A Micose é infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos. Na verdade, alguns tipos de fungos vivem naturalmente em nosso corpo sem causar qualquer tipo de sintoma. No entanto, se eles começam a se reproduzir rapidamente podem causar doenças. Os fungos se alimentam da queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. Quando encontram condições favoráveis, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo, estes fungos podem se proliferar.
Existem vário tipos de Micoses , como por exemplo a frieira, a tinha crural, a Micose de couro cabeludo, a tinha de barba e a tinha de corpo avermelhada, entre muitas outras. As que acometem as unhas dos pacientes apresentam o nome de onicomicoses. Vestiários, boxes de banheiros coletivos, piscinas públicas, banheiras de uso compartilhado e até ambientes de trabalho são os locais perfeitos para que a Micose possa ser transmitida de uma pessoa para a outra. Então, confira agora Micose – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:Principais Causas:
As Micoses são contagiosas, podendo ser transmitidas de uma pessoa para outra. Contudo, na maioria das vezes o sistema imunológico consegue combater a proliferação dos fungos sem causar qualquer sintoma. Além disso, nosso corpo contém bactérias que são responsáveis por conter a reprodução fúngica. Estas bactérias privam os fungos nocivos de espaço e nutrientes. Altos níveis de acidez em algumas regiões do corpo, como a vagina, fornecem outra camada de proteção.
Mas nem todos os mecanismos de defesa do organismo são infalíveis. Em pacientes imunossuprimidos, por exemplo, o sistema imunológico é incapaz de combater infecções por fungos de forma adequada. Além disso, o uso prolongado de antibióticos destrói as bactérias úteis provocando a Micose e permitindo que os fungos colonizem a pele e mucosa. Em mulheres na pós-menopausa, as mudanças hormonais reduzem a acidez da sua vagina, tornando-a mais vulneráveis a infecções fúngicas.
Principais Sintomas da Micose:
A Micose se caracteriza pelo surgimento de manchas brancas ou vermelhas que causam coceiras, tem a borda da lesão mais evidente e às vezes crostosa. Manifestam-se mais frequentemente em áreas de dobras (como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés), mas que também podem ocorrer em qualquer outra área do corpo. Quando acometem áreas entre os dedos, podem ocorre dor e fissuras.
Tratamentos:
O tratamento das Micoses é variável. As tinhas tendem a ter tratamentos mais curtos e as onicomicoses mais prolongados. Não interrompa mesmo que os sintomas tenham terminado, pois o fungos das camadas mais profundas pode resistir. As Micoses são tratadas com uma variedade de drogas antifúngicas. O tipo que você usa depende de onde a infecção está localizada e o quão grave ela é.
Para infecções superficiais, você pode usar um creme antifúngico. Infecções mais graves, incluindo aquelas que afetam as unhas, podem exigir comprimidos orais ou injeções. Muitos medicamentos antifúngicos são tóxicos para o fígado, de forma que os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados. Continue o uso da medicação pelo tempo indicado pelo médico. As Micoses das unhas são as mais difíceis, o tratamento tem maior duração, podendo ser necessário manter a medicação por mais de doze meses. A persistência é fundamental para obter sucesso nestes casos.