Dicas de Saúde

Mastite: o que é, causas, ricos, como prevenir, sintomas e tratamentos

Mastite

A Mastite é uma infecção do tecido mamário que resulta em inchaço e vermelhidão. Se não for tratado, pode ocorrer um abscesso. A Mastite pode se desenvolver quando as bactérias da boca do bebê entram em seu peito através do mamilo durante a amamentação. O tratamento com antibióticos geralmente é muito eficaz no esclarecimento da Mastite. Em alguns casos, os probióticos podem ser usados.

MastiteA Mastite é uma condição em que o tecido da mama de uma mulher se torna anormalmente inchado ou inflamado. Geralmente é causada por uma infecção dos ductos mamários. Ocorre quase que exclusivamente em mulheres que estão a amamentar.

A Mastite pode ocorrer com ou sem a presença de infecção. À medida que progride, a Mastite pode causar a formação de um abscesso mamário. Esta é uma coleção localizada de pus dentro do tecido mamário. Casos graves de Mastite podem ser fatais se não forem tratados

Causas da Mastite:

As principais causas da Mastite incluem:

Infecção bacteriana: As bactérias são normalmente encontradas na pele. Todos os têm, e eles são normalmente inofensivos. Mas se as bactérias são capazes de romper a pele, elas podem causar uma infecção. Se as bactérias entram no tecido mamário, devido a uma ruptura na pele perto ou ao redor do mamilo, podem causar Mastite.

Obstrução de um Duto de Leite: Os ductos de leite carregam leite das glândulas mamárias para o mamilo. Quando esses ductos são bloqueados, o leite se acumula dentro da mama e causa inflamação e pode resultar em infecção.

Sintomas da Mastite:

Os principais sintomas da Mastite incluem:

  • inchaço ou aumento do peito;
  • Vermelhidão, inchaço, sensibilidade ou sensação de calor no peito;
  • Comichão sobre o tecido mamário;
  • Ternura debaixo do braço;
  • Um pequeno corte ou ferida no mamilo ou na pele do peito;
  • Febre.

Fatores de Risco da Mastite:

Os seguintes fatores podem aumentar seu risco de desenvolver Mastite:

  • Amamentação durante as primeiras semanas após o parto;
  • Mamilos doloridos ou quebrados;
  • Usando apenas uma posição para amamentar;
  • Vestindo um sutiã ajustado;
  • Episódios anteriores de Mastite;
  • Cansaço ou fadiga extrema.

Nessas situações, você corre o risco de um acúmulo de leite dentro de um ou ambos os seios, ou em risco de infecção do tecido mamário.

Diagnósticos da Mastite:

A maioria dos casos de Mastite é diagnosticada clinicamente. Um médico irá fazer-lhe perguntas sobre a condição e, em seguida, dar-lhe um exame físico.

O médico pode perguntar quando percebeu pela primeira vez a inflamação e o quanto ela é dolorosa. Eles também vão perguntar sobre outros sintomas, quer esteja em lactação, e se você está em algum medicamento.

Após o exame físico, seu médico provavelmente poderá dizer se você tem Mastite. Se você tem uma infecção grave, ou se a infecção não responde ao tratamento, seu médico pode pedir uma amostra de leite materno. A clínica testará a amostra para identificar as bactérias exatas que causam a infecção. Isso permitirá que seu médico lhe dê a melhor medicação possível, de acordo com um artigo no American Family Physician.

O câncer de mama inflamatório pode imitar os sintomas da Mastite. Se você está sendo tratado por Mastite e os sintomas não melhoram, seu médico pode testar câncer.

Tratamentos Para Mastite:

O tratamento para a Mastite varia de antibióticos a um procedimento cirúrgico menor. Alguns tratamentos comuns para a Mastite incluem:

Antibióticos: Certos antibióticos podem erradicar a infecção bacteriana causando Mastite. Você não deve tomar nenhum antibiótico que não tenha sido prescrito pelo seu médico.

Ibuprofeno: O ibuprofeno é uma droga sem receita médica que pode ser usada para diminuir a dor, febre e inchaço associados à Mastite.

Acetaminofen: O acetaminofen também pode ser usado para diminuir a dor e a febre.
O tratamento antibiótico geralmente resolve completamente a infecção. As mães que amamentam ainda são capazes de amamentar durante o tratamento. A infecção está no tecido mamário e não no leite. O aleitamento materno também pode ajudar a acelerar o processo de tratamento.

Seu médico pode recomendar que você seja submetido a um procedimento cirúrgico chamado incisão e drenagem. Durante este procedimento, o médico fará uma pequena incisão para ajudar a drenar os abscessos que se formaram devido à infecção.

MastitePrevenção da Mastite:

As seguintes medidas podem ajudar a prevenir a Mastite:

  • Tendo o cuidado de evitar irritações e rachaduras do mamilo;
  • Frequente amamentação;
  • Usando uma bomba de mama;
  • Usando uma técnica adequada de amamentação que permita um bom encaixe pelo bebê.
  • Desmame o bebê ao longo de várias semanas, em vez de interromper repentinamente a amamentação;

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.