Lepra: o que é, transmissão, causas, principais sintomas e tratamentos
A Lepra é uma infecção bacteriana crônica e progressiva causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente os nervos das extremidades, o revestimento do nariz e as vias respiratórias superiores. A Lepra produz feridas cutâneas, dano nervoso e fraqueza muscular. Se não for tratada, pode causar desfiguração severa e deficiência significativa. A Lepra é uma das doenças mais antigas da história registrada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) , a primeira referência escrita conhecida à Lepra é de 600 aC.
Transmissão de Lepra:
A Lepra se espalha através do contato com o muco de uma pessoa infectada. Isso geralmente ocorre quando a pessoa infectada espirra ou tossi. A doença não é altamente contagiosa. O contato repetido e fechado com uma pessoa não tratada pode levar a contrair Lepra . As bactérias responsáveis pela hanseníase se multiplicam muito devagar. A doença tem um período de incubação (o tempo entre a infecção eo aparecimento dos primeiros sintomas) de até cinco anos. Os sintomas podem não aparecer durante 20 anos. A melhor maneira de prevenir a Lepra é evitar contato a longo prazo com uma pessoa infectada e não tratada.
Como Saber se é Lepra:
O diagnóstico da Lepra é feito através da observação das manchas na pele e dos sintomas apresentados pela pessoa. O dermatologista é o médico mais indicado para solicitar os exames e indicar o tratamento adequado e ele deverá realizar testes que avaliam a sensibilidade e a capacidade de força nas região feridas, o que ajuda a identificar os tipos de complicações que a pessoa pode ter.
Tratamento de Lepra:
Uma cura eficaz para a Lepra está disponível desde 1982 sob a forma de terapia multidrogas – uma combinação de três medicamentos tomados diariamente por seis a 12 meses. Mas enquanto o tratamento interrompe a progressão desta doença cruel, não pode voltar o relógio em termos de deficiência. Uma gota de mão ou pé com garras pode ser restaurada com a cirurgia. A cirurgia, no entanto, não pode restaurar a sensação de mãos e pés, o que significa que podem se ferir facilmente. Calçado de proteção pode ser usado para reduzir as chances de lesão e desenvolvimento de úlceras. O mecanismo piscando também pode ser restaurado para o olho por cirurgia . Mas uma vez que a visão foi perdida como resultado de uma lesão no olho, nada pode ser feito para reverter a situação.