Dicas de Saúde

Micose de Unha: o que é, causas, como prevenir, sintomas e tratamentos

micose de unha

A Micose de Unha são geralmente causadas por um fungo que pertence a um grupo denominado dermatófitos, que também pode causar infecções nos pelos do corpo e na pele, como no caso da frieira (pé de atleta).

Micose de UnhaOutro grupo de fungos que também pode causar Micose de Unha são as leveduras. Em geral, as leveduras causam onicomicose nas mãos e os dermatófitos provocam a Micose de Unha dos pés.

Causas da Micose de Unha: 

A Micose de Unha são causadas por fungos contraídos do solo, de animais ou de outras pessoas, por meio de instrumentos contaminados de cortar e embelezar as unhas, como, por exemplo, alicates e tesouras. As pessoas com imunodeficiências, diabetes mellitus, psoríase, etc. estão mais predispostas à Micose de Unha que as outras.

Sintomas da Micose na Unha:

 

  • Espessamento e descolamento das unhas.
  • Manchas brancas.
  • Deformação e mesmo destruição das unhas.
  • Ao mesmo tempo as unhas mudam de cor e se tornam quebradiças ou muito endurecidas e podem se descolar da pele dos dedos.

Como Tratar a Micose de Unha:

Para se obter sucesso no tratamento da Micose de Unha, a unha doente deve ser totalmente substituída por uma saudável, livre do fungo. O tratamento geralmente é demorado e requer paciência, como o crescimento da unha se faz de forma lenta, este processo demora algum tempo pois uma unha normal e sadia cresce cerca de dois milímetros por mês.

Assim, é recomendável cortar as unhas o mais rente possível, com uma lixa grossa, lixar a unha até atingir a parte boa e sadia, não retirar a matéria esbranquiçada debaixo da unha afetada pela Micose de Unha .

Micose de UnhaComo Prevenir a Micose de Unha:

Para evitar a Micose de Unha é essencial manter mãos e pés sempre limpos e secos. É essencial realizar uma correta higiene, utilizando de preferência um gel de pH neutro que evite a irritação da pele e a diminuição de suas defesas. Então, veja algumas dicas para evitar a Micose de Unha:

  • Use instrumentos de manicure próprios ou esterilizados.
  • Evite andar sem calçados em ambientes úmidos como vestiários e banheiros.
  • Não permaneça tempo demais com calçados fechados.
  • Evite usar todo dia o mesmo tênis ou sapato.
  • Leve o cachorro ou gato para o veterinário quando notar alguma alteração ou descamação no pelo.
  • Dê preferência para as meias de algodão, que absorvem o calor com maior eficiência.
  • Lave bem as mãos e os pés durante o banho e depois os seque com calma.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.