Olho de Peixe: o que é, quais as causas, como prevenir, sintomas e tratamentos
O Olho de Peixe é um tipo de verruga que pode surgir na planta dos pés que é causada pelo vírus HPV, quando este entra em contato com a pele. O Olho de Peixe é muito semelhante a um calo que pode dificultar o caminhar devido a dor ao pisar sobre o Olho de Peixe e o seu tratamento pode ser feito usando loções que removem a camada mais externa da pele.
É fácil reconhecer um Olho de Peixe quando ele surge, até porque assim que o Olho de Peixe aparece, já causa incômodos.
Causas do Olho de Peixe:
O Olho de Peixe é uma lesão causada pelo HPV, e esta pequena infecção se instala quando o Papiloma Vírus entra em contato direto com a pele, fazendo com que ela apresente as deformidades do Olho de Peixe. Os pontinhos pretos que se formam no centro dos calos amarelados nada mais são do que sangue acumulado de vasos sanguíneos que se romperam com o acúmulo da pele morta no Olho de Peixe.
O Olho de Peixe também precisa ter um ponto de entrada para dentro da pele do pé, como rachaduras na pele seca; cortes ou arranhões; pele molhada, amolecida, frágil por estar na água por muito tempo, por exemplo (ficar muito tempo correndo com tênis molhado também). Considerando a forma de infecção do Olho de Peixe, as formas mais eficazes de evitar o Olho de Peixe é saber onde você está colocando suas mãos ou seus pés
Sintomas do Olho de Peixe:
Os sintomas do Olho de Peixe são:
- A lesão geralmente é pequena, carnuda, áspera de crescimento granulado, localizada na parte inferior do seu pé.
- Algumas verrugas tem “spots” sobre a pele, que são pontinhos pretos, que comumente são chamados de sementes de verrugas, mas são realmente pequenos vasos de sangue coagulados.
- Dor ou sensibilidade ao caminhar ou ficar em pé.
Tratamento Para o Olho de Peixe:
Existem vários tratamentos para o Olho de Peixe, mas, sem dúvida, o melhor e mais definitivo tratamento para o Olho de Peixe é o tratamento cirúrgico. Isso é porque é a única forma de remover as saliências ósseas que surgiram após o uso de sapatos estreitos ou desconfortáveis. Se você não quer recorrer a esta solução, outra muito popular é esfoliar o Olho de Peixe.
Antes e após o tratamento do Olho de Peixe, é recomendável usar os sapatos mais confortáveis e largura que você tem à sua disposição, desta forma você vai evitar a área apertar e não reaparecer novamente ou que afronta. Você pode tomar alguns implantes de silicone pequenas para evitar que os dedos de fricção e incomoda.
Como Prevenir o Olho de Peixe:
- Evite andar descalço especialmente em locais públicos e úmidos como piscinas e vestiários de clubes e academias.
- Evite usar sapato emprestado de outras pessoas.
- Não use sapatos sem meia.
- Se aparecer um Olho de Peixe não fique cutucando com a mão, já que isso pode fazer com que o Olho de Peixe espalhe.
- Se tem alguém em casa com Olho de Peixe evite contaminação de outras pessoas não deixando essa pessoa sem meia e colocando spray de liso-forme nos sapatos depois de usar. Evite também banhos coletivos sem proteção de curativos ou chinelos.
- Cuide bem da sua alimentação e da saúde como um todo já que a imunidade baixa é um fator que facilita a proliferação do Olho de Peixe.
- Se tiver com uma lesão dolorida no pé procure primeiro um médico antes de tratar. Apesar dos medicamentos contra verruga plantar serem vendidos sem necessidade de receita é melhor ter certeza do diagnóstico. Muitas vezes o Olho de Peixe pode ser confundido com calos ou com outras doenças que podem ser mais graves.
Obs: É importante saber que não deve ficar mexendo no Olho de Peixe, isto porque o Olho de Peixe poderá alastrar para outras áreas do corpo.