Quais são as diferenças entre o Ibuprofeno e o Paracetamol? Como saber?
Muitas pessoas estão cientes das diferenças entre o ibuprofeno e o paracetamol, para que quando, por exemplo, não é uma dor de frutas barriga da menstruação, escolher um ou o outro alternadamente. Isso é um erro grave. Esses dois medicamentos não são os mesmos.
Hoje vamos apontar diferenças entre o ibuprofeno e o paracetamol, que são muito importantes. Com eles, vamos perceber o número de ocasiões em que consumimos uma dessas duas drogas e que, na realidade, não foram destinadas ao que queríamos tratar.
Normalmente, caímos nesses erros porque tendemos a nos automedicar. Se formos ao médico, ele saberá se deve prescrever ibuprofeno ou paracetamol. Vamos ver cada um deles separadamente.
O que é ibuprofeno?
Para ressaltar as diferenças entre o ibuprofeno e o paracetamol, vamos começar a falar sobre o ibuprofeno, uma das drogas, talvez a mais consumida. É como a droga curinga. Aquele que serve quase tudo.
Nós geralmente optamos por essa droga quando uma parte do nosso corpo dói, por exemplo, dor nas costas. Além disso, nos voltamos para ele quando nossa cabeça está doendo, por dores menstruais, quando sofremos inflamações. Estamos fazendo a coisa certa?
O ibuprofeno é conhecido como um analgésico anti-inflamatório, ou seja, é um medicamento destinado a tratar as doenças que ocorrem com a inflamação. Por exemplo, uma dor de dente, lombalgia. Também é usado para tratar a dor ou entorses menstruais.
No entanto, sua ação é moderada. Se sofrermos de enxaqueca, por exemplo, o ibuprofeno não será capaz de aliviar essa dor. Portanto, recomendamos sempre ir ao médico, pois ele nos fornecerá o medicamento mais adequado para nós.
Quais são as Desvantagens do Ibuprofeno e suas Contraindicações?
Bem, isso talvez poucas pessoas saibam, mas o ibuprofeno é muito agressivo no estômago. De fato, tomá-lo com relativa assiduidade ou excedendo em suas doses, pode danificar a barreira protetora do estômago. Portanto, não deve ser tomado com o estômago vazio.
No entanto, esta não é a única desvantagem do uso de ibuprofeno de maneira equivocada. Além do estômago, também pode ter efeitos negativos no sistema cardiovascular.
Para que Serve o Paracetamol?
Quando não temos ibuprofeno, usamos paracetamol e vice-versa, o que é um grande erro. Nós já vimos o que é ibuprofeno e, agora, vamos descobrir quais usos específicos o paracetamol tem. Com certeza eles nos surpreendem.
O paracetamol, ao contrário do que vimos com o ibuprofeno, não tem ação anti-inflamatória. Portanto, usá-lo para dores de dente, dor nas costas ou menstruação não é positivo. Nós estaremos tomando uma droga que nosso corpo não precisa.
Então, o que é Paracetamol?
O paracetamol é um analgésico e uma ótima ajuda para reduzir a febre, caso tenhamos. Pode ser usado em todos os casos em que não há inflamação e para aliviar alguns dos sintomas relacionados à influenza.
Ao contrário do ibuprofeno, o paracetamol não danifica o estômago, pelo que pode ser consumido sem alimentos sem qualquer problema. É claro que devemos ter muito cuidado se tivermos problemas no fígado, já que pode danificar o fígado.
Não exceda a sua dose e tome-a corretamente, será essencial evitar grandes problemas que prejudicam o nosso fígado. Você já tomou paracetamol de forma inapropriada? Certamente você ficou surpreso com essas diferenças entre o ibuprofeno e o paracetamol. No entanto, também certamente você fez duas doses de uma delas porque não aliviaram o desconforto que você estava tentando resolver.
Talvez agora você tenha percebido que não estava usando a medicação correta. Encorajamos você, a partir de agora, a ir sempre que possível ao médico. Isso pode lhe dar a medicação mais adequada para você.
Embora essas duas drogas até agora pareçam inofensivas, agora descobrindo as diferenças entre o ibuprofeno e o paracetamol, você pode ter percebido que elas podem prejudicar sua saúde.
Talvez não agora. No entanto, com o passar do tempo, você pode começar a ter certas doenças derivadas do uso inadequado desses dois medicamentos. Evite que isso o leve de surpresa. Tome ibuprofeno e o paracetamol quando apropriado.