Dicas de Saúde

Os 7 maiores mitos da nutrição que todas as pessoas precisam saber sobre

Por Alan Costa, em 18/11/2013 (atualizado em 08/11/2021)
Os 7 maiores mitos da nutrição

Empresas produtoras de alimentos vão dizer qualquer coisa para vender seus produtos. Por que acreditar neles? Porque a desinformação e os mitos são muito mais sedutor do que a verdade. Aqui estão alguns dos maiores Mitos da Nutrição:

Mitos da Nutrição:

1. Dietas Ricas em Proteínas São Ruins Para Sua Saúde?
Entre as pessoas comuns e até mesmo com um bom tempo no mundo da musculação e os bodybuilding círculos há um mito, que uma dieta rica em proteínas pode causar doença renal, formação de cálculos renais e osteoporose. Estudos recentes, contudo, têm demonstrado que a longo prazo, uma dieta rica em proteínas tem quase o efeito oposto em pessoas saudáveis.
No longo prazo, a proteína tem uma associação forte com a melhoria da saúde dos ossos e um menor risco de osteoporose. Além disso, o alto teor de proteína não parece estar associado com pedras nos rins e doenças nos rins em pessoas saudáveis ​.Dois dos principais fatores para doença renal são a hipertensão arterial e diabetes.

2. Você Deve Obter 50 á 60% de suas Calorias de Carboidratos?
A crença geral é que a dieta das pessoas deve ser composto de 50 a 60% de Carboidratos. A maioria dessas calorias viria a partir de grãos e açúcares. Embora este tipo de dieta pode funcionar bem para as pessoas naturalmente magras e magro, bem como atletas de resistência, como maratonistas, ciclistas e nadadores, é muito provável que ele não iria trabalhar para as pessoas obesas. De fato, para as pessoas obesas ou pessoas com diabetes, esta quantidade de carboidratos em um nível diário é perigoso. Estudos mostram que o alto teor de proteína e gordura dietas são uma solução muito melhor quando se trata de perda de peso, resistência à insulina e controle de açúcar no sangue.

3. Baixo Teor de Gordura nos Alimentos São Bons Para Você?
Extrai as gorduras a partir de um determinado alimento, você também retirou o seu gosto. Sim, alimentos sem gordura não tem qualquer gosto. Para compensar a falta de gorduras, os fabricantes de alimentos adicionar coisas como açúcar, xarope de milho ou adoçantes artificiais como aspartame. Você provavelmente sabe que consomem maiores quantidades de açúcar não é saudável, mas o que você não sabia é que os adoçantes artificiais são ainda mais perigosos para a sua saúde.
Adoçantes como aspartame são conhecidos por ser ligado a problemas de saúde como: dores de cabeça, depressão, câncer, síndrome metabólica, diabetes, etc. adoçantes artificiais também tendem a aumentar a fome. Isso significa que você deve evitar adoçantes artificiais a todo custo.

4. Comer Gordura vai Fazer Você Ganhar Gordura?
A crença dominante é que comer gordura faz-lhe, por causa do simples fato de que a gordura tem mais do dobro das calorias que proteínas ou carboidratos tem (9 calorias por grama). Isso não é verdade! Na verdade, as dietas que são ricos em gordura e proteína, mas pobre em carboidratos causar maior Perda de Gordura do que as dietas com baixo teor de gordura. Mesmo que a gordura tem mais calorias do que carboidratos, uma quantidade modesta de gordura pode ajudá-lo a sentir-se satisfeito com quantidades menores de alimentos. Gordura também ajuda na absorção de certas vitaminas e fitonutrientes, bem como a produção de hormonas vitais do corpo.

5. Grãos são os Melhores Alimentos Saudáveis?
Um mito é que os grãos são alimentos saudáveis ​​e “alimentos integrais” são anunciados como alimentos saudáveis ​​finais. Os grãos são bastante pobres em nutrientes em comparação com outros alimentos reais, como legumes. Eles são também ricas em uma substância chamada de ácido fítico, que é indigerível pela maioria dos mamíferos, incluindo os seres humanos. O ácido fítico também impede minerais importantes de serem absorvidos.
Outro problema com os grãos é que têm teor elevado de uma proteína designada como glúten. Por que é glúten ruim para você? Principalmente porque uma grande parte dos seres humanos são sensíveis a ela. O glúten pode causar todos os tipos de problemas em seu sistema digestivo, que pode causar inchaço, diarreia, falta de energia, etc.
Uma boa prática é mudar uma grande parte de seus alimentos de grãos com legumes que são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

6. Os Ovos Podem Provocar Níveis Elevados de Colesterol e a Doença Cardíaca?
Até alguns anos atrás, os Ovos e, especialmente, as gemas foram apresentados como pior inimigo do seu coração por causa do alto teor de colesterol. Alguns estudos recentes têm demonstrado que o colesterol que você come não tem um grande impacto sobre o colesterol no sangue. Por outro lado, os ovos elevar principalmente o “bom” colesterol (HDL ou se você preferir).
Os ovos são uma grande fonte de proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes que podem realmente ajudar a proteger o seu coração e sistema cardiovascular.

7. Coma 5 ou 6 Pequenas Refeições Por dia Para Acelerar o Metabolismo e Perder Gordura?
De todos os mitos anteriores, este é o mais amplamente difundido na musculação. Comer cinco, seis ou até mesmo sete refeições por dia, não é raro entre os atletas de levantamento de peso. A afirmação de que comer aumenta sua taxa metabólica não é falso, mas é a quantidade total de calorias que determina a energia usada para digerir a comida, e não o número de refeições, como muitos acreditam.
Não há diferença no gasto energético entre aqueles que comem muitas refeições ao longo do dia e aqueles que comem 2-3 refeições maiores. Isto foi confirmado por vários estudos controlados. Na verdade, comer muitas refeições ao longo do dia pode levar a compulsões alimentares e sensação de fome. Ele não é natural para o corpo humano a ser constantemente cheio e superalimentados. Você pode não acreditar, mas é mais saudável para estar com fome ao longo do tempo.
Durante os períodos de jejum há um processo chamado autophagocytosis ocorrendo em nossos corpos. Ela envolve a degradação de componentes celulares de células desnecessárias ou disfuncionais, o que garante a sobrevivência celular durante a fome, mantendo os níveis de energia celular. Você pode pensar nisso como produtos de limpeza de resíduos do seu corpo.

Sair da versão mobile