Mesotelioma: o que é, quais as causas, principais sintomas, riscos e tratamentos
O Mesotelioma é um tipo de câncer que se desenvolve no revestimento que cobre a superfície externa de alguns dos órgãos do corpo. Geralmente está ligada à exposição ao amianto. O Mesotelioma afeta principalmente o revestimento dos pulmões (Mesotelioma pleural), embora também possa afetar o revestimento da barriga (Mesotelioma peritoneal), coração ou testículos. Mais de 2.600 pessoas são diagnosticadas com a condição de cada ano no Reino Unido. A maioria dos casos é diagnosticada em pessoas de 60 a 80 anos e os homens são mais afetados que mulheres. Infelizmente, raramente é possível curar Mesotelioma, embora o tratamento possa ajudar a controlar os sintomas.
Causas de Mesotelioma:
O Mesotelioma é quase sempre causado pela exposição ao amianto, um grupo de minerais feitos de fibras microscópicas que costumavam ser amplamente utilizadas na construção. Essas pequenas fibras podem facilmente entrar nos pulmões , onde ficam presas, danificando os pulmões ao longo do tempo.
Geralmente, leva um tempo para que isso cause problemas óbvios, com o Mesotelioma geralmente desenvolvendo mais de 20 anos após a exposição ao amianto. O uso do amianto foi completamente banido em 1999, pelo que o risco de exposição é muito menor hoje em dia. No entanto, materiais que contêm amianto ainda são encontrados em muitos edifícios antigos.
Sintomas de Mesotelioma:
Os sintomas do Mesotelioma tendem a se desenvolver gradualmente ao longo do tempo. Eles geralmente não aparecem até várias décadas após a exposição ao amianto. Os sintomas do Mesotelioma no revestimento dos pulmões incluem:
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Fadiga (cansaço extremo);
- Alta temperatura (febre) e sudorese, particularmente à noite;
- Uma tosse persistente;
- Perda de apetite
- Perda de peso inexplicada;
- Ponta do dedo (inchada).
Os sintomas do Mesotelioma no revestimento da barriga incluem:
- Dor de barriga ou inchaço;
- Sentindo ou sendo doente;
- Perda de apetite e perda de peso inexplicada;
- Diarreia ou constipação;
Consulte o seu médico de família se tiver sintomas persistentes ou preocupantes. Diga-lhes sobre qualquer exposição ao amianto que você tenha tido no passado.
Diagnosticado de Mesotelioma:
Se o seu médico de clínica geral suspeita de Mesotelioma, eles o encaminharão para um especialista do hospital para alguns testes. Pode ser necessário realizar vários ensaios diferentes, incluindo:
- Um raio X de seu peito ou barriga;
- Uma tomografia computadorizada (CT) – uma série de imagens de raios-X são tomadas para criar uma imagem detalhada do interior do corpo;
- Drenagem fluida – se houver uma acumulação de líquido ao redor dos pulmões ou na barriga, uma amostra pode ser removida usando uma agulha inserida através da pele para que o fluido possa ser analisado;
- Uma toracoscopia ou uma laparoscopia – o interior do tórax ou da barriga é examinado com uma câmera longa e fina que é inserida através de um pequeno corte (incisão) sob sedação ou anestesia ; Uma amostra de tecido ( biópsia ) pode ser removida para que possa ser analisada.
Esses testes podem ajudar a diagnosticar o Mesotelioma e mostrar o quanto ele se espalhou.
Tratamentos de Mesotelioma:
O melhor tratamento para o Mesotelioma depende de vários fatores, incluindo até que ponto o câncer se espalhou e sua saúde geral. Como o Mesotelioma é frequentemente diagnosticado em estágio avançado, o tratamento geralmente se concentra no controle dos sintomas e no prolongamento da vida durante o maior tempo possível. Isso é conhecido como cuidados paliativos ou de suporte. Possíveis tratamentos incluem:
- Quimioterapia – este é o principal tratamento para o Mesotelioma e envolve o uso de medicamentos para reduzir o câncer;
- Radioterapia – isso envolve o uso de radiação de alta energia para matar células cancerosas e pode ser usado para diminuir o câncer e mantê-lo sob controle;
- Cirurgia – uma operação para remover a área cancerosa pode ser feita se o Mesotelioma for detectado em um estágio muito precoce, embora não seja claro se a cirurgia é útil.
Você provavelmente também terá tratamento para seus sintomas individuais para ajudá-lo a se sentir o mais confortável possível. Por exemplo, drenar regularmente o fluido do seu peito pode ajudar a sua respiração e analgésicos fortes podem ajudar a aliviar sua dor. Às vezes, um procedimento é realizado para impedir que o fluido volte novamente, fazendo com que a parte externa dos pulmões fique no interior do peito (pleurodese), ou um tubo é colocado no seu peito para drenar o líquido regularmente em casa. Seus médicos devem discutir esses tratamentos com você.