Dicas de Saúde

10 Benefícios do Suco de Cajá – Para que Serve e Propriedades do Suco de Cajá!

Por Alan Costa, em 14/07/2017 (atualizado em 14/01/2020)

Os Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde. Além disso, o Suco de Cajá é rico em nutrientes que colaboram com a saúde e bem estar, beneficiando nosso organismo. O cajá é um fruto encontrado no Norte e no Nordeste do Brasil, sua origem natural é da América Central. É uma fruta em forma oval e cilíndrica, de até 10 cm, pode pesar até 100 gramas. Apresenta a casca lisa e fina, de cor alaranjada ou vermelha, tem sabor agridoce, polpa suculenta e de ótimo aroma, não é consumido ao seu natural.

O extrato das folhas e ramos do cajazeiro contém taninos elágicos, compostos fenólicos responsáveis pela característica adstringente do cajá. Os taninos são antissépticos que protegem a planta, sendo capazes de exercer controle sobre bactérias gram negativas e positivas.

Valor Nutricional do Suco de Cajá: O Suco de Cajá é uma grande fonte das vitamina A, B e C, trazendo para o organismo, inúmeros benefícios. A vitamina A, por exemplo, faz bem para a pele e mucosas, além de ser importante para a visão e ter capacidade funcional dos órgãos reprodutivos. Pode também ser útil para a prevenção da famosa TPM. A vitamina B, garante também a saúde da pele, regula o apetite, melhora o metabolismo do organismo e previne doenças do sistema nervoso. Já a vitamina C, a mais conhecida pela maior parte da população é uma fruta antioxidante trabalha no combate dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento e pelo câncer, além de prevenir resfriados e gripe. Então, confira Os 10 Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde:

Benefícios do Suco de Cajá Para Prevenir a Anemia: O Suco de Cajá é uma grande fonte de ferro, que ajuda a prevenir a anemia. A doença reduz consideravelmente o número de células vermelhas e saudáveis no sangue, dificultando a circulação e a distribuição de oxigênio para os órgãos. A principal característica da anemia é a fraqueza e a fadiga, para isso, é indicado o consumo de alimentos ricos em ferro e de preferência, combinados com a vitamina C, aumentando a absorção do mineral.

Benefícios do Suco de Cajá Para Perda de Peso: O Suco de Cajá pode ser um amigo que lhe aproximará da boa forma que você tanto deseja. Sim, o Suco de Cajá pode ajudar você a emagrecer. A fruta é rica em fibras, e estas assumem um papel importante, pois possibilitam o funcionamento regular do intestino, contribuindo para que você elimine as toxinas indesejáveis do corpo.

O Suco de Cajá pode proporcionar sensação de saciedade, o que evitará que você consuma porções de comida com excesso calórico, assim respeitando as suas necessidades. A sensação de saciedade é muito importante no processo de perda de peso, pois os casos de ansiedade e compulsão alimentar são mais comuns que imaginamos.

Benefícios do Suco de Cajá Por ser Rico em Beta Carotenos: O Suco de Cajá é uma fonte rica de carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-criptoxantina nada mais é que uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A. Reconhecer os carotenoides entre os benefícios do Suco de Cajá é destacar a ação eficiente para a saúde no crescimento dos ossos, visão, além de aumentar a imunidade por meio do desenvolvimento de células brancas do sangue. Vale ressaltar que o beta-criptoxantina é um carotenoide solúvel em gordura.

Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde dos Ossos: O fornecimento regular de Cálcio prepara seus ossos para diferentes adversidades, eles podem melhor responder aos estímulos, e a possibilidade de torções e lesões é reduzida significativamente. A vitamina A também apoia o estado saudável dos ossos de seu corpo. Mais um dos benefícios do Suco de Cajá é auxiliar no combate à osteoporose.

Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde Bucal: Um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes, o Cálcio pode ser encontrado em abundância no Suco de Cajá. Adotar uma dieta equilibrada contando com a presença dessa fruta pode ser o diferencial que você esperava para ter ossos mais saudáveis e um sorriso que evidencia toda sua saúde.

Benefícios do Suco de Cajá Para Combater os Radicais Livres: O Suco de Cajá é responsável por dar um “up” na nossa saúde cardiovascular. Extremamente rico em vitamina C, essa substância age como antioxidante natural, protegendo o organismo dos radicais livres e prevenindo as doenças cardiovasculares como o AVC, derrame, infarto, por exemplo.

Benefícios do Suco de Cajá Para Hipertrofia Muscular: Os melhores nutrientes responsáveis por auxiliar na atuação das moléculas de ATP são encontrados no Suco de Cajá. O Suco de Cajá é repleto de Fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular, ou seja, ao ser incorporada na dieta ela pode ser muito eficiente para hipertrofia e ganho de Massa Muscular, já que contribui com a saúde dos músculos.

Benefícios do Suco de Cajá Para Prevenir a TPM: O Suco de Cajá pode assumir um papel importante sobre os hormônios femininos. Sabemos que o ciclo menstrual é repleto de variações de humor, e o Suco de Cajá aparece como fonte de vitamina A,B, C e muitos minerais importantes. A combinação de nutrientes contida na fruta pode reduzir as oscilações de humor comuns nos períodos de TPM.

Benefícios do Suco de Cajá Para Prevenir Doenças Cardiovasculares: O sistema cardiovascular pode ser um dos afetados pelos benefícios do Suco de Cajá, pois estudos identificaram a eficiência de antioxidantes contidos na fruta. As pesquisas demonstraram que o cajá é naturalmente rico em antioxidantes, se comparados a medicamentos destinados a tratamentos do coração. Ainda foi possível descobrir que a fruta é capaz de reduzir os níveis de colesterol total.

Benefícios do Suco de Cajá Para Prevenir a Osteoporose: O Suco de Cajá possui muitos princípios ativos como o Cálcio, magnésio, potássio, minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos. O potássio também apresenta melhorias na nossa saúde circulatória, ajudando na circulação sanguínea e prevenindo o entupimento de artérias.

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