Doenças e Tratamentos

Meningite: o que é, quais as causas, principais sintomas, riscos e tratamentos

Meningite

A Meningite é uma infecção das membranas protetoras que cercam o cérebro e a medula espinhal (meninges). Isso pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em bebês, crianças pequenas, adolescentes e adultos jovens. A Meningite pode ser muito séria se não for tratada rapidamente. Pode causar intoxicação por risco de vida (septicemia) e causar danos permanentes ao cérebro ou aos nervos.

MeningiteCausas da Meningite:

A Meningite é geralmente causada por uma infecção viral ou bacteriana. A Meningite viral é o tipo mais comum e menos grave. A Meningite bacteriana é rara, mas pode ser muito grave se não for tratada. Vários vírus e bactérias diferentes podem causar Meningite, incluindo:

  • Bactérias meningocócicas – existem vários tipos diferentes, denominados A, B, C, W, X, Y e Z:
  • Bactéria pneumocócica:
  • Hemoplanias influenzae tipo b (Hib) bactéria:
  • Enterovírus – vírus que geralmente causam apenas uma infecção leve do estômago:
  • O vírus da caxumba:

O vírus herpes simplex – um vírus que geralmente causa feridas e herpes genital. Uma série de vacinas contra Meningite protegem muitas das infecções que podem causar Meningite.

Sintomas da Meningite:

 Um sintoma clássico de Meningite é uma erupção cutânea manchada que não desaparece quando um copo é enrolado sobre ele, mas isso não aparece em muitos casos. Você deve obter conselhos médicos o mais rápido possível se estiver preocupado com você ou com seu filho. Confie em seus instintos e não espere até que uma erupção cutânea se desenvolva.

Tratando a Meningite:

 As pessoas com suspeita de Meningite geralmente precisam ter testes no hospital e podem precisar permanecer no hospital para tratamento.

Testes no Hospital: Vários testes podem ser realizados para confirmar o diagnóstico e verificar se a condição é o resultado de uma infecção viral ou bacteriana. Esses testes podem incluir:

  • Um exame físico para procurar sintomas de Meningite:
  • Um exame de sangue para verificar se há bactérias ou vírus:
  • Uma punção lombar – onde uma amostra de fluido é retirada da coluna e verificada bactérias ou vírus:
  • Uma tomografia computadorizada (TC) para verificar se há problemas com o cérebro, como inchaço:

Como a Meningite bacteriana pode ser muito grave, o tratamento com antibióticos geralmente começa antes do diagnóstico ser confirmado e será interrompido mais tarde se os testes mostrem que a condição está sendo causada por um vírus.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.