Levantamento lateral com cabo, inclinado pra frente: variações e dicas
Execução
1 – Com o pegador esquerdo na mão direita, e o direito na mão esquerda, fique em pé no meio, e em seguida, incline o corpo para a frente usando a cintura, com as costas retas e paralelas ao chão.
2 – Levante as mãos para cima em um arco até o nível dos ombros, de tal modeo que os cabos se cruzem.
3 – Abaixe os pegadores até a posição inicial, com a mão direita diretamente à frente do tornozelo esquerdo e a mão esquerda diretamente à frente do tornozelo esquerdo.
Músculos envolvidos
Primário: Deltóide posterior
Secundário: Deltóide lateral, trapézio, rombóides, infra-espinal, redondo menor, redondo maior.
Enfoque anatômico
Posição do corpo: O isolamento do deltóide posterior será melhor com o torso paralelo ao chão, e não inclinado com o tórax e a cabeça em posição superior.
Amplitude de movimento: A amplitude de movimento no início do exercício aumentará se você permitir que as mãos se cruzem (com o descruzamente dos cabos) durante o abaixamento dos pegadores. O aumento da distância e o maior alongamento fazem com que o deltóide posterior trabalhe mais intensamente.
Resistência: Ao contrário dos levantamentos com halteres, em que a resistência varia durante o levantamento, a polia de cabo permite resistência unifiorme ao longo de todo o movimento.
Pegada: O pegador do cabo não permite que sejam feitas mudançãs na posição ou pegada das mãos.
Variação
Unilateral: Esse exercício pode ser feito utilizando um braço de cada vez. Isso permite que você modifique a amplitude de movimento, mediante o ajuste da posição inicial ou final. Essa versão possibilita o levantamento da mão até um nível mais elevado, e além disso, faz um alongamento mais prolongado embaixo. Gerando assim, mais trabalho para o deltóide posterior. Estabilize o torso, repousando a mão livre na coxa.
Imagens e explicações retiradas do livro Boydbuilding Anatomy, de Nick Evans.