Mucocele: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos
A Mucocele é um tipo condição caracterizada pelo surgimento de uma tumefação tissular. Esta é provocada pelo acúmulo de saliva após o rompimento de um conduto salivar. Mesmo após o rompimento, a glândula salivar permanece secretando saliva, o que acaba provocando distensão do tecido local e dando o aspecto de bolha. Além disso, são as glândulas salivares menores mais propensas a tanto, especialmente as do lábio inferior.
A Mucocele também é caracterizada como uma lesão não infecciosa benigna que se desenvolve em mucosa oral, geralmente resultante da ruptura do ducto de glândulas salivares menores (1,2) ou da presença de cálculos (sialólitos) que possibilitam a dispersão de mucina para o interior do tecido conjuntivo ou impedem a drenagem do muco através do ducto excretor danificado da glândula salivar.
Causas da Mucocele:
As principais causas da Mucocele estão relacionadas com o bloqueio ou lesão de uma glândula salivar ou ducto, sendo que as situações mais comuns incluem:
- Morder ou sugar os lábios e interior das bochechas;
- Pancadas no rosto, especialmente nas bochechas;
- Histórico de outras doenças, como Síndrome de Sjögren ou Sarcoidose, por exemplo.
Além disso, a Mucocele também pode aparecer em recém-nascidos logo desde o nascimento devido a pancadas provocadas durante o nascimento, mas raramente necessitam de tratamento.
Sintomas da Mucocele:
As lesões da Mucocele não apresentam sintomatologia dolorosa e frequentemente os pacientes relatam que as mesmas aumentam e diminuem de tamanho. É comum que essas lesões tenham no máximo 2 cm de diâmetro.
A lesão apresenta-se como um aumento de volume de consistência amolecida e coloração levemente azulada, principalmente quando a mucina salivar está localizada mais superficialmente.
Diagnósticos da Mucocele:
O diagnóstico da Mucocele é simples e o tratamento costuma também ser bastante efetivo. Diante do surgimento da bolha, portanto, deve-se procurar por um odontologista e dar início ao tratamento mais adequado. Para evitar o risco de recidivas faz parte do tratamento remover a glândula salivar causadora da condição por completo, desde a base, assim como outras pequenas glândulas da região.
Tratamentos da Mucocele:
alguns tipos de Mucocele são lesões que se cicatrizam sozinhas sem a intervenção de medicamentos. Mas, existem certos tipos de Mucocele que precisam de cirurgia.
A cirurgia para Mucocele é um processo que não necessita de internamento hospitalar e, por isso, o paciente pode voltar para casa poucas horas após o tratamento, podendo ir trabalhar 1 a 2 dias após a cirurgia.
Prevenção da Mucocele:
Não existe uma forma de prevenir totalmente a Mucocele, mas alguns cuidados podem ajudar. Muitas pessoas possuem o hábito de morder lápis, canetas ou até mesmo o próprio lábio, podendo machucar a gengiva e afetar alguma glândula salivar da boca, causando o desenvolvimento da Mucocele.
Como prevenção, então, é indicado evitar roer as unhas e morder os lábios ou itens que possam agredir a boca. Além disso, todas as pessoas devem consultar um dentista periodicamente para realizar exames de rotina e evitar qualquer tipo de problema.