Doenças e Tratamentos

Intertrigo: o que é, quais as causas, como prevenir, sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 20/07/2017 (atualizado em 10/11/2021)
intertrigo

O Intertrigo é mais comum em bebês, mas também pode surgir em crianças e adultos com excesso de peso ou que fazem frequentemente movimentos repetitivos, como andar de bicicleta ou correr, em regiões como virilha, axilas ou debaixo das mamas.

O Intertrigo é uma alteração da pele que ocorre em áreas de dobras cutâneas, como axilas, virilhas e espaços entre os dedos, principalmente dos pés. A pele elimina água constantemente, de forma imperceptível, que evapora imediatamente, fenômeno conhecido como perspiração. Nestas regiões, o vapor d’água fica retido, umedecendo e amolecendo a pele.

A doença está relacionada com este fato. Além disso, as áreas de dobras, por estarem quase sempre cobertas por roupas, são mais úmidas, escuras e quentes, facilitando o desenvolvimento de fungos e bactérias nestes locais. Então, confira mais sobre o Intertrigo – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:

Causas do Intertrigo:

 O Intertrigo geralmente é causado por uma infecção pelo fungo Candida albicans, um microrganismo normalmente presente na pele. O Intertrigo é produzido ou agravado pelo calor, umidade, fricção e falta de circulação de ar, que criam portas de entrada para a infecção.

Pode estar associado também a bactérias, vírus ou outros fungos. O quadro pode ser agravado pela irritação causada pela urina, pelas fezes e por outros agentes de ação tópica. A obesidade, a diabetes mellitus, a hiperidrose, a incontinência urinária ou fecal, os corrimentos vaginais ou os ferimentos que eliminem secreções são fatores de risco para o Intertrigo. Se a infecção tem um papel primário no Intertrigo ou é simplesmente um agente secundário, ainda é matéria controversa.

Sintomas de Intertrigo:

 O principal sintoma de Intertrigo é o surgimento de vermelhidão na pele afetada, no entanto, outros sintomas incluem:

  • Cheiro fétido;
  • Coceira ou dor na região afetada;
  • Feridas na pele.

O paciente com sintomas de Intertrigo deve consultar um dermatologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, evitando que a situação agrave, impossibilitando algumas tarefas diárias, como caminhar, no caso do Intertrigo na virilha, por exemplo.

Tratamento do Intertrigo: 

O tratamento deve ser prescrito pelo médico depois de avaliar as características da infecção. Basicamente, consiste na aplicação tópica de pomadas ou cremes à base de antifúngicos e corticosteroides, como a hidrocortisona.

O uso de antibióticos só se faz necessário nos casos de infecções secundárias por bactérias. Quadros mais graves podem exigir o uso de medicamentos por via oral. Tendo em vista que o Intertrigo candidiásico é uma dermatite sujeita a recidivas, manter os cuidados preventivos deve ser uma preocupação constante.

Prevenção do Intertrigo:

  • Use roupas íntimas folgadas;
  • Não use roupas que friccionem e irritem a região. Evite roupas muito justas ou com texturas ásperas;
  • Após o banho, aplique talcos secantes ou antifúngicos se você tiver suscetibilidade ao intertrigo;
  • Lave as coquilhas com frequência;
  • Mantenha a região da virilha limpa e seca.
Sair da versão mobile