitas funções biológicas, tais como o crescimento físico, reprodução, controle de diabetes, modulação dos níveis de estresse, resistência imunológica, apetite e a digestão.

Benefícios da Erva Doce Para Reduzir as Inflamações: O bulbo da Erva Doce apresenta propriedades anti-inflamatórias fortes. Se você tiver alguma inflamação interna ou externa, o bulbo de Erva Doce cura ambas as condições. Este alimento mágico contém anetol, que serve como um flavonoide anti-inflamatório muito forte. Ele cura facilmente a inflamação causada em humanos sem causar quaisquer efeitos colaterais.

Benefícios da Erva Doce Para a Pressão Arterial: Hoje em dia, quando as pessoas enfrentam tensões no seu dia-a-dia, é muito importante manter a pressão arterial e manter a frequência cardíaca equilibradas. A Erva Doce ajuda muito nesse processo, pois o teor de Potássio ajuda na manutenção da pressão sanguínea e, consequentemente, a frequência cardíaca também é mantida.

Benefícios da Erva Doce Para a Digestão: A Erva Doce tem um efeito calmante sobre o intestino, pois as propriedades antiespasmódicas da Erva Doce pode reduzir as cólicas intestinais, o inchaço e a flatulência. Os óleos presentes no sumo da Erva Doce estimulam a secreção de suco digestivo, reduzindo a inflamação do estômago.

O seu suco também melhora a absorção de nutrientes dos alimentos que comemos, e ainda equilibra o trato digestivo, promovendo movimentos intestinais regulares. A Erva Doce também reduz as bactérias ruins e aumenta as boas bactérias no intestino.

Benefícios da Erva Doce Para o Sistema Respiratório: A Erva Doce é uma fonte rica de cineol que é um agente ativo, que potencialmente limpa os bloqueios nasais. Sendo assim, uma benção para pessoas que sofrem de congestionamento, asma e bronquite. O cineol limpa, controla a formação e a acumulação de muco na passagem nasal e do peito, facilitando a respiração.

Benefícios da Erva Doce Antiespasmódico: Os espasmos são contrações violentas e involuntárias dos órgãos, do trato respiratório, intestinos, músculos e nervos. Ela pode levar a tosse crônica, dor aguda e inflamações.

Os casos graves de espasmos pode levar a desmaios e até mesmo a morte. O óleo de Erva Doce é um agente antiespasmódico ativo, que relaxa os intestinos, músculos e nervos. Ele oferece alívio imediato aos espasmos.

Sair da versão mobile