A Insuficiência Renal Aguda ocorre quando seus rins de repente perdem a capacidade de eliminar o excesso de sais, fluidos e materiais de resíduos do sangue. Esta eliminação é o núcleo da função principal dos rins. Os fluidos corporais podem subir para níveis perigosos quando os rins perdem a capacidade de filtragem. A condição também irá causar acumulação de eletrólitos e resíduos em seu corpo, o que também pode ser fatal.
A Insuficiência Renal Aguda também é chamada de lesão renal aguda ou Insuficiência Renal Aguda. É comum em pessoas que já estão no hospital. Pode desenvolver-se rapidamente durante algumas horas. Também pode desenvolver-se durante alguns dias a semanas. As pessoas que estão criticamente doentes e precisam de cuidados intensivos têm o maior risco de desenvolver Insuficiência Renal Aguda.
A Insuficiência Renal Aguda pode ser fatal e requer um tratamento intensivo. No entanto, pode ser reversível. Se você estiver em boa saúde, caso contrário, a recuperação é possível.
Causas da Insuficiência Renal Aguda:
Há três tipos de Insuficiência Renal Aguda, dependendo do local onde se localizam as alterações causais: antes dos rins, nos rins ou depois dos rins, ditas Insuficiência Renal Aguda pré-renal, insuficiência renal e a Insuficiência Renal Aguda pós-renal, respectivamente.
As causas possíveis de danificar os rins são muitas e incluem nefrites, queimaduras, desidratações, hemorragias, lesões renais, choques sépticos, cirurgias, hipertensão arterial maligna, septicemia, descolamento de placenta ou placenta prévia, obstrução do trato urinário, etc.
Sintomas da Insuficiência Renal Aguda:
Sinais e sintomas de Insuficiência Renal Aguda podem incluir:
- Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal;
- Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés;
- Sonolência;
- Falta de fome;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Confusão;
- Náusea e vômitos;
- Convulsões ou coma, em casos graves;
- Dor ou pressão no peito.
Às vezes, Insuficiência Renal Aguda não causa sinais ou sintomas e é detectada através de testes de laboratório realizados por outra razão.
Diagnósticos da Insuficiência Renal Aguda:
Se você tiver Insuficiência Renal Aguda, você pode ter um inchaço generalizado. O inchaço é devido à retenção de líquidos. Usando um estetoscópio, seu médico pode ouvir crepitação nos pulmões. Esses sons podem sinalizar a retenção de líquidos.
Os resultados dos testes laboratoriais também podem mostrar valores anormais, que são novos e diferentes dos níveis basais. Alguns desses testes incluem:
- Nitrogênio ureia no sangue (BUN)
- potássio sérico
- Sódio sérico
- Taxa de filtração glomerular estimada (eGFR)
- Análise de urina
- Depuração da creatinina
- Creatinina sérica
Um ultra-som é o método preferido para diagnosticar Insuficiência Renal Aguda. No entanto, o raio-X abdominal, tomografia computadorizada abdominal e ressonância magnética abdominal podem ajudar seu médico a determinar se há um bloqueio no trato urinário.
Determinados exames de sangue também podem revelar causas subjacentes de Insuficiência Renal Aguda.
Tratamentos da Insuficiência Renal Aguda:
Seu tratamento dependerá da causa da sua Insuficiência Renal Aguda. O objetivo é restaurar a função renal normal. Evitar que fluidos e resíduos se acumulem em seu corpo enquanto seus rim se recuperar são importantes. Na maioria dos casos, um especialista em rim chamado “nefrologista” faz uma avaliação.
Seu médico irá restringir sua dieta e a quantidade de líquidos que você come e bebe. Isso reduzirá o acúmulo de toxinas que os rins normalmente eliminariam. É recomendável uma dieta rica em carboidratos e com baixa proteína, sal e potássio.
O seu médico pode prescrever antibióticos para tratar ou prevenir quaisquer infecções que ocorram ao mesmo tempo. Os diuréticos podem ajudar seus rins a eliminar o fluido. O cálcio e a insulina podem ajudar a evitar aumentos perigosos nos níveis de potássio no sangue.
Você pode precisar de diálise, mas nem sempre é necessário. A diálise envolve o desvio de sangue do seu corpo para uma máquina que filtra o desperdício. O sangue limpo então retorna ao seu corpo. Se seus níveis de potássio são perigosamente elevados, a diálise pode salvar sua vida. A diálise é necessária se houver mudanças no seu estado mental ou se você parar de urinar. Você também pode precisar de diálise se desenvolver pericardite ou inflamação do coração. A diálise pode ajudar a eliminar os resíduos de nitrogênio do seu corpo.
Prevenção da Insuficiência Renal Aguda:
Prevenção e tratamento de doenças que podem levar à Insuficiência Renal Aguda é o melhor método para evitar a doença. De acordo com a Clínica Mayo , ter um estilo de vida saudável que inclui atividade física regular e uma dieta sensata pode ajudar a prevenir a insuficiência renal. Trabalhe com seu médico para gerenciar as condições médicas existentes que podem levar à Insuficiência Renal Aguda.
Complicações da Insuficiência Renal Aguda: Algumas das complicações da Insuficiência Renal Aguda incluem:
- Insuficiência renal crônica
- Dano ao coração
- Dano do sistema nervoso
- Insuficiência renal em estágio final
- Pressão alta