Dicas de Saúde

Azeitona é bom para a digestão, pele, trata inflamações: veja os 11 benefícios

azeitona 3

A Azeitona é o fruto da oliveira (Olea europaea) e é um alimento bastante conhecido e apreciado, sendo utilizada em pizzas, tortas, recheios de sanduíches naturais e em diversas receitas. Além de saborosa, a Azeitona possui muitas propriedades benéficas à nossa saúde. Composta por cerca de 75% de ácido oleico, a Azeitona é uma “gordura boa” e ajuda no controle do LDL, o “colesterol ruim”.

Azeitona

A Azeitona não são originária da América. Os colonos espanhóis trouxeram a Azeitona para o Mundo, onde seu cultivo prosperou no atual Peru e Chile. As primeiras mudas de Espanha foram plantadas em Lima por Antonio de Rivera em 1560. O cultivo de oliveiras rapidamente se espalhou pelos vales da costa seca do Pacífico da América do Sul, onde o clima era semelhante ao Mediterrâneo. Os missionários espanhóis estabeleceram a árvore no século 18 na Califórnia.

Foi cultivada pela primeira vez na missão San Diego de Alcalá em 1769 ou mais tarde por volta de 1795. Os pomares foram iniciados em outras missões, mas em 1838, uma inspeção encontrou apenas dois pomares de oliveiras na Califórnia. O cultivo para o petróleo tornou-se gradualmente um empreendimento comercial bem sucedido a partir da década de 1860.

No Japão , o primeiro plantio bem-sucedido de oliveiras aconteceu em 1908 na Ilha de Shodo , que se tornou o berço do cultivo da oliveira. Cerca de 865 milhões de oliveiras estão no mundo hoje (a partir de 2005) e a grande maioria delas é encontrada nos países mediterrânicos, embora tradicionalmente as áreas marginais não representem mais de 25% da área plantada com Azeitona e 10 % De produção de petróleo.

Que se tornou o berço do cultivo de Azeitona. Cerca de 865 milhões de oliveiras estão no mundo hoje (a partir de 2005) e a grande maioria delas é encontrada nos países mediterrânicos, embora tradicionalmente as áreas marginais não representem mais de 25% da área plantada com Azeitona e 10 % De produção de petróleo. Que se tornou o berço do cultivo de Azeitona.

Cerca de 865 milhões de oliveiras estão no mundo hoje (a partir de 2005) e a grande maioria delas é encontrada nos países mediterrânicos, embora tradicionalmente as áreas marginais não representem mais de 25% da área plantada com Azeitona e 10 % De produção de petróleo. Então, confira os Benefícios da Azeitona Para Saúde: 

Benefícios da Azeitona Para Saúde: 

  • Benefício da Azeitona Para o Intestino
  • Benefício da Azeitona Para Saúde Digestiva
  • Benefício da Azeitona Para a Evitar Infartos e Derrames
  • Benefício da Azeitona Para Evitar o Alzheimer
  • Benefício da Azeitona Para Tratar a Osteoporose
  • Benefício da Azeitona Para Pele
  • Benefício da Azeitona Para Prevenir Câncer
  • Benefício da Azeitona Para Prevenir o Envelhecimento Precoce
  • Benefício da Azeitona Como Propriedades Medicinais
  • Benefício da Azeitona Para Combater Inflamação
  • Benefício da Azeitona Para Combater Estresse

Informação Nutricional:

Informação Nutricional da Azeitona: Quantidade por ( 100 g) grama: a Azeitona contêm:

NutrienteQUANTIDADE% VD*
Valor energético136.9kcal=5757%
Carboidratos4,1g1%
Proteínas1,0g1%
Gorduras saturadas2,3g10%
Gorduras monoinsaturadas8,3g
Gorduras poli-insaturadas1,0g
Fibra alimentar3,9g16%
Cálcio45,6mg5%
Manganês0,0mg0%
Magnésio3,9mg2%
Lipídios14,2g
Fósforo5,4mg1%
Ferro0,2mg1%
Potássio19,8mg
Cobre0,1ug0%
Zinco0,1mg1%
Sódio1347,2mg56%

* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades. Então, confira agora em detalhes Os 11 Benefícios da Azeitona Para Saúde:

Azeitona

Benefícios da Azeitona Para Saúde: 

Benefícios da Azeitona Para o Intestino: Os benefícios da Azeitona para a saúde intestinal são oferecidos pelo seu conteúdo de fibras, gordura monoinsaturada e vitamina E. As fibras insolúveis da Azeitona facilitam a evacuação, evitando dessa forma o acúmulo de resíduos gerados pelo processo digestivo, que prejudicariam este órgão e o corpo como um todo. Já a associação de ácidos graxos monoinsaturados e vitamina E ajudam a prevenir o câncer de cólon.

Benefícios da Azeitona Para Saúde Digestiva: Azeitona melhora a função do fígado e do intestino. Devido ao seu elevado teor de fibras, ajuda a limpar o cólon e combate a constipação. Todos estes efeitos resultam em uma melhor desintoxicação e excreção de toxinas do corpo com o consequente melhor funcionamento de todo o corpo.

O azeite também tem efeitos benéficos sobre a gastrite e úlceras. Os altos níveis de polifenóis protegem contra oito estirpes de bactérias causadoras de úlceras, três das quais são resistentes a alguns antibióticos. A Azeitona ativa a secreção de hormônios biliares e pancreáticos e reduz a formação de pedras na vesícula biliar.

Benefícios da Azeitona Para a Evitar Infartos e Derrames: A ingestão de Azeitona ajuda a prevenir doenças cardiovasculares por minimizar importantes fatores de risco para o desenvolvimento das mesmas. Suas gorduras monoinsaturadas, como o ácido oleico e o ácido palmitoleico, aumentam os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuem o de colesterol ruim (LDL). A fibra solúvel do fruto também reduz o colesterol. A oleuropeína evita a oxidação do LDL justamente por suprimir os níveis de óxido nítrico (uma molécula bastante reativa). Vale destacar que essa ação antioxidante frente ao colesterol também pode ser desempenhada pelo ácido oleico.

Estudos mostram que as Azeitona têm ação anti-hipertensiva. O ácido oleico ainda ajuda a controlar a pressão arterial pois modifica as cascatas de sinalização associadas a Proteínas G (um receptor encontrado na membrana celular). Os benefícios da Azeitona como anti-inflamatório também garantem um efeito protetor ao sistema cardiovascular.

Os polifenóis da Azeitona reduzem os níveis de Proteínas C reativa, um marcador inflamatório, em pacientes cardíacos. A associação de fatores como o excesso de colesterol no sangue, oxidação das partículas de LDL e hipertensão podem resultar na aterosclerose, um quadro inflamatório que leva a formação de placas que obstruem o fluxo sanguíneo das artérias, gerando infartos e derrames.

Benefícios da Azeitona Para Evitar o Alzheimer: Uma pesquisa feita concluiu que o composto Oleuropeína pode ser um aliado contra o Alzheimer. No estudo, os pesquisadores usaram este composto da Azeitona para tratar células humanas propícias ao desenvolvimento do complexo proteico beta-amiloide.

Na doença de Alzheimer, a produção de Proteínas amiloide aumenta de tal maneira que ela se acumula na forma de oligômeros, comprometendo as sinapses. Eles observaram que a oleuropeína estimulou a atividade de uma enzima (a MMP-9) nas células complexadas ao beta-amiloide, o que levou a uma diminuição dos oligômeros entre as mesmas.

Benefícios da Azeitona Para Tratar a Osteoporose: O índice de osteoporose também é menor em países do Mediterrâneo. Um estudo avaliou os impactos da dieta mediterrânea na pré e pós-menopausa. Os pesquisadores concluíram que esse tipo de dieta pode sim ajudar a prevenir a diminuição da densidade óssea nas mulheres. Estudos em animais também relatam que compostos existentes na Azeitona e no azeite evitam a perda óssea.

Benefícios da Azeitona Para Pele: Há também benefícios da Azeitona para a saúde da pele. A vitamina E é um ótimo hidratante. Sua atividade antioxidante ainda protege o órgão dos danos da radiação ultravioleta, prevenindo tanto o envelhecimento precoce como a ocorrência de câncer de pele. O ácido oleico também ameniza as rugas, promovendo a maciez da pele.

Benefícios da Azeitona Para Prevenir Câncer: O consumo da Azeitona está diretamente ligado à prevenção de doenças crônicas e não transmissíveis, possivelmente pelo aumento de consumo de compostos antioxidantes, que protegem nosso organismo dos carcinogênicos que entram em contato diariamente com nosso corpo, podendo causar a mutação de nossas células e formar, futuramente um câncer.

Benefícios da Azeitona Para Prevenir o Envelhecimento Precoce: As antocianinas, substâncias presentes n Azeitona, combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células, mantendo a saúde de todo o organismo.

Azeitona

Benefícios da Azeitona Como Propriedades Medicinais: A Azeitona possui propriedades adstringente, antioxidante, antifúngica, antibacteriana, antiviral, antialérgica, anti-inflamatória, diurética e controladora da glicose no sangue e na urina.

Benefícios da Azeitona Para Combater Inflamação: O consumo de Azeitona ajuda no controle de doenças tipicamente inflamatórias, como a artrite. Os compostos fenólicos responsáveis pelo sabor da Azeitona, como a oleuropeína e o oleocanthal, apresentam propriedades anti-inflamatórias. Pesquisas indicam que a oleuropeína pode reduzir a atividade do óxido nítrico sintase induzível (ou iNOS), uma enzima envolvida em inflamações. O oleocanthal apresenta ação semelhante aos fármacos da classe dos anti-inflamatórios não esteroides (AINES), como o ibuprofeno, pois inibe de maneira não seletiva a enzima cicloxigenase (ou COX), que também participa do mecanismo da inflamação do organismo.

Estes benefícios da Azeitona ainda podem ser explicados pela sua ação anti-histamínica, já que seus extratos conseguem bloquear os receptores de histamina do tipo H1. A histamina é uma molécula mediadora do processo inflamatório, e também de muita relevância para os quadros alérgicos.

Benefícios da Azeitona Para Combater Estresse: Azeitona são uma boa fonte de antioxidantes, Vitamina E e também contêm pequenas quantidades de minerais antioxidantes, como selênio e zinco. Estas propriedades antioxidantes nas Azeitonas ajudam a evitar problemas indesejados devido ao “estresse oxidativo”. “Estresse oxidativo” é uma situação na qual nossas células não são protegidas contra os danos potenciais do oxigênio, que leva a uma oferta insuficiente de nutrientes antioxidantes. Uma dieta rica em Azeitonas é a melhor defesa.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.