Dicas de Saúde

Mieloma Múltiplo: o que é, quais as causas, sintomas, riscos e tratamentos

Por Alan Costa, em 24/07/2017 (atualizado em 27/10/2021)
mieloma múltiplo

O Mieloma Múltiplo, também conhecido como myeloma, é um tipo de câncer de medula óssea. A medula óssea é o tecido esponjoso encontrado no centro de alguns ossos. Produz células sanguíneas do corpo. O Mieloma Múltiplo afeta as células plasmáticas (um tipo de célula sanguínea) dentro da medula óssea. O Mieloma Múltiplo geralmente não assume a forma de um nódulo ou tumor. Em vez disso, as células do mieloma se dividem e se expandem dentro da medula óssea, danificando os ossos e afetando a produção de células sanguíneas saudáveis. O Mieloma Múltiplo geralmente afeta muitos lugares do corpo, razão pela qual se chama Mieloma Múltiplo. As áreas comumente afetadas incluem a coluna vertebral, o crânio, a pelve e as costelas.

Causas de Mieloma Múltiplo: 

No Mieloma Múltiplo, células dentro da medula óssea chamadas células plasmáticas tornam-se cancerosas. A medula óssea é o tecido esponjoso encontrado no centro de alguns ossos. Produz células sanguíneas do corpo. As células plasmáticas são normalmente produzidas de forma controlada. Nos casos de Mieloma Múltiplo, são produzidos grandes números de células plasmáticas anormais.

Estes enchem a medula óssea e interferem na produção de outras células, como glóbulos vermelhos e brancos. A razão exata para o que isso acontece é desconhecida, mas o Mieloma Múltiplo está intimamente associado a uma condição chamada gamopatia monoclonal de significância desconhecida (MGUS), e há certas coisas que podem aumentar seu risco de desenvolvê-la.

Sintomas de Mieloma Múltiplo: 

Nos estágios iniciais, o Mieloma Múltiplo pode não causar sintomas. Muitas vezes, apenas é suspeitado ou diagnosticado após uma rotina de sangue ou teste de urina. No entanto, o Mieloma Múltiplo acabará causando uma ampla gama de problemas, incluindo:

  • Uma dor persistente ou maçante ou áreas específicas de ternura em seus ossos
  • Ossos fracos que quebram (fratura) facilmente
  • Cansaço, fraqueza e falta de ar (causada por anemia )
  • Infecções repetidas
  • Menos comumente, hematomas e sangramento incomum – como hemorragias nasais frequentes , sangramento em gengivas e períodos pesados

Quando ver o seu Médico: 

Consulte o seu médico de família se tiver algum dos sintomas acima. Embora seja improvável que sejam causados ​​por câncer, é melhor obter um diagnóstico adequado. O seu médico de família irá examiná-lo para verificar a sensibilidade dos ossos, hemorragias, sinais de infecção e outros sintomas que sugerem que você pode ter Mieloma Múltiplo.

Eles também podem providenciar testes de sangue e urina que podem detectar proteínas anormais produzidas por células de mieloma. Se houver suspeita de Mieloma Múltiplo, você será encaminhado para um consultor hematologista (um especialista em condições de sangue) para testes e tratamentos adicionais.

Diagnóstico de Mieloma Múltiplo:

 O Mieloma Múltiplo pode ser difícil de diagnosticar porque é um tipo incomum de câncer que inicialmente tem poucos ou nenhum sintoma. Seu médico de clínica geral irá examiná-lo e perguntar sobre seus sintomas, histórico médico e saúde geral. Durante o exame, seu médico de cabecinha procurará coisas como sangramento, sinais de infecção e áreas específicas de ternura óssea.

Você pode precisar de exames de urina e sangue para verificar certos tipos de anticorpos e proteínas (imunoglobulinas). Se houver suspeita de Mieloma Múltiplo, você será encaminhado para um hematologista (um médico especializado em condições que afetem o sangue) para testes e varreduras adicionais.

Tratamentos de Mieloma Múltiplo: 

Atualmente, não há cura para Mieloma Múltiplo, mas o tratamento pode muitas vezes ajudar a controlá-lo por vários anos. O tratamento geralmente envolve:

  • Uma combinação de medicamentos anti-mieloma para destruir as células de mieloma
  • Medicamentos e procedimentos para prevenir e tratar problemas causados ​​por mieloma, como dor óssea, fraturas e anemia
  • Medicamentos contra o mieloma para controlar o câncer quando ele volta (recaídas)

Como parte do seu tratamento, você pode ser perguntado se você deseja participar de um ensaio clínico para ajudar os pesquisadores a desenvolver melhores tratamentos para o Mieloma Múltiplo.

Sair da versão mobile