A fruta Noni (morinda citrifolia) é considerada um pouco misteriosa, tudo porque a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) impede a sua importação.
Mas ela não é perigosa, ou pelo menos não existem estudos que indiquem isso. A fruta Noni não tem estudos suficientes que comprovem todos os seus benefícios e suas contraindicações – que até então, se resumem a: não se deve consumir a fruta Noni em excesso, pois desconfia-se que, a longo prazo, ela possa causar danos ao fígado e aos rins.
Apesar de ser impedida de importação para o nosso país, muitos brasileiros já plantam tal fruta em seus próprios quintais e vendem por conta própria. Na região metropolitana de Recife, por exemplo, a Noni pode ser encontrada em feiras livres, contudo, é vendida por um preço salgado. Mas apesar de tudo, pessoas que consomem o Noni não tem nada a reclamar quanto aos seus benefícios.
Consumir ou não Consumir o Noni:
Como os estudos disponíveis sobre o Noni até o momento são inconclusivos, ainda não estão claros os benefícios provenientes de seus antioxidantes e os efeitos nocivos relacionados à sua toxicidade. Por isso, é importante muita cautela ao consumir o Noni. Lembrando que os produtos derivados do fruto tem o consumo proibido no Brasil pela ANVISA.
Propriedades do Noni:
A composição nutricional do Noni ainda não se encontra inteiramente concluída. Determinados estudos relatam que compostos fenólicos fazem representação da maior fatia de substâncias funcionais encontradas no Noni.
O Noni ainda apresenta boas quantidades da vitamina C. Segundo estudo com divulgação em Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial no ano 2014, a análise físico-química do Noni maduro teve quantidade média de 243,16 mg da vitamina C, para 100 gramas da polpa. Desta forma, 100 gramas de Noni têm 270% da quantidade de recomendação da vitamina C para um dia.
Os estudos com disponibilidade acerca do Noni ainda não são conclusivos sobre seus efeitos benéficos ou nocivos para vida saudável. Por apresentar substâncias de ação antioxidante há possibilidade de o Noni ser responsável pela proteção das células contra ação prejudicial de radicais livres. Então confira agora Os 10 Benefícios do Noni Para Saúde:
Benefícios do Noni:
Benefícios do Noni Para Tratar Dores: A dor é um dos mais freqüentes sintomas eliminados ou reduzidos a partir do uso regular do Noni, Cientistas e pesquisadores da Universidade METz-França constataram que o Noni se mostrou 87% tão eficaz quanto o “sulfato de morfina”, uma droga usualmente utilizada pela Medicina para o controle da dor, principalmente em pacientes com câncer. A grande diferença dos dois é que o sulfato de morfina causa dependência química e o Noni, além de não apresentar qualquer efeito colateral, não leva a absolutamente nenhuma dependência ou efeito colateral ou efeito tóxico.
Benefícios do Noni Para Saúde Cardiovascular: O Noni Exerce efeitos de dilatação nos vasos sanguíneos, confortando as células musculares lisas dentro das paredes das células, resultando em um melhor fluxo de sangue nas artérias. Este efeito vasodilatador do suco ajuda a regular a pressão arterial e auxilia na manutenção de um coração saudável. Estudos tem demonstrado os efeitos positivos sobre os perslipídicos que são novamente um aspecto importante na manutenção da saúde cardíaca. Pode beneficiar na redução dos níveis do colesterol LDL (mau), o conteúdo de colesterol total, homocisteína e melhora os níveis de HDL (bom colesterol) no organismo.
Benefícios do Noni Para Controlar o Estrese: Entre mais de 4000 pessoas pesquisadas num estudo que ingeriram Noni, 73% apresentaram melhora significativa em seu comportamento. Isso porque uma das muitas funções acalóide Xeronina é que seu acúmulo se verifica num logo adjacente ao da absorção da edorfina e atua como coadjuvante para ativar a proteína receptora do “bem-estar”.
Benefícios do Noni Para Combater a Obesidade: O Noni auxilia no controle da obesidade agindo sobre os estados emocionais, diminuindo a ansiedade e a compulsão por comida. Melhora as funções hepáticas, digestivas e intestinais. Age sobre o sistema renal, melhorando a diurese e promovendo a eliminação de líquidos retidos no organismo.
Benefícios do Noni Para o Sistema Imunológico: Reforçar o sistema imunológico é mais um benefício do suco de Noni que acentua a sua credibilidade. Desde os tempos antigos, este suco tem sido valorizado pela sua eficácia no combate a infecções e outras doenças que atribuem à presença de polissacarídeos valiosos. Estes componentes estimulam a atividade das células brancas do sangue que desempenham um papel importante exercendo tal efeito protetor. A escopoletina presente no sumo possuem propriedades antibacteriana, anti-inamatória, propriedades antifúngicas e anti-histamina, que contribuem significativamente para sustentar o mecanismo de defesa do corpo.
Benefícios do Noni Para Controlar a Diabetes: O Noni atua na diminuição do açúcar do sangue do sangue, auxiliando na manutenção dos níveis de insulina no corpo através da regeneração das ilhotas Langerthans, células situadas no pâncreas responsável pelo controle da diabetes.
Benefícios do Noni Contra a Hipertensão: A Escopoletina, um dos fito-nutrientes existentes no Noni, dilata os vasos sanguíneos previamente contraídos.Isto significa que o coração tem que trabalhar em excesso para bombear sangue pelos vasos contraídos. Como resultado a pressão arterial é normalizada, o coração se desgasta menos e sofre menos.
Benefícios do Noni Para o Desempenho Sexual: Como o Noni contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos e contribuíram para a melhora arterial, 83% das pessoas que tomaram o suco de Noni apresentaram melhora significativa em seu desempenho.
Benefícios do Noni Para Ajudar a Combater o Câncer: O Damnacantal é uma substância que inibe a ação de um grupo de células precursoras do câncer. Na medida em que o damnacantal impede o crescimento dos tecidos malignos, a Xeronina reparando o tecido, ajudando a controlar o processo Leucócitogênese (Formação de novos leucócitos).
Benefícios do Noni Para Quem Fuma: 56% dos fumantes que ingeriram Noni sem intenção de parar de fumar acabaram o interesse pelo cigarro, eliminando-o de seus hábitos. Os médicos também constataram que muitas pessoas podem deixar outras dependências como, álcool, cocaína, maconha e heroína.