Leg Press: como fazer corretamente, variações, execução, repetições e dicas
Execução
1 – Sente-se no aparelho de leg press e coloque os pés com afastamento na plataforma igual à largura dos ombros.
2 – Lentamente, abaixe o peso até que os joelhos estejam com 90 graus de flexão.
3 – Empurre o peso de volta à posição inicial; para isso, estenda as pernas.
Músculos envolvidos
Primário: Quadríceps
Secundário: Glúteos, músculos posteriores da coxa, adutores.
Enfoque anatômico
Posição do corpo: O ângulo do torso com as pernas influencia o enfoque muscular e o grau de tensão ao longo da região lombar. Quando o ângulo entre o assento e o encosto está em 90 graus, enfatiza-se os glúteos e os músculos posteriores da coxa, mas esse ângulo agudo impõe maior esforço na região lombar. Se o encosto for inclinado para uma posição mais baixa na direção do chão, o torso se inclinará para trás. Essa posição representa menor tensão na coluna vertebral lombar, enfatizando mais os quadríceps.
Amplitude de movimento: Se o movimento for interrompido alguns graus antes do completo bloqueio na parte alta do exercício, os quadríceps permanecerão sob tensão.
Resistência: Em comparação com o agachamento, o leg press reduz a carga axial incidente na coluna vertebral e diminui o riso de dor nas costas. Além disso, o leg press enfatiza o quadríceps, não os glúteos.
Variação
Leg press unitaleral: A execução do exercício com uma perna de cada vez tem utilidade para concentrar o esforço em uma coxa enfraquecida ou para proteger uma perna que esteja lesionada.
Imagens e explicações retiradas do livro Boydbuilding Anatomy, de Nick Evans.