Doenças e Tratamentos

Principais Sintomas de Diabetes Tipo 1 que todos precisam ficar atentos

Por Alan Costa, em 21/07/2017 (atualizado em 10/11/2021)
diabetes tipo 1

O Diabetes Tipo 1 geralmente é diagnosticada em crianças e adultos jovens, e anteriormente era conhecida como diabetes juvenil. Apenas 5% das pessoas com diabetes apresentam essa forma de doença. No Diabetes Tipo 1, o organismo não produz insulina. O corpo quebra os açúcares e amidos que você come em um simples açúcar chamado glicose, que usa para energia. A insulina é um hormônio que o corpo precisa obter glicose da corrente sanguínea nas células do corpo. Com a ajuda de terapia com insulina e outros tratamentos, mesmo crianças pequenas podem aprender a gerenciar suas condições e viver vidas saudáveis ​​e longas.


Causas de Diabetes Tipo 1: 

O Diabetes Tipo 1 é uma condição auto-imune, o que significa que seu sistema imunológico ataca o tecido corporal saudável por engano. Neste caso, ele ataca as células do seu pâncreas. Seu pâncreas danificado é incapaz de produzir insulina. Portanto, a glicose não pode ser movida para fora da corrente sanguínea e para dentro das células.

A Diabetes Tipo 1 é muitas vezes hereditária (corre nas famílias), de modo que a reação auto-imune pode ser genética. Não se sabe exatamente o que desencadeia o sistema imunológico para atacar o pâncreas, mas alguns pesquisadores sugeriram que pode ser uma infecção viral. Se você tem um parente próximo – como um pai, irmão ou irmã – com Diabetes Tipo 1, você tem cerca de 6% de chance de também desenvolver a condição. O risco para as pessoas que não possuem um parente próximo com Diabetes Tipo 1 está abaixo de 0,5%.

Sintomas de Diabetes Tipo 1:

 Os sintomas típicos do Diabetes Tipo 1 são:

  • Sentir muita sede;
  • Passando urina com mais frequência do que o habitual, particularmente à noite;
  • Sentindo muito cansado;
  • Perda de peso e perda de massa muscular;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Fome frequente;
  • Fraqueza;
  • Nervosismo;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

Os sintomas do Diabetes Tipo 1 geralmente se desenvolvem muito rapidamente em jovens (em alguns dias ou semanas). Em adultos, os sintomas geralmente demoram mais para desenvolver (alguns meses). Estes sintomas ocorrem porque a falta de insulina significa que a glicose permanece no sangue e não é usada como combustível para energia.

Seu corpo tenta reduzir os níveis de glicose no sangue, eliminando o excesso de glicose na sua urina. É muito importante que o diabetes seja diagnosticado o mais rápido possível, porque ele irá piorar progressivamente se não for tratado.

Complicações de Diabetes Tipo 1:

Diabetes Tipo 1 pode causar sérios problemas de saúde a longo prazo. É a causa mais comum de perda de visão e cegueira em pessoas em idade de trabalhar. Todos com diabetes com idade igual ou superior a 12 anos devem ser convidados a exibir os olhos uma vez por ano para a retinopatia diabética .

Diabetes é a razão de muitos casos de insuficiência renal e amputação de membros inferiores. As pessoas com diabetes são até cinco vezes mais propensas a ter doenças cardiovasculares , como um acidente vascular cerebral , do que aquelas sem diabetes.

Tratamentos de Diabetes Tipo 1: 

Diabetes Tipo 1 não pode ser curado. O tratamento visa manter seus níveis de glicose no sangue o mais normal possível e controlar seus sintomas, para evitar problemas de saúde que se desenvolvam mais tarde na vida. Se você é diagnosticado com diabetes, você será encaminhado para uma equipe de cuidados com diabetes para tratamento e monitoramento especializados.

Como seu corpo não pode produzir insulina, você precisará de injeções de insulina regulares para manter seus níveis de glicose normais. Existem alternativas às injeções de insulina, mas são apenas adequadas para um pequeno número de pacientes.

Sair da versão mobile