Neurodermatite Aguda: o que é, quais as causas, sintomas, riscos e tratamentos
A Neurodermatite Aguda é uma doença crônica da pele de um tipo de alergia neurogênica que ocorre com períodos de remissão e exacerbação. Na terminologia médica, o termo “neurodermatite” foi usado pela primeira vez em 1891. Naquela época, esse nome caracterizava um processo patológico, acompanhado de prurido e coceira na pele primária. Atualmente, uma Neurodermatite Aguda é uma doença que representa aproximadamente 40% do número total de todas as lesões da pele.
Como medida preventiva da Neurodermatite Aguda na infância, especialistas recomendam aderir às regras de higiene geral e regime de amamentação. No entanto, para evitar o desenvolvimento do processo patológico em adultos, deve-se observar a higiene profissional (psicológica).
Causas da Neurodermatite Aguda:
- Predisposição hereditária.
- Estresse, distúrbios nervosos e emoções negativas prolongadas.
- Fatores de produção prejudiciais.
- Estresse mental a longo prazo e trabalho físico pesado.
- Patologia do sistema digestivo.
- Violação sistemática do regime do dia.
- Intoxicação nutricional, medicinal e outros tipos de intoxicação.
- Fatores ambientais que provocam o desenvolvimento de reações alérgicas (alimentos secos para peixes de aquário, lã de animais, lã, pó doméstico, alguns
- cosméticos, travesseiros de penas e enchimento de manta, pólen de flores, conservantes de alimentos e alguns produtos alimentares).
- Medicamentos.
Somente após a causa da Neurodermatite Aguda ter sido elucidada, pode-se começar a tratar a doença.
Sintomas da Neurodermatite Aguda:
Os sinais mais típicos da Neurodermatite Aguda incluem prurido, erupção cutânea, descamação, vermelhidão da pele e distúrbios neuróticos. O sintoma mais característico da Neurodermatite Aguda é a ocorrência de prurido grave antes do aparecimento de erupções cutâneas. Além disso, na pele gradualmente formam pequenos nódulos de pele com uma superfície brilhante. Inicialmente, eles não diferem em cores da pele normal e, em seguida, adquirem uma coloração rosa acastanhada.
Após algum tempo, as formações nodulares começam a se fundir, formando uma crosta contínua, escamosa ou hemorrágica com uma borda fuzzy. A área afetada da pele torna-se azulada ou carmesim. Ao mesmo tempo, as áreas despigmentadas são freqüentemente observadas em focos antigos.
Deve-se enfatizar que, com a Neurodermatite Aguda, a área do processo patológico difere e depende da sua variedade. A maioria das lesões está localizada na virilha , uma dobra entre as nádegas, no escroto, nos lábios grandes, nas dobras poplíteas e ulnar e também no pescoço. Com o desenvolvimento da doença, há uma diminuição significativa na função das glândulas adrenais, em relação à qual a pele do paciente escurece.
No entanto, os pacientes geralmente perdem peso corporal, o que tem um efeito muito negativo sobre o estado geral do corpo. Há também uma diminuição da pressão arterial, queixas de fadiga rápida, fraqueza, apatia e aumento da excitabilidade nervosa. Ao realizar exames laboratoriais de diagnóstico, há uma diminuição na glicemia e uma diminuição na secreção de suco gástrico.
Em alguns casos, a Neurodermatite Aguda pode levar ao desenvolvimento de linfadenite (inflamação dos linfonodos), e isso, por sua vez, leva a uma deterioração no trabalho de muitos órgãos. Em regra, as recaídas da doença ocorrem na estação fria, e no verão, os pacientes, ao contrário, apresentam melhorias significativas no estado de saúde.
Deve-se notar que as pessoas mais afetadas são aquelas em quem as lesões estão localizadas nas mãos. Isto é devido ao fato de que as mãos são mais susceptíveis de serem afetadas pela umidade e influências mecânicas, agravando o curso do processo patológico.
Tratamento da Neurodermatite Aguda:
As táticas de tratamento para Neurodermatite Aguda destinam-se a eliminar os distúrbios que desencadearam o desenvolvimento do processo patológico, bem como prevenir a recorrência e o prolongamento das remissões.
Medidas Terapêuticas Gerais:
- Uma dieta rigorosa que prevê uma limitação completa de marinadas, especiarias, chocolate, alimentos picantes e fumados, frutas cítricas, cacau, leite de vaca integral, ovos, caldos de carne forte, etc.
- Proibição de encontrar animais de estimação, peixes de aquário e plantas com flores em uma área residencial (especialmente se a sensibilidade for detectada).
- Manutenção diária de limpeza úmida, e também recusa de tapetes em que os ácaros do pó podem ser.
- Se possível, a roupa de um paciente que sofre de uma neurodermite deve ser espaçosa, a fim de evitar possíveis fricção e pressão. As coisas sintéticas e de lã nesta situação estão contra-indicadas.
- Um pré-requisito para o paciente: Um sono completo, a eliminação completa da fadiga e situações estressantes.
- Restrição de procedimentos de água.
Uso de Drogas Sedativas e Psicotrópicas:
A fim de reduzir a probabilidade de desenvolver reações neuróticas, os pacientes são mostrados o uso de drogas psicotrópicas e sedativas, tranquilizantes e antidepressivos. Gostaria de enfatizar que, a partir de remédios de plantas, os especialistas recomendam usar uma tintura de raízes de valeriana ou tintura de uma peônia.
Saneamento de Focos de Infecção Crônica:
Esta é uma das condições mais importantes que devem ser observadas durante o tratamento abrangente da Neurodermatite Aguda.
Normalização do Trato Gastrointestinal:
No caso de um paciente sofrer de uma Neurodermatite Aguda ter uma disfunção do sistema digestivo, durante o tratamento ele é mostrado tomando preparações enzimáticas (mezim forte, festal, digestal, pancreatina, etc.). Os probióticos são prescritos para disbacteriose do intestino e para formas crônicas severas de Neurodermatite Aguda, hepatoprotetores.
Medicamentos Sistêmicos Utilizados no Tratamento:
O papel principal no tratamento desta patologia é desempenhado por anti-histamínicos (bloqueadores de N-histamina). A primeira geração de medicamentos inclui cloropiramina, mebidrolina, clorfeniramina, prometazina, difenidramina. Terfenadina, astemizol e fexofenadina são drogas de segunda geração. O grupo de medicamentos da terceira geração inclui ebastina, cetirizina e loratadina. Ao mesmo tempo, no tratamento da Neurodermatite Aguda, os pacientes são mostrados a administração de cetotifeno (um estabilizador de membranas de mastócitos) e ciproeptadina (um bloqueador de receptores de histamina com atividade antisserenismo).
No momento, as drogas mais populares são de segunda e terceira geração, que têm um efeito prolongado e não têm efeitos colaterais sobre o sistema nervoso central (violação da velocidade de reação e coordenação de movimentos, sonolência, inibição, etc.). Quando o processo patológico piora, os pacientes apresentam administração intravenosa de 10% de solução de gluconato de Cálcio ou 30% de tiossulfato de sódio. No caso de uma infecção bacteriana secundária se associar à forma aguda de Neurodermatite e desenvolvimento de furunculosis, a prescrição de antibióticos com antibióticos de amplo espectro é prescrita aos pacientes.
Em casos especialmente graves, quando a condição geral é violada e existe uma exsudação pronunciada por um curto período de tempo e com grande cuidado, a terapia hormonal é prescrita. Ao mesmo tempo, não há muito tempo, as preparações imunes que estimulam os linfócitos T (levamisole, tireimina, timógeno, t-activina) começaram a ser usadas em terapia complexa de Neurodermatite Aguda e o mielopido foi usado para apoiar a imunidade das células B. Além disso, muitos especialistas e pacientes respondem bem sobre a ciclosporina. Este imunossupressor, que é indicado para o tratamento de formas muito graves de Neurodermatite Aguda, que não podem ser tratadas com drogas tradicionais. Além disso, sem falhas, durante o tratamento, o paciente recebe terapia com Vitamina A, B e E.
Medicamentos Para Tratamento Tópico da Neurodermatite Aguda:
Para o tratamento local da Neurodermatite Aguda, várias loções (boric, resorcinic, tannic) são utilizadas na prática dermatológica, bem como pastas com alcatrão, ictiol, naftalano, etc. Em casos graves, as pomadas de corticosteroides não halogenados de ação prolongada são superpostas nas áreas afetadas da pele que não causam atrofia e diminuição do integumento da pele. Essas drogas têm um mínimo de efeitos colaterais e, portanto, elas podem usar mesmo quando tratam crianças pequenas.
Tratamento de Fisioterapia:
Muito bem recomendado no tratamento da Neurodermatite Aguda é um procedimento como a terapia de luz (usando uma lâmpada de quartzo, UV ou fototerapia seletiva). A fototerapia seletiva, envolvendo o uso de raios UV com um comprimento de onda de 315-320 nm, é indicada para pacientes que sofrem de Neurodermatite Aguda, apenas durante a remissão da doença. A duração do curso de tratamento é de 15-20 procedimentos.
Além disso, como um tratamento fisioterapêutico para Neurodermatite Aguda, os dermatologistas recomendam a criação (o uso de nitrogênio líquido) e a irradiação de lesões por um laser médico. Ao mesmo tempo, o tratamento de sanatório e spa (a costa dos mares mortos e negros) é muito benéfico para o organismo do paciente.
Hemo correção Extracorpórea:
Este é um procedimento que envolve o tratamento de componentes do plasma sanguíneo do paciente ou a remoção de produtos nocivos dele, que desencadeiam o desenvolvimento do processo patológico.