A Irritabilidade é um sentimento de agitação. Quando você está irritado, você fica frustrado ou chateado facilmente. Você pode experimentá-lo em resposta a situações estressantes. Também pode ser um sintoma de uma condição de saúde mental ou física.
Bebês e crianças pequenas geralmente se sentem irritáveis, especialmente quando estão cansados ou doentes. Por exemplo, as crianças muitas vezes tornam-se exigentes quando têm infecções no ouvido ou dor no estômago.
Os adultos também podem se sentir irritados por uma variedade de razões. Se você se sentir irritado regularmente, faça uma consulta com seu médico. Você pode ter uma condição subjacente que requer tratamento.
Causas da Irritabilidade:
Muitas coisas podem causar Irritabilidade. As causas podem ser divididas em duas categorias gerais: física e psicológica.
Algumas causas psicológicas comuns de Irritabilidade incluem:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Transtorno bipolar;
- Esquizofrenia;
- Autismo.
Algumas causas físicas comuns incluem:
- Privação de sono;
- Baixo teor de açúcar no sangue;
- Infecções de ouvido;
- Dores de dente;
- Diabetes;
- Gripe.
As condições médicas que causam mudanças hormonais também podem afetar seu humor. Exemplos incluem:
- Menopausa;
- Síndrome pré-menstrual (PMS);
- Síndrome dos ovários policísticos (TPV);
- Hipertireoidismo;
- Diabetes.
Você também pode experimentar Irritabilidade como efeito colateral da medicação que você está tomando. Outras causas potenciais incluem:
- Uso de drogas;
- Alcoolismo;
- Retirada de nicotina;
- Retirada de cafeína.
A maioria das pessoas sente-se irritada de vez em quando. Por exemplo, é normal sentir-se irritado depois de uma pequena noite de descanso.
Algumas pessoas sentem-se irritadas em uma base mais regular. Se você é uma dessas pessoas, entre em contato com seu médico. Eles podem ajudá-lo a identificar potenciais causas de sua Irritabilidade.
Sintomas da Irritabilidade:
Os sentimentos de Irritabilidade podem ser acompanhados ou precedidos por outros sintomas.
Por exemplo, esses sintomas podem incluir:
- Sudando
- Coração Acelerado
- Respiração rápida
- Confusão
- Raiva
Se um desequilíbrio hormonal está causando sua Irritabilidade, você pode ter sintomas como:
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Ciclos menstruais irregulares;
- Redução do desejo sexual;
- Perda de cabelo.
Diagnósticos da Irritabilidade:
Se você se sente irritado regularmente e não sabe por quê, faça uma consulta com seu médico. Eles podem ajudá-lo a identificar possíveis causas. Eles também podem discutir opções de tratamento e estratégias para gerenciar seu humor.
Durante sua visita, seu médico provavelmente irá perguntar sobre sua história médica, incluindo quaisquer medicamentos que você está tomando. Eles também vão perguntar sobre sua história de condições psicológicas. Seus hábitos de vida, como padrões de sono e consumo de álcool provavelmente serão discutidos. Seu médico quer saber sobre fontes de estresse em sua vida.
Dependendo de seus sintomas e histórico médico, eles podem solicitar um ou mais testes, incluindo análises de sangue e urina. O nível de certos hormônios no seu sangue pode apontar para um desequilíbrio hormonal. O nível de glicose no sangue ou na urina pode indicar diabetes.
Eles também podem encaminhá-lo a um profissional de saúde mental para avaliação.
Tratamentos da Irritabilidade:
O plano de tratamento recomendado pelo seu médico para Irritabilidade dependerá do seu diagnóstico específico. A melhor maneira de tratar a Irritabilidade é abordar sua causa subjacente.
Se seu médico o diagnostica com uma condição de saúde mental, eles podem encaminhá-lo a um especialista para aconselhamento. Medicamentos de prescrição podem ser recomendados para ajudar a controlar seu humor. A terapia de conversa e os medicamentos são frequentemente combinados para tratar transtornos do humor, como a Depressão.
Se suspeitar que sua Irritabilidade é causada por álcool, cafeína, nicotina ou outra retirada de drogas, seu médico pode recomendar uma combinação de terapia de fala e medicamentos. Juntos, eles podem ajudar a controlar seus desejos.
Se você é diagnosticado com um desequilíbrio hormonal, seu médico pode recomendar a terapia de reposição hormonal. Este tratamento não é adequado para todos. Nunca comece a tomar suplementos hormonais sem antes consultar seu médico. Deixe aos especialistas médicos elaborar um plano de tratamento adequado para você.