Um Lipoma é um crescimento de células de gordura em uma cápsula fina e fibrosa geralmente encontrada logo abaixo da pele.
Os Lipomas não são câncer e não se transformam em câncer. Eles são encontrados com maior frequência no tronco, pescoço, parte superior das coxas, braços e axilas, mas podem ocorrer quase em qualquer parte do corpo. Um ou mais Lipomas podem estar presentes ao mesmo tempo.Um Lipoma é um nódulo gorduroso de crescimento lento que é mais frequentemente situado entre sua pele e a camada muscular subjacente. Um Lipoma, que se sente magro e geralmente não é macio, move-se prontamente com ligeira pressão dos dedos. Os Lipomas são geralmente detectados na meia idade. Algumas pessoas têm mais de um Lipoma.
Um Lipoma não é câncer e geralmente é inofensivo. O tratamento geralmente não é necessário, mas se o Lipoma o incomoda, é doloroso ou está crescendo, você pode querer removê-lo. Os Lipomas são o crescimento de tecido mole não canceroso mais comum.
Causa do Lipoma:
A causa dos Lipomas não é completamente compreendida, mas a tendência para desenvolvê-los é herdada. Uma pequena lesão pode desencadear o crescimento. O excesso de peso não causa Lipomas.
Sintomas de um Lipoma:
Os Lipomas geralmente:
- São pequenos [0,4 polegadas (1 cm) a 1,2 pol. (3 cm)] e é possível senti-lo logo abaixo da pele;
- Eles comumente ocorrem no pescoço, ombros, costas, abdômen, braços e coxas;
- Às vezes, é doloroso. Os Lipomas podem ser dolorosos se eles crescem e pressionam os nervos nas proximidades ou se eles contêm muitos vasos sanguíneos;
- São móveis e têm uma consistência suave e de borracha;
- Suave e grosseiro ao toque. Eles também se movem facilmente com uma ligeira pressão do dedo;
- Não causa dor;
- Mantém o mesmo tamanho ao longo dos anos ou cresça muito devagar;
- Menos frequentemente, alguns Lipomas podem ser mais profundos e maiores do que os Lipomas típicos;
- Muitas vezes, o sintoma mais incômodo é a localização ou tamanho aumentado que torna o Lipoma notável por outros.
Tratamento Lipomas:
Nenhum tratamento é geralmente necessário para um Lipoma. No entanto, se o Lipoma o incomoda, é doloroso ou está a crescer, o seu médico pode recomendar que seja removido. Os tratamentos de Lipoma incluem:
- Remoção cirúrgica. A maioria dos Lipomas são removidos cirurgicamente, cortando-os. Repetições após a remoção são incomuns. Possíveis efeitos colaterais são cicatrizes e contusões.
- Uma técnica conhecida como extração mínima de excisão pode resultar em menos cicatrizes.
- Injeções de esteroides. Este tratamento encolhe o Lipoma, mas geralmente não o elimina. O uso de injeções antes da remoção cirúrgica está sendo estudado.
- Lipoaspiração. Este tratamento usa uma agulha e uma seringa grande para remover o caroço gorduroso.