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Os 10 Benefícios da Cafeina Para Saúde

Cafeina

Os Benefícios da Cafeina Para Saúde são diversos. Além disso, A cafeína é uma substância de alto potencial ergogênico, desde que ela seja usada corretamente. Entre todas as substâncias tidas como estimulantes, com toda a certeza é a cafeína a mais usada. Seja na sua forma in natura, através do bom e velho café, ou então, através de cápsulas ou pós manipulados.

Independentemente de qual a forma, a cafeína é amplamente usada em diversas situações. Mas como em qualquer situação que envolva a ingestão de certas substâncias para a melhora da disposição, precisamos entender como ela funciona e tomar cuidado com os efeitos adversos.

Beneficios da CafeinaA cafeína é um estimulante utilizado para fornecer aporte concentrado de energia. Um de seus objetivos é combater a fadiga estimulando o sistema nervoso central. Esta substância presente em bebidas, alimentos e em muitos suplementos estimulantes e para perda de peso é uma das mais ingeridas no mundo.

Valor Nutricional da Cafeina: O grão de café verde possui além de uma grande variedade de minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares como sucrose e glicose. Adicionalmente o café também possui uma vitamina do complexo B, a niacina e, em maior quantidade que a cafeína, os ácidos clorogênicos, de 3 a 5 vezes mais. Apenas a cafeína é termo-estável, isto é, não é destruída com a torrefação excessiva.

As demais substâncias, como aminoácidos, açúcares, lipídeos, niacina e os ácidos clorogênicos, são preservadas, formadas ou mesmo destruídas durante o processo de torra. O café com a torra ideal é aquele que possui a cor marrom, tipo chocolate (marrom claro ou marrom escuro), pois este preserva as substâncias benéficas para a saúde.

Informação Nutricional do Café, infusão 10% Quantidade 100 gramas:  Água (%) 97,4 Calorias (Kcal) 9 Proteína (g) 0,7 Carboidratos(g) 1,5 Fibra Alimentar (g) n/a Colesterol (mg) n/a Lipídios (g) 0,1 Ácido Graxo Saturado (g) * Ácido Graxo Mono insaturado (g) * Ácido Graxo Poli insaturado (g) * Cálcio (mg) 3 Fósforo (mg) 9 Ferro (mg) traços Potássio (mg) 156 Sódio (mg) 1 Vitamina B1 (mg) * Vitamina b2 (mg) * Vitamina B6 (mg) * Vitamina B3 (mg) *

Cafeína Tem Efeito Termogênico: A cafeina tem efeito termogênico , o que significa que o metabolismo aumenta e você passa a queimar mais calorias, especialmente durante exercícios físicos.

Benefício da Cafeina Para Perder Peso: A cafeina promove a lipólise, levando o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia isso significa que quando mais queima gordura mais você perder peso.

Benefícios da Cafeína Para Saúde Ocular: A cafeína protege contra o espasmo da pálpebra e pode proporcionar proteção contra cataratas.

Benefício da Cafeina Para Desempenho Muscular: A cafeina atua na mobilização do cálcio muscular, promovendo a duração da contração muscular, o que favorece o desempenho em exercícios de alta intensidade e de curta duração

Benefício da Cafeina Para Depressão: A cafeína pode agir como um antidepressivo leve, o que melhora seu humor quase que automaticamente. Isso porque ela aumenta a produção de certos neurotransmissores no cérebro, tais como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Benefício da Cafeina Para Combater Sonolência: A Cafeina também ajuda a se manter acordado quando preciso, tipo quando você precisa terminar um longo projeto ou fazer aquela prova às nove da manhã. Ela bloqueia a adenosina química, responsável pela sonolência, e é por isso que devemos evitar qualquer coisa que tenha cafeína por, pelo menos, seis horas antes de dormir.

Beneficio da Cafeina Para Cérebro: A cafeína é boa para o seu cérebro. Ela provoca a liberação de dopamina, o químico do cérebro que estimula a área da matéria cinzenta. Isso novamente é responsável pelo alerta, resolução de problemas e pressão, tornando o seu cérebro ativo e mais nítida.

Benefício da Cafeina na Prevenção de Doenças: Alguns estudos ainda afirmam que a cafeína pode diminuir o risco de desenvolvermos certas doenças, como Parkinson, Alzheimer e até mesmo gota.

Benefício da Cafeina Para Combater a Enxaqueca: A cafeína pode aumentar a eficácia da absorção gastrointestinal à analgésicos. Desta forma, é benéfico para pacientes com enxaqueca e medicamentos de dor de cabeça.

Malefícios da Cafeína: Se o consumo de cafeína for excessivo, pode-se sofrer de:

A moderação do consumo depende do grau de tolerância de cada um. O fato de tomar uma xícara de café não é viciante, mas quanto mais você consome, mais você vai necessitar conseguir esse efeito energético que se espera da cafeína. Devemos acrescentar que deixar de ingerir cafeína em grandes quantidades pode causar sintomas de abstinência, dor de cabeça e tristeza.

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Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiência Clínica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

4 comentários

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